Infelizmente, GURPS não é um sistema de licença aberta. Apenas a produtora do jogo poderia criar suplementos para ele. Porém, em acordo com a Devir Livraria, que publicava o jogo aqui no Brasil na época, suplementos nacionais começaram a ser produzidos. Em livros de poucas páginas, nasceu assim a série Mini GURPS, que traria conteúdo educativo. A proposta seria divulgar o RPG de modo a ser usado como ferramenta até no Ensino Fundamental.
O primeiro título da Série MiniGURPS no Brasil foi o Descobrimento do Brasil, que cobria campanhas neste período de nossa História. Essencialmente, você não precisaria de nenhum Módulo Básico para jogar, já que o próprio livro oferece todas as regras essenciais para a jogatina. O livro foi publicado em 1999, perto da data de comemoração de 500 anos do descobrimento do Brasil.
Gente, joguei muitas aventuras e campanhas com ele lá pelos idos de 2005, quando tínhamos esse livro e poucos RPGs para jogar. O livro, além de oferecer as regras básicas do GURPS, traz 12 classes de personagem (Marujo, Piloto, Padre, Degredado, Grumete, Intérprete, Escrivão, Fidalgo, Soldado, Espião, Índio e Escravo), bastante informação do cenário, além das fichas de NPCs clássicos da nossa história, como Pedro Álvares Cabral e Pero Vaz de Caminha, como fichas de NPCs criadas para serem usados por jogadores (quem estiver com preguiça de fazer ficha).
Além disso, O Descobrimento do Brasil ainda tem uma aventura-solo e uma aventura pronta inclusa no livro, bem como lista de equipamentos. O livro foi escrito por Luiz Eduardo Ricon, e na nossa adolescência conhecemos pessoalmente o autor, porque fizemos uma versão desse RPG para o RPGMaker.
Em outras palavras, vale muito a pena conhecer este livro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário