> Mini Gurps - O Descobrimento do Brasil - Rei dos Games!

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Mini Gurps - O Descobrimento do Brasil


GURPS é um RPG criado por Steve Jackson, o mesmo autor de Munchkin. Ele foi um dos primeiros RPGs genéricos (sistema de regras que pode ser usado para sediar aventuras e campanhas em qualquer tipo de gênero), e também, foi o primeiro RPG a ser publicado em português ao Brasil, trazido pela Devir Livraria, em 1991.

Infelizmente, GURPS não é um sistema de licença aberta. Apenas a produtora do jogo poderia criar suplementos para ele. Porém, em acordo com a Devir Livraria, que publicava o jogo aqui no Brasil na época, suplementos nacionais começaram a ser produzidos. Em livros de poucas páginas, nasceu assim a série Mini GURPS, que traria conteúdo educativo. A proposta seria divulgar o RPG de modo a ser usado como ferramenta até no Ensino Fundamental.


O primeiro título da Série MiniGURPS no Brasil foi o Descobrimento do Brasil, que cobria campanhas neste período de nossa História. Essencialmente, você não precisaria de nenhum Módulo Básico para jogar, já que o próprio livro oferece todas as regras essenciais para a jogatina. O livro foi publicado em 1999, perto da data de comemoração de 500 anos do descobrimento do Brasil.

Gente, joguei muitas aventuras e campanhas com ele lá pelos idos de 2005, quando tínhamos esse livro e poucos RPGs para jogar. O livro, além de oferecer as regras básicas do GURPS, traz 12 classes de personagem (Marujo, Piloto, Padre, Degredado, Grumete, Intérprete, Escrivão, Fidalgo, Soldado, Espião, Índio e Escravo), bastante informação do cenário, além das fichas de NPCs clássicos da nossa história, como Pedro Álvares Cabral e Pero Vaz de Caminha, como fichas de NPCs criadas para serem usados por jogadores (quem estiver com preguiça de fazer ficha).

Além disso, O Descobrimento do Brasil ainda tem uma aventura-solo e uma aventura pronta inclusa no livro, bem como lista de equipamentos. O livro foi escrito por Luiz Eduardo Ricon, e na nossa adolescência conhecemos pessoalmente o autor, porque fizemos uma versão desse RPG para o RPGMaker.

Em outras palavras, vale muito a pena conhecer este livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts