segunda-feira, 13 de abril de 2020

Manual 3D&T - Revisado e Ampliado




Vendo o sucesso de Tormenta: Um Mundo Novo de Aventuras, a Editora Trama lançou o Manual 3D&T Revisado e Ampliado, que foi o primeiro livro básico do sistema 3D&T realmente comercial. A primeira edição do Manual 3D&T foi um brinde para quem comprou a edição 60 da Revista Dragão Brasil.



O Manual 3D&T Revisado e Ampliado trouxe alguns acréscimos ao Manual original, sendo um livro completo de 160 páginas. Esses acréscimos vem tanto do livro básico de Tormenta 2ª Edição como das regras de outros módulos lançados pela Trama Editorial algum tempo atrás, como adaptações de Street Fighters, Darkstalkers, Mortal Kombat 4, Megaman, etc. Eu me lembro até hoje quando meu primo André trouxe esse livro para mim ler enquanto já jogávamos Tormenta com as regras de Defensores de Tóquio: O Jogo de RPG, porque era o único jogo que tínhamos, além de Tormenta 2ª Edição.

Mas o que vemos no Manual 3D&T Revisado e Ampliado?! 

Regras completas para poder rolar aventuras e campanhas em QUALQUER CENÁRIO baseado em animes/mangás/games! 3D&T é um jogo simples, baseado em Características (Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo) e Vantagens e Desvantagens (como em GURPS). Além das Vantagens, o Manual traz as Vantagens Únicas, uma espécie de "Vantagem racial", trazendo as raças Anão, Anfíbio, Centauro, Construto, Elfo, Esqueleto, Fada, Fantasma, Goblin, Halfling, Imortal, Licantropo, Lich, Meio Dragão, Meio Elfo... e muitas outras!). O livro também apresenta regras de combate e veículos, bem como Poder de Gigante (para monstros enormes, como dos seriados japoneses) e Poder Infinito (poder dos deuses).


Pegando parte do material de Tormenta 2ª Edição, temos regras de Magias aqui, com os seis caminhos (Ar, Água, Terra, Fogo, Luz, Trevas) e uma lista com mais de 110 Magias (o dobro de magias encontradas no Tormenta). No Manual 3D&T Revisado e Ampliado ainda não existia as regras dos Pontos de Magia (PMs). Assim sendo, Magos e Conjuradores gastavam Pontos de Vida para lançarem suas próprias Magias.

As regras do Manual 3D&T Revisado e Ampliado também são totalmente diferente dos demais Manuais que viriam a seguir: além da falta dos PMs (magos deviam gastar PVs para lançarem magias), o combate eram rolados muitos dados. Como sabem, em 3D&T naturalmente rola 1d6 + Habilidade + Força ou Pdf. Nesta edição o ataque é decidido por Força ou Poder de Fogo, rolando um número de dados equivalentes ao valor da característica. Assim sendo, alguém com Força 4 rola 4 dados contra a Armadura do alvo, que também é rolado dados equivalentes ao valor neste atributo.

O livro termina com regras de Itens Mágicos e Deuses, retirados do livro básico de Tormenta, além de material adicional para o Mestre nos capítulos "O Mestre", "Aventuras e Campanhas", "NPCs" e "Mundos de Campanha". Manual 3D&T, assim como Tormenta - um Mundo de aventuras, foi um dos livros que usei bastante durante a minha adolescência. Bons tempos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts