quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Como criar seu servidor de cs 1.6 sem fazer nenhuma gambiarra


Para os amantes de jogos de tiro, Counter Strike é com certeza uma das melhores opções que temos no mercado. Tal sucesso o levou a criação dos campeonatos que são realizados até hoje ao redor do mundo. Criado como um mod de Quake por um vietnamita naturalizado canadense, teve uma versão melhorada com o lançamento de Quake 2, mas o sucesso de um dos maiores jogos da história dos games veio quando o autor e mais um amigo (cujo não lembro o nome, mas que gravou todas as conhecidas vozes dos bots e reféns) decidiu criar uma nova versão de seu mod para o jogo Half Life, da estreante Valve.

A cada versão lançada, a empresa que criou o HL viu o quanto aquele mod estava se tornando popular, por isso decidiu contratar os autores (apenas dois caras) e que devem estar lá até hoje. No jogo, os players escolhem dois lados: os contra-terroristas (que são como agentes da swat) que devem desarmar bombas ou resgatar reféns; ou terroristas. Os times tem quatro modelos cada (sendo um extra em Counter Strike: Condition Zero).

O jogo se tornou um grande sucesso comercial e teve várias versões, a primeira se não me engano, foi o CS 1.6, que mais tarde vieram o CS: Condition Zero, CS: Condition Zero Delected Scenes, CS: Source e o mais recente (em 2012) o CS: GO. Cada versão possui apenas as mudanças gráficas e pouca coisa que os diferencia. Geralmente, quem joga CS: Source, por exemplo, tem os mesmos mapas de CS: 1.6 incluindo armas e modos de jogo. Como a fórmula do primeiro game comercial se tornou imensamente popular (o que contribuiu e muito para o crescimento das lan-houses), existem servidores até hoje com muitos jogadores brasileiros. A parte boa é que você não precisa pagar nada para jogar, basta apenas procura-lo no google e estará lá. A versão pirata do jogo é chamada de non steam, mas jogadores que tem o game original podem jogar em certos servidores (a maioria, acredito) com pessoas que tem a versão pirata.

Se veio por aqui, é porque deseja criar seu próprio servidor. Um lugar onde apenas você e seus amigos podem curti-lo sem a presença de algum estranho (ou pior, que esteja usando cheater). 

Aí você me pergunta: porque eu tenho que ter o game original, se ele é a mesma coisa que o game pirata? Se for do seu interesse, assista abaixo o vídeo do Blaze9 que vai mostrar as diferenças entre um e outro. Mas a versão original é a única que você cria servidores originais sem precisar pagar por um serviço (sim, tem sites que você paga uma taxa por mês para criar servidores e o preço mais barato dentre os serviços é o mesmo do game original). Então o que você prefere, pagar 20 reais num jogo onde você vai poder criar um servidor privado para jogar com amigos ou pagar até mais que isso por mês para manter um servidor que vai ficar no ar durante trinta dias e que pode ser acessado por outros que tenham a cópia pirata e que ainda podem usar hacks para irritar outros jogadores?


A primeira dádiva de comprar o jogo original na Steam é que conectado com sua conta, basta apenas um clique que qualquer amigo seu na plataforma é convidado para seu servidor. A segunda é que ao comprar o Counter Strike original, você receberá o CS: Condition Zero (que é uma versão melhorada do jogo, com um modelo a mais e que tem poucos servidores brasileiros - mas são todos de jogadores que tem a cópia original e que jogam o game como ele é: diferente da maioria dos servidores que vi no 1.6 - todo mundo com dinheiro infinito e usando awp+ desert). Além disso, você receberá o CS: CZ Delected Scenes - que é uma versão de fases do jogo, contando uma história e com várias missões (há alguns bugs mas é interessante) além do próprio CZ ter um modo offline com missões: mate tantos com arma X, etc.

Você pode comprar o jogo através do link: https://store.steampowered.com/app/10/CounterStrike/

Após você comprar o jogo na steam, vá em Ferramentas e procure pelo programa Half Life Dedicaded Server (é só clicar em cima e escrever que vai aparecer). Clique e baixe-o! (faça isso depois que tiver o jogo instalado). Agora, vá na pasta do jogo e abra o arquivo HLDS, execute-o e você verá o mesmo programa de criação de servidores do jogo pirata.




Diferente do pirateiro (onde tem tutorial ensinando a abri porta e o escambau a quatro), na versão original é simples. Você apenas cria o nome do seu servidor, coloca as regras e clique em start server: e pronto, seu servidor estará criado e vai aparecer na lista. 


Criarei um servidor de CS 1.6 e vou mostrar que ele aparece na lista de servers do jogo. (Você pode criar servidores de 1.6 ou CZ e ainda de Half Life se tiver a cópia original na Steam). Os servidores criados por esta ferramenta só acomodam quem tem a cópia original e só cria servidores com proteção VAC, ou seja, apenas quem comprou o jogo pode jogar no seu servidor. A vantagem disso é que se existir algum hack, você poderá denuncia-lo e se for pego, a conta banida.



Se você tentar entrar no servidor com a cópia pirata, você receberá uma mensagem em inglês dizendo que o servidor só permite a entrada do jogo original, mostrando o link para compra-lo na steam.

Quando você criar seu servidor para jogar com amigos, recomendo que você jogue a versão Condition Zero (que apesar de ter um gráfico um pouco melhorado), ele permite a presença de bots. O que não pode na versão 1.6 da steam. Se você quer jogar com amigos junto com bots, vou ajudá-lo oferecendo os códigos. Ao criar o servidor, você deve colocar uma senha rcon, no caso, coloquei 333. Você também pode definir uma senha só para jogar com seus amigos (isso é configurado depois que você inicia o servidor).



Não dê a senha que você colocou na partida pois ela é a sua senha de admin, assim, ao entrar no servidor, abra o console e digite rcon_password e a senha que você pôs. Ao fazer isso, não vai acontecer nada, mas você poderá usar os códigos de console para controlar seu servidor (você pode remover ou banir jogadores do seu server- mas isso eu não precisarei explicar). Se deseja uma partida com bots, digite: rcon bot_quota X (x é o número de bots: esse código separa os bots que você colocou nos dois times e é uma opção mais rápida do que ficar colocando bot por bot). Vou colocar 9 bots para ficar dois times de 5 jogadores. (Repare que agora coloquei os adversários)


Os bots inseridos virão no fácil, então escreva no console rcon bot_difficulty X (é a dificuldade deles, que varia de 1 a 4) para aumentar sua perícia. E caso você e seu amigo morreu e quer matar todos os bots, é só digitar rcon bot_kill e todos morrerão naquele round. Acho que isso é tudo, qualquer coisa é só comentar, abraços!

Atualização do dia 10:

Faltou apenas um código que é bem importante. Imagina que você fique jogando no servidor a espera dos amigos e a galera chegou para jogar. Como o jogo está avançado, você precisaria usar o programa HLDS para selecionar o mapa (resetando o jogo, mas também recarregando o mapa). Para não ter essa dor de cabeça, use o código rcon sv_restart 1 (esse 1 é o número de segundos que ele leva para resetar). Ou seja, em vez de carregar o mapa, você zera a pontuação e o dinheiro de todos os jogadores.

Fiz tudo isso, mas não funcionou...

Quando escrevi essa postagem, meu modem não precisava abrir portas. Mas quando aumentei a minha internet e consegui um que me permitia o acesso wifi, fiquei sem jogar em rede com servidor dedicado até aprender a abrir as portas do meu servidor, o que não é tão difícil assim. Para isso, você precisa olhar abaixo do seu modem, o código admin que sua operadora deixou sem que você soubesse para que servia. No meu caso, era da Net, que venho acompanhado de um número de IP, mas um login admin e senha...

Assim, pegue o número do ip desejado e o acesse como se fosse um site, assim, ao entrar na página de login, digite a senha dada em um adesivo embaixo do seu modem (é só olhar que estará lá) e siga as instruções desse vídeo. Realmente, eu testei e voltei a jogar com servidor dedicado, sendo que dessa forma, ele cria o mesmo tanto para Lan quando para a internet. (Porque se não abrir a porta do modem, você só vai criar partidas via Lan!).

Lembrando que os tipos de modem da Net são Humax... mas se for de outra marca, procure que você deve encontrar e o sistema deve ser parecido.


Observações para quem tem NET


A NET costuma "bloquear" os moldem's que mesmo você abrindo porta de servidor, a trava irá impedi-la e você não irá conseguir criar o seu servidor. Para resolver isso, você precisará ligar para o serviço deles e pedir a visita de um técnico (ou quando forem trocar o moldem, pedir pra o técnico tirar a trava do NAT). É só falar que quer poder abrir portas de servidores que eles vão entender. Quando trocamos o moldem aqui de casa por um mais forte, fizemos isso e não pagamos nada a mais. 


NÃO HÁ NENHUMA MANEIRA DE JOGAR EM REDE SEM PRECISAR ABRIR PORTAS?

Sim, há. Se você criar uma partida via LAN, não precisará abrir portas (afinal, os computadores já estão ligados a uma rede.) Para fazer isso, crie um servidor com o programa Radmin VPN, que é gratuito e foi o que eu mostrei na postagem como Jogar Diablo 1 da Gog sem precisar abrir portas TCP/UDP.

14 comentários:

  1. ola amigo fiz isso que voce falou... mas na hora de criar o server aparece uma mensagem que o meu ta desatualizado
    voce sabe pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo atualizou (pelo menos na versão Steam)... lembrando o que eu ensinei aqui, você precisa do jogo original.

      Excluir
  2. No meu caso o IP que ele ta pegando, é IP local... 192.168... não ta pegando o IP externo. Sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa abrir a porta do servidor para funcionar. Quando o servidor é ligado, aparece no programa HL Server que o servidor se conectou com a Steam. Não tem erro! (OBS: esse método funciona no CS original, se não for o caso - não vai funcionar ou quem tentar entrar no servidor com o server pirata, vai aparecer uma mensagem para a pessoa comprar o jogo)

      Excluir
    2. Quem tiver o CS no-steam, não vai conseguir entrar no servidor... apenas com o jogo original. É assim que jogo com meus amigos

      Excluir
  3. ja abrir porta
    ja baixeo o hlds server na steam
    ja coloquei ip ipv4 na maquina

    e nada ninguem entao nessa merda
    nem aparece na lista

    oque será que esta acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão pela demora, mas qual é a sua conexão. Quando mudei o modem aqui - ele era um modelo diferente e mesmo abrindo as portas, o mesmo não aparecia nos servidores. Isso acontece porque na Net (o meu caso) o modem de minha velocidade (120 mega) possui uma trava que impede de fazermos a ligação que queremos. Para resolver este problema, a pessoa tem que ligar para a Net e pedir para que tirem esta trava. A pessoa que comentou isso, disse que deveria pagar 90 reais - uma vez que vagabundo tava abrindo portas para poder fazer gato net, e por isso, implantaram esse sistema.

      Não sei quantos jogares você quer reunir, mas, dependendo das coisas - recomendo que procure por um serviço de host de jogos. Um servidor de Counter Strike custa 30 mensais, e sairia mais barato do que pagar 90 pra net abrir porta pra fazer um servidor dedicado.

      Espero ter ajudado! Porque aqui eu jogava de boas e fui impedido quando aumentou a internet de casa!

      Qualquer dúvida, é só falar.

      Excluir
  4. De maneira nenhum eu criando um server na steam, jogadores non-steam consegue entrar no meu servidor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, se você entrar com cs no-steam no servidor dedicado, vai aparecer uma mensagem pra pessoa (que não tem o cs da steam) que para entrar naquele servidor, você precisará comprar o jogo, passando até o link para comprar.

      Eu sei disto pq mesmo tendo o jogo original, baixei o pirata para ver se rodaria e apareceu a mensagem que eu te falei. Mas, se você comprar um serviço de host, vai ter um servidor privado que vai permitir a entrada de jogadores que não tenham o cs da steam.

      Excluir
  5. Cara, isso não é verdade. Eu e 4 amigos temos a versão original, comprada na steam, mas é IMPOSSÍVEL criar um servidor pra jogar. Pesquise um método de criar servidor no google, não precisa me mostrar, eu provavelmente já testei e até hoje nada. E mais uma vez, jogo original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu sou a pessoa que escreveu a postagem. Acredito que não tenha entendido, mas "IMPOSSÍVEL"? Eu joguei E MUITO COM AMIGOS usando a ferramenta da Steam. Mas como eu aumentei a internet e o novo modem tinha uma trava que não abria as portas de servidor, tive que pagar um serviço de host - como eu também já expliquei aqui no blog.

      Eu já joguei por servidor dedicado, quanto por servidor pago.E não foi pouco não. Caso queira pagar um servidor pra jogar com o pessoal, tem a minha matéria sobre como funciona um serviço de host - assim sua máquina ficaria livre "do peso" de comportar outros jogadores e você não teria "tantas dificuldades técnicas".

      Um serviço de host cobra 30 reais mensais e você pode colocar senha.

      Excluir
    2. https://www.reidosgames.com/2020/06/como-montar-seu-proprio-servidor.html

      Excluir
  6. Hoje o CS 1.6 está tão barato que não vela o estresse de usar o pirata. Até com pix da para pagar.

    ResponderExcluir

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts