domingo, 3 de maio de 2020

Como adicionar novas fases ao Master Levels Doom 2


Após falar sobre o Doom 2, nada mais que natural de falar sobre sua primeira e única expansão oficial.

Diferente de Final Doom (cujo também tem análise no blog), os Níveis Mestres de Doom 2 apresentam estágios criados por vários autores. A versão vendida em CD em lojas acompanhavam exatos 3201 mapas novos (incluindo alguns mapas de Heretic)  - retirados da internet, cuja versão oficial da Steam não acompanha. A coleção é conhecida como Maximum Doom, na qual, ensinaremos com inseri-la no seu jogo!


Por se tratar de uma expansão, Master Levels Doom 2 não pode ser vendida separadamente. Você o encontra apenas se comprar a coleção Doom Classic Complete, que acompanha este game + Final Doom, The Ultimate Doom e Doom 2 (cujo já demos análises de todos esses jogos no blog). A coleção custa 25 reais e promete dezenas de horas de diversão!

Compre o jogo agora mesmo pelo link!
https://store.steampowered.com/sub/18397/

Ao iniciar o jogo, você tem um menu para escolher dentre 21 estágios novos. Aqui não existe uma campanha, você apenas escolhe uma fase (ou mais, no limite de 3 se não me engano) e as joga sem responsabilidade alguma. Alguns estágios mostram em que fase são substituídas no jogo original, por exemplo, Virgil é para ser colocado na terceira fase. Assim, caso você escolha uma fase que irá para a primeira, ao chegar na terceira, ela é substituída pelo jogo original.


Você pode tentar jogar uma campanha de Doom 2 por tabela, usando os wads para substituir as fases ( pois se tratam de mods). Algumas são mais avançadas, como a Blacktwr, que só substituirá a 25° fase. Mas não tem problema, pois você pode optar em que fase irá começar! 

Os níveis são para desafiar o jogador, apenas isso.

Alguns são extremamente difíceis, exigindo que você jogue algumas fases de Doom 2 para ganhar algumas armas e reunir munição afim de ter poder de fogo o suficiente para enfrentar o desafio.



Não vou chegar a dar detalhes sobre cada estágio, mas tenho orgulho de ter superado todos! (Os originais que vem no jogo!)

Para ser sincero, o nível mais perigoso de todos para mim, foi a fase Mephisto. Onde você inicia cercado de Revenants, enfrentando todos os monstros do jogo e tendo que matar o Icon of Sin, para passar de fase. Nomeado por mim como A FASE MAIS CASCA GROSSA DE TODA A FRANQUIA CLÁSSICA.


Passei mal ao enfrentar isso daí!

De quebra, o jogo visa apenas desafiá-lo. Quando você decide querer jogar Doom apenas por jogar. Existem opções para se jogar online, mas são dos tempos do lançamento e apenas experts em DosBox, saberiam configurá-lo para jogar com amigos. O programa também vem com um sistema de gravação de replays, que até funciona caso você queira registrar suas aventuras (de maneira similar como a gente faz no Counter Strike usando a ferramenta do console) - mas não é algo assim tão necessário.

Você também pode salvar o jogo, mas ele só irá abrir se você estiver habilitando os wads certos.

Há ainda a opção de iniciar as fases sem monstros ou alterar seu modo de dificuldade.


Como inserir novas fases para jogar com o Master Levels Doom 2?
Para jogar as fases de Doom 2 do Maximun Doom, você primeiro precisa baixar os aquivos das fases no link abaixo:

https://www.moddb.com/addons/maximum-doom

Após fazer isso, extraia os arquivos e pegue as fases da pasta Doom 2 e insira dentro da pasta Wads (que fica dentro da pasta Master). Você acessa os arquivos do jogo clicando em propriedades, arquivos locais e Navegar pelos arquivo locais.


Após isso, registre as fases clicando em duas vezes no arquivo Doom 2 (que fica na pasta Master). A Ordem da lista será a mesma que você inserir aqui, mas todos os nomes precisam estar escritos corretamente seguindo por .wad. Além de ":" e um espaço para falar pro jogo em que mapa ele pode ser rodado.



Diferente das 21 fases originais que acompanha a versão da Steam, a maioria não vem com um arquivo de bloco de notas que mostra informações sobre a mesma (o que é importante para saber qual fase que ela será trocada em Doom 2). Quando não há nenhuma informação, apenas coloque (em letras maiúsculas, por favor) MAP01


OBS: Você pode adicionar fases novas criadas no Oblige, para isso, coloque a Engine como Boom Compact e escolha a opção One Episode, pois se você criar um jogo inteiro (32 fases), o mod não irá abrir. Além disso, na hora de salvar, dê um nome ao mapa diferente do que é proposto. Pois usar o nome original dado pelo programa não faz a wad funcionar. (Por isso que anteriormente, dizia que não funcionava as fases no Master Level's!)

Diferente das wads criadas pelo Doom Builder e aquelas disponíveis no Maximum Doom, você não poderá criar um arquivo de save enquanto joga as fases criadas pelo Oblige. Quando estava testando, descobri que toda vez que você salva, o jogo trava com um som horrível bem alto. Por isso, nem tente. Se quer ter desafios que possa salvar pra continuar outro dia, vá de Maximum Doom mesmo, afinal, são mais de 3000 fases!

Quem foi que imaginou os Mestres e Monstros de Doom 2 aparecerem na primeira fase de Doom 1? 
Acredito que só o conteúdo do CD valorizará ainda mais o seu jogo. Principalmente, porque a cópia original da Steam vem com serviço de nuvem, que não só, salva seu jogo, como também, todos os wads que você instalou. Pode ser trabalhoso inserir fase por fase, mas toda vez que instalar o seu jogo, já vão estar todas lá - configuradas.

Um jogo que é um prato cheio e olha, que antes de descobrir como inserir outras wads - eu já tinha 21 horas de jogo na Steam com ele só com o conteúdo básico!

Compre Doom clássic collection agora mesmo, e se divirta!


OBS: você pode também jogar fases novas para o seu The Ultimate Doom, mas vamos reservar uma postagem para ensinar como se faz isso.

OBS2: em monitores modernos, o jogo pode sair "borrado". Para isso, veja a configuração correta no DosBox que falamos na postagem sobre o Doom 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts