sexta-feira, 3 de abril de 2020

Tormenta Daemon - Módulo Básico


Por ser acessível (barato) e propriedade da revista de RPG Dragão Brasil, o cenário de fantasia medieval de Tormenta se tornou por muito tempo o cenário de RPG mais conhecido do país. Tormenta então teve uma série de livros para diversos sistemas, incluindo o Sistema Daemon, que recebeu autorização para publicação dos livros da linha para seu próprio sistema.

Houveram basicamente duas edições de Tormenta exclusivas para o Tormenta Daemon. A primeira, foi a 3ª Edição de Tormenta, lançada para os sistemas 3D&T e Daemon (em 2001), e esta edição, chamada de Módulo Básico, lançado em 2005. Tormenta Daemon Módulo Básico também pode ser chamado de Tormenta 3.5. O livro foi escrito pelos mesmos autores de Tormenta (Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e J.M Trevisan) com o acréscimo de Marcelo Del Debbio, trazendo a adaptação para o Sistema Daemon.

Vale lembrar que só tivemos um único suplemento de Tormenta para Daemon, que foi o Guia de Monstros de Arton, trazendo fichas de monstros para 3D&T também. Além deste, não houve NENHUM lançamento de Tormenta para o sistema da Editora de Marcelo Del Debbio, que por acaso, é amigo pessoal dos criadores de Tormenta.


Mas vamos a resenha do livro em si. Graficamente, ele tem uma boa qualidade de papel, e a diagramação não é tão ruim assim. O livro segue a mesma premissa de outros livros da Editora Daemon, com o mesmo texto. Os acréscimos ficam pelos Kits (espécie de Classes) para diversos tipos de Personagem em Tormenta. Os Aprimoramentos seguem quase todos já apresentados em outros livros, com alguns poucos acréscimos. O restante são as regras do Sistema, também sem alterações. 

A grande cagada do livro (na minha opinião) não foi oferecer regras de Magia no Módulo Básico. Ou seja, se alguém jogar de Mago não tem regras especiais no sistema para usá-las. O restante do conteúdo do livro também já existia em edições anteriores de Tormenta. Ou seja, Tormenta Daemon Módulo Básico é um grande COPIAR + COLAR, com poucas adições. Além disso, o livro gastou muitas páginas para trazer o mesmo conteúdo do livro Tormenta: Um Mundo Novo de Aventuras, que foi a 2ª edição de Tormenta, com a qual falava das quatro cidades principais (Triumphus, Valkaria, Malphetrim e Vectora), além do Reino dos Anões e dos Halflings e Galsaria, o reino dos dinossauros. 


Ao invés disso, porque não falaram nada sobre o Reinado, que a Dragão Brasil já tinha revelado isso em 3 edições. A única adição talvez seriam os mapas dessas cidades que colocaram no livro. 


Existe, pelo menos, um capítulo com fichas de Monstros: apenas 10 fichas de monstros, o que é muito pouco. Vale lembrar que o Módulo de Monstros do First Quest - A Primeira Missão, trazia mais de 40 monstros. Alguns monstros globinóides são vistos nos capítulo seguinte, além das fichas dos demônios da Tormenta, essa tempestade no cenário que devasta tudo. No fim do livro há, pelo menos, mais de 50 fichas de NPCs clássicos de Tormenta.

Minhas considerações finais: Tormenta Daemon 3.5 NÃO É um bom produto. Não oferecer regras de Magia e Itens Mágicos foi o pior defeito do livro. Se for assim, a versão de 3D&T antiga é muito melhor, pois junto com o Módulo Básico dá para conduzir campanhas. Além do mais, o Sistema Daemon sem modificações é um sistema realista, não servindo para conduzir aventuras de fantasia medieval. Não compre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts