quinta-feira, 26 de março de 2020

O gerador de mapas e campanhas de Doom


Para os fãs da velha guarda de um dos maiores jogos de todos os tempos, existe uma ferramente essencial para multiplicar ainda mais a sua diversão. Aquela que consiste em criar sua própria fase ou mesmo campanha para os jogos que usam a mesma tecnologia de Doom, como Doom2, Final Doom e até Heretic! Para isso, existe um programa chamado Oblige, que é gratuito e lhe permite criar estágios engenhosos e complexos pronto para ser jogado com os amigos.

Eu sou suspeito para falar, afinal, usei muito essa ferramenta para jogar com mais dois amigos lá pelos idos de 2015. O software consiste em criar estágios aleatórios de acordo com as preferências do criador e ele é gerado automaticamente (a pessoa consegue até ver o mapa da fase enquanto ela está sendo pronta) podendo escolher criar uma fase simples ou até uma campanha inteira (32 estádios para ser mais preciso).



O resultado final se resume a um arquivo .WAD que pode ser combinado com outros mods como Brutal Doom, por exemplo. Além disso, o negócio é tão incrível que existem até areas secretas se você desejar, transformando o velho Doom em sempre uma experiência nova. Também há opções meio bizarras como fazer o monstro ficar invisível (espero que não use) além de definir quantos demônios terá sua masmorra, castelo, base secreta, etc. Também você pode optar pelo número de criaturas e o tamanho da fase - a maior que fiz em teste, consistia em um local de mais de 1800 monstros!

Por isso, se você tem um pc bem fraco (estilo Pentium I) fique no máximo 200 monstros... 

Você pode até escolher se terá bots no cenário ou mesmo que tipo de armas terão (caso queira ter só escopeta e BFG no estágio). E para quem quer fases completas mas não quer perder tempo programando (porque demora pra cacete, eu assumo - pois levei uma vez para fazer na mão uma fase do jogo através do Doom Builder).


Como já dito, ele define se o WAD será de Doom (Ultimate Doom), Doom 2, Final Doom (TNT ou Plutonia) e Heretic - um jogo estilo "medieval" cujo já falamos a respeito dele aqui no blog.

Para jogar os mapas com os amigos, basta cada um ter o Zadronum instalado com cada um, o WAD do mapa ou campanha criado pelo programa. (Além do WAD do jogo utilizado)!. O software e gratuito e você pode baixá-lo através do link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts