sábado, 29 de janeiro de 2022

A história da antiga franquia PROGAMES

Foto: Reprodução

Quem viveu nos anos 90 (até meados do começo dos anos 2000) soube muito bem o que era a Programes, que basicamente era uma franquia de aluguel/venda de videogames, jogos e acessórios. Devido as novidades que eles traziam, a loja principal (sediada em São Paulo) recebeu então um convite da Editora Escala para a produção de uma revista própria sobre videogames. O pessoal aceitou esse convite, e então foi lançada uma revista de mesmo nome, lançada inicialmente em 1993. Como a internet era algo totalmente inexistente no Brasil, as revistas nas bancas eram a única forma de informação que o leitor tinha que acompanhar nesses tempos antigos.

A Progames era uma franquia de lojas que vendiam e também compravam equipamentos de videogames (consoles, cartuchos, controles, etc), se tornando talvez a maior loja do segmento aqui no Brasil. Além disso, as pessoas PAGAVAM para jogar videogame: algo que era muito comum para as crianças/jovens dos anos 90 e início dos anos 2000. Lembro que em 1999 (se não estou enganado), entrei apenas uma vez em uma loja da Progames, junto com meu irmão Rodrigo e nosso amigo Álvaro. Lembro que tinha um cara jogando alguma coisa no Playstation 1. Eles também (se não estou enganado) produziram outras revistas, como Gamers.

Fotos de como eram as franquias Progames...

Seu símbolo era um garotinho lutador de artes marciais com dando um soco. Não sei como terminou a história da Progames, mas sei que nos anos 90 (até o começo dos anos 2000) ela dominava o mercado. Acho que ela perdeu força depois que entraram as lan-houses (onde as pessoas pagavam para mexer na internet ou jogar em lan), já que a internet se tornou um atrativo a mais do que os jogos de videogames, principalmente pela questão de jogar online/cooperativo. 

Também quase não tem informações sobre ela na internet. Seja como for, gostaria de deixar registrado aqui a história dessa franquia, que contribuiu muito para a história do mercado aqui no Brasil, não apenas por toda diversão que trouxe aos seus clientes, como também colaborou para a cultura gamer através das suas publicações.

Um legado que jamais será esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts