quarta-feira, 1 de abril de 2020

Porque Final Doom é o melhor da franquia


Como grande fã de Doom desde o ano 2000, cujo comecei a ter contato com sua versão shareware em meu primeiro pc.  Foi amor a primeira vista e que me fez comprá-los todos na Steam anos mais tarde para relembrar velhas aventuras que tive com doomguy na minha adolescência. 

Doom é um jogo que nunca foi deixado de lado. Até hoje existem mods para o game. 

Afinal, foi através dele que o termo se difundiu. 

Hoje quero falar sobre Final Doom e sobre o porque acredito que ele é o melhor de todos os clássicos já lançados. Custando na Steam 9 reais, a vantagem de começar comprar os clássicos por ele é que você está comprando dois jogos ao custo de um. Pois cada Doom clássico na loja, possui apenas seu modo de jogo original, o que não acontece aqui. Final Doom apresenta dois jogos: Plutonia Experiment e TNT Evilution. Ao escolher jogar na Steam, a plataforma vai perguntar qual jogo você quer ligar, como na foto abaixo:


Você pode escolher usar os comandos clássicos (atirar com ctrl, se esquivar com alt, etc) ou se movimentar com A,W,S,D e girar a visão do personagem e atirar com o mouse (o que deixa o jogo melhor e evita de você ficar correndo que nem retardado e te deixando tonto). Sempre joguei na versão normal... infelizmente, em Heretic ou Hexen não vieram com isso...


TNT Evilution apresenta uma ambientação mais parecida com os demais jogos. Possui uma dificuldade média e vem com músicas novas as fases. Assim como Doom 2, o módulo conta com 32 fases - assim como o Plutonia, que foi criado para desafiar jogadores viciados e que encoraja apenas os mais sedentos por sangue. Diferente de TNT, ele não apresenta nenhuma música nova, mas o desafio é a principal característica. Ou seja, com nove reais - você compra praticamente 64 fases novas para se divertir!


Quem não conhece a franquia Doom, vale um resumo: você é um fuzileiro espacial que foi parar numa base em marte após atirar no seu superior quando o mesmo, quis que você dispara-se contra civis desarmados. Assim, um problema acontece na base onde você está e demônios começam a sair de portais devido a uma experiência mal sucedida. Só que lutar contra esses demônios passou por várias etapas, chegando até ter a terra dominada pelos próprios em Doom 2, onde o soldado teria que encontrar um espaço porto para salvar os poucos humanos que sobreviveram o inferno na terra. O que de maneira genial foi retratada em Doom Eternal (mais novo jogo da franquia que saiu mês passado).

A história de Doom pouco importa, o que você quer mesmo saber é onde achar a saída do nível em que você está. Para isso, é preciso estar bem armado para se defender dos demônios. Como foi o último jogo oficial até o lançamento de Doom 3 (cujo devo também escrever uma postagem em breve) não temos nada de novo a não ser algumas texturas e mapas. Por isso que se você deseja criar mapas para Plutonia ou TNT através do Oblige, deve marcar tal opção no programa. 

Não sabe o que é Oblige? leia nossa matéria a respeito.


Originalmente, Final Doom nem seria um produto original. Uma vez que os mapas foram criados por fãs e transformados em um produto oficial pela ID Software. Da mesma forma que aconteceu com Master Levels Doom 2.

O que me fez gostar de Final Doom foi o modo como cada fase foi feito. Não chega a ser tão linear para mim porque me acostumei muito com os estágios de Doom e Doom 2. Principalmente Plutonia, cujo a dificuldade chega a ser sobre-humana. Os autores dos estágios queriam criar um jogo violento e desafiador, feito para veteranos que já estavam de saco cheio de vencer facilmente as fases dos primeiros jogos e foram bem-sucedidos. 

Lembra do Icon of Sin? (ídolo do pecado na versão em português e que retorna em Doom Eternal). Ele está de volta, só que de maneira mais fácil o que aquele rolo que encontramos na última fase de Doom 2. (Até o easter egg de Jhon Romero está presente). TNT e Plutonia apresentam o último chefe de maneira diferente e oposto ao que acontece em Doom 2, os monstros invocados tem um limite. Após vencê-lo, o final será o mesmo do jogo clássico (e quem aí liga para final em jogos clássicos do doom?)

Caso você queira comprar todos os jogos clássicos (incluindo Master Levels Doom 2), va pelo link abaixo:


Caso tenha apenas interesse em Final Doom, o link para comprá-lo está abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts