terça-feira, 31 de março de 2020

Supers RPG



Recentemente eu fiz uma matéria sobre o Anime RPG, explicando na matéria a estratégia que mudou o Sistema Daemon (criado como sistema para jogos de horror para jogo genérico). Algum tempo depois do lançamento do módulo de Animes, Marcelo Del Debbio publicou no mercado um RPG voltado para Super Heróis.

Na época de seu lançamento, só tínhamos o GURPS Supers (suplemento para GURPS 3ª Edição) para jogos de super heróis. A edição da Editora Daemon veio para preencher essa lacuna. O livro é um livro com os mesmo padrão dos livros da Daemon. Ele não apresenta nenhuma mecânica nova, a não ser a regra dos Poderes, usados por Super Heróis.

Fora isso, alguns poucos Aprimoramentos (voltados para Supers), como lista de armas e perícias bem resumida (diferente de Anime RPG, com a qual as perícias tinham cada uma a sua descrição). Os Poderes tem um atributo especial chamado de NP (Nível de Poder) e tem sua escala comparativa em uma Tabela (chamada aqui de Super Tabela). 


E falando em Super Tabela, ela é bem ruim! Além disso, escrevi na época dois netbooks para alterar e melhorar as partidas de Supers RPG. A primeira foi a MUDANÇA na Super Tabela, e a segunda, uma alternativa para usar os Poderes.



O grande problema da Super Tabela é que deixa os personagens iniciantes poderosos demais, com uma escala absurda de poder. Ao que parece, não houve playtests (ou eles não foram tão essenciais) para a criação deste RPG de Super Heróis. Jogando com as minhas modificações (listadas para download grátis acima) que você poderá ter uma partida melhor.

Em outras palavras, Supers RPG não é um bom produto. Ele pode ser atrativo para RPGistas iniciantes, pelo seu sistema ser simples e o livro barato (não chega a custar nem R$20). Mesmo assim, é um sistema defasado e sem atualizações. Neste caso, se está procurando um bom RPG de Super Heróis em bom português, conheça o Mutantes & Malfeitores 3ª Edição, que é infinitamente melhor que o jogo da Daemon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts