terça-feira, 14 de novembro de 2023

Battle Chaser: Nightwar (Análise)

RPGs eletrônicos são jogos que nos entretêm por horas com uma boa trama, mecânicas que a princípio são simples, mas que ao longo do game tendem a serem mais difíceis e uma jornada épica que quase sempre, é para salvar o mundo ou alguém. Essa é a grande graça dos RPGs eletrônicos, que após os RPGs de ação iniciados com o majestoso Diablo, da Blizzard - foi denominado como "RPG de turnos". Sei que no Japão e no resto da Ásia, é bem mais comum as pessoas jogarem mais este tipo de jogo, enquanto aqui na América do Sul, preferimos a fórmula "clicar e matar".


As duas formas de jogo são boas: gosto das duas. Enquanto jogos de ação são focados mais no jogador e o ambiente a sua volta, os "RPGs de turnos" valorizam a jornada e o senso estratégico do jogador. Você precisará pensar mais em que equipamento utilizar ou quando deverá usar itens/magias de cura. Apesar de serem jogos com ambientes diferentes, os RPGs de ação parecem serem mais atrativos ao povo brasileiro - não que os jogos de turno entrarão em extinção. Pokémon é a maior prova disso!


Havia muito tempo em que eu não jogava um jogo mais estratégico de RPG, acho que os últimos que joguei eram algum Phantasy Star de Mega Drive. Então, jogar novamente um game desse estilo em um tom mais moderno que me motivaram comprar Battle Chaser:Nightwar, cujo joguei e recomendo para amantes de jogos de RPG. Já que ele mesmo sendo moderno, abraça o que tem de melhor nos RPGs de turno - isso em um estilo mais voltado para o anime, mesmo que o estilo de arte do jogo não pareça ser oriental de fato.

Não entrarei em detalhes sobre a história do jogo, só que os personagens do seu grupo caem numa ilha desconhecida e a princípio, devem ser encontrar. O jogo apresenta seis personagens, cujo você só pode usar três de uma vez, sendo trocados na taverna. Assim como Chrono Trigger, você anda pelo mundo até se esbarrar com um monstro, que vai em sua direção e a tela muda para a batalha. Cada personagem possui habilidades próprias, o que permitirá ao jogador jogar do seu próprio jeito. Assim como já é costumeiro, você tem uma ação por personagem, que pode atacar, usar uma habilidade, um item ou fugir. O comum em RPGs de estratégia!


Uma mecânica nova aqui são a sobrecarga, que ao utilizar um ataque básico, o personagem em questão ganha pms extras para serem utilizados naquele combate. Algo genial e que é de suma importância para economizar mana nas habilidades ou mesmo, poder utiliza-las quando não há mais mana. Os combates são determinados no mapa e se você tiver personagens medianos a certa parte do mapa, terá que lutar com todos que encontrar no caminho. Monstros com nível muito mais baixo, se afastam do jogador - que se quiser, poderá lutar.

Vencer monstros oferece pontos de experiência e vários itens. Tais itens são importantes porque é com eles que você pode criar poções ou melhorar certos equipamentos através de um simples, mas eficiente sistema de "craft". Tais itens também são encontrados em baús ou em certos locais quando andam pelo mapa do mundo. Um grupo de monstros após ser abatido libera caminho e só voltará, quando o personagem passar a noite na taverna - que recupera todos os pontos de vida e mana. A parte legal é que sempre que você faz isso, o jogo mostra um diálogo dos personagens conversando e isso nos permite conhecê-los, melhor.


As masmorras são locais que possuem puzzles interessantes, mas que recompensam o jogador de acordo com a dificuldade escolhida antes de entrarem nela. A mais difícil concedem os melhores itens, mas, se o jogador morrer, todo o percurso nela será resetado - tendo que iniciá-la do zero tudo de novo. As dungeons oferecem além de armadilhas, encontros fixos com monstros, mas oferecem a oportunidade do personagem utilizar duas habilidades "fora de combate", como curar o seu grupo (pelo robô Calibreto), por exemplo. Se morrer dentro da masmorra, ao voltar para lá, não enfrentará os monstros já abatidos. Além do mapa do lugar, não ser "apagado".

A trama é bem feita, assim como cada personagem do seu grupo. O jogador ao conhecer melhor as coisas, vão entendendo melhor a motivação e personalidade de cada personagem! O estilo de arte (apesar de ter influências de anime, mesmo não sendo em mangá) são muito bonitos e bem desenhados; (Pena que só temos dublagem em inglês ou em japonês para acompanhar esse belo trabalho!) Além disso, cada arma utilizada pelo jogador possui um desenho próprio, cujo é visto pelo jogador inclusive quando o mesmo utiliza a Explosão, que é um ataque especial liberado e melhorado para cada personagem através de quests - uma técnica especial que vai de nível 1 a nível 3. Durante o combate, o jogador gasta barras completas de explosão para utilizar um determinado poder.


É um jogo surpreendente e muito divertido. É claro que recomendamos! A nossa análise foi feita com a versão Steam do jogo, cujo você poderá comprá-la pelo link abaixo (Ele custa R$56,00):


https://store.steampowered.com/app/451020/Battle_Chasers_Nightwar/

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