segunda-feira, 13 de abril de 2020

Tormenta: Um Novo Mundo de Aventuras


Tormenta nasceu como um brinde para comemorar as cinquenta edições da Revista Dragão Brasil, única revista especializada em RPG nos anos 90-2000, reunindo parte do material de matérias medievais num único livro, formando um cenário único. A primeira edição veio de brinde, com regras para os sistemas 3D&T, GURPS e AD&D.



O cenário começou a ter forte aceitação do público, e um ano depois, um novo livro acabou sendo publicado. Em Maio de 2000 a Editora Trama lançou Tormenta: Um Novo Mundo de Aventuras, a segunda edição do livro básico de Tormenta. Comento que este livro foi o start inicial para iniciar minhas campanhas no cenário de Arton. Foi, inclusive, meu primo André que comprou o livro na banca de jornal e trouxe para mim ler (geralmente eu sou o Mestre do Grupo, mas meu irmão Rodrigo também mestra). Nesta época, eu só tinha o Defensores de Tóquio: O Jogo de RPG como livro de regras na minha mão. Bons tempos.

Vale lembrar que tempos depois meu primo André voltou com o Manual 3D&T Revisado e Ampliado, o que melhorou muito as campanhas!

Mas vamos a resenha de Tormenta: Um Novo Mundo de Aventuras...

Era adolescente nesta época, não trabalhava e só estudava... Em outras palavras, TINHA TEMPO DE SOBRA para ler e jogar MUITO RPG. Sem dinheiro, só tínhamos Tormenta, o Manual 3D&T (que veio depois) e o Defensores de Tóquio para jogar. E JOGAMOS MUITO!!!! Acho que esse livro de Tormenta foi deveras especial para mim, já que não tínhamos dinheiro para comprar outros livros de RPG (por serem caros demais na época).

O diferencial de Tormenta: um Novo Mundo de Aventuras, ou Tormenta 2ª Edição, foi que o livro foi DEDICADO apenas ao sistema de 3D&T. Na época que o jogo foi lançado, nem licença aberta d20 existia ainda (talvez D&D 3.0 foi publicado depois de Maio), por isso o livro acabou voltado apenas pro sistema da casa. O livro tem um tamanho pequeno, mas bastante páginas (128 páginas) com bastante material de campanha. O livro começa a ensinar sobre o mundo de Arton, em seguida trazendo informações das quatro cidades (Valkaria, Triumphus, Vectora e Malpetrim) bem como outros lugares de grande importância (Galrasia, Montanhas Uivantes, Oceano, etc), com MUITAS FICHAS de NPCs para 3D&T. O livro também explica em detalhes a Tormenta e a ameaça de Thwor Ifronfist, entre outras informações.

Tormenta 3.5 Daemon - Tirar Magia e Itens Mágicos deixou o produto ruim
Um dos capítulos mais importantes no livro é o Capítulo "Mágica!", que traz MUITAS Magias de Tormenta, o que fez toda a diferença para nós até termos o Manual 3D&T: temos mais de cinquenta magias próprias do cenário! No capítulo seguinte, o livro traz também Itens Mágicos, desde poções até armaduras e armas mágicas, como artefatos (itens mágicos únicos). Esse foi o GRANDE DEFEITO do Tormenta Daemon Módulo Básico, que contém grande parte do material deste livro que estou resenhando agora, mas tiraram a parte mais importante do cenário de fantasia: magia e itens mágicos!


Em Tormenta 2ª Edição, também temos as regras e descrições dos 20 deuses do Panteão, bem como a ficha dos 20 Sumos Sacerdotes de cada divindade. O livro se encerra com MAIS FICHAS de NPCS no capítulo "Lendas". Livro muito bonito. Passei boa parte da minha adolescência jogando com ele. Vale lembrar que, Tormenta é um mundo com bastante mudanças. Nesta época, Tauron nem tinha assumido como deus da Coragem. O livro também tem na última página o mapa de Arton, desenhado por Evandro Gregório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts