segunda-feira, 30 de março de 2020

Anime RPG


Hoje em dia, o mercado de RPG aumentou muito (com novos jogos e sistemas), mas as coisas não caminhavam desse jeito nos anos 2000. Acho que as duas maiores editoras na época neste mercado eram a Devir Livraria, e também a Daemon Editora. Em terceiro lugar vinha a Editora Trama, que trazia as revistas Dragão Brasil, bem como alguns suplementos para RPG, como o jogo 3D&T - Defensores de Tóquio, além do cenário de campanha de Tormenta.

Um dos sistemas de RPG mais populares nos anos 2000 (que hoje perdeu sua força) era o Sistema Daemon, usado primeiramente para os jogos de horror Arkanun, Trevas entre outros. Como a terceira edição do mais famoso RPG do mundo, Dungeons & Dragons, tinha lançado naquela época uma espécie de licença aberta (lançada em 2000), a Editora Daemon seguiu o mesmo caminho, e com isso, o Sistema Daemon passou também a ter uma licença semelhante.



Mas vamos por pontos: não haviam editoras trabalhando com o Sistema Daemon além da própria editora Daemon, mas os autores eram encorajados a criarem suas próprias adaptações para o sistema, que eram disponibilizados gratuitamente (até hoje) no site da Editora Daemon. Com isso, o sistema acabou não apenas tendo suplementos gratuitos criados por fãs para seus jogos, bem como muito material de séries e animes (desenhos japoneses) foram desenvolvidos, modificando o sistema para torná-lo genérico.

Sabendo disso, a Editora publicou em 2003 o Anime RPG, um manual completo para jogar aventuras e campanhas voltados para animes e mangás. Diferente de outros livros da Daemon, em Anime RPG até mesmo a diagramação do livro era como um mangá. Ele tem 128 páginas, com algum material adicional. Do resto, nada novo para outros livros da linha Daemon, incluindo o mesmo texto dos livros anteriores (Conceitos Básicos, Regras, etc).

O que difere Anime RPG de outros livros da Editora Daemon são duas novas mecânicas: 1d10 + 100 pontos de atributo (não existem rolagens de d10 para definir os atributos no Daemon original), e o tipo sanguíneo, que definiria o gênero do personagem (algo bem parecido com os Alinhamentos de Dungeons & Dragons). Além disso, o livro incluiu poucos Aprimoramentos voltados para animes, com Aprimoramentos já vistos em outros livros da Editora Daemon. Não existe regras de Magia, apenas descrições dos elementos.



Dois grandes acréscimos para o livro foram as regras de Cibernéticos, e o netbook de Mechas, que foi incluído no livro. A regra de Dano Localizado e também o de Monstros de Bolso (conceito bem popular na década de 90-2000) também foram incluídos como adições no livro. Por fim, não digo que o Anime RPG seja um produto ruim, já que foi um dos RPGs que mais jogamos em nossas vidas, bem como adaptações de animes/mangás e outros, que utilizamos.

Acho o seguinte: como RPG para novatos, Anime RPG pode ser um bom aperitivo, mas como hoje existem inúmeros títulos no mercado (nenhum voltado para mangás além do 3D&T) minha recomendação para ele vale a pena. Também joguei muito o sistema de 3D&T, mas acho o sistema de Anime RPG bem melhor.

Esse post é uma homenagem a um dos grandes RPGs que passaram por nossas vidas. Porém, hoje em dia existem tantos jogos bons e sistemas que o próprio Sistema Daemon acabou ficando defasado.  Minha opinião. Você ainda pode procurar na internet diversas pessoas vendendo o livro, que não custa nem R$20. Talvez seu maior atrativo tem sido um sistema mais completo (que o 3D&T) por um preço bastante acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts