domingo, 3 de maio de 2020

D&D Starter Set - Sua melhor forma de começar a jogar Dungeons & Dragons 5ª Edição



D&D Starter Set - Kit Introdutório - Edição em Português é um produto lançado pela Wizard of the Coast, publicado no Brasil através da empresa GaleForce Nine/Galápagos, em 2020. O produto tem as mesmas bases do AD&D First Quest - A Primeira Missão, onde traz tudo pronto para que Mestres iniciantes possam começar a se aventurar no mundo dos RPGs, principalmente D&D 5.0.

O conteúdo da caixa vem com tudo que você precisa para começar a jogar: um conjunto de dados da cor azul (d4, d6, d8, d10, d12 e d20), dois encartes (Livro de Regras, A Mina Perdida de Fandelver), 5 fichas prontas para jogar, além de uma ficha vazia para tirar xerox. As fichas em si fornecem não apenas personagens prontos, mas também explicações no verso de cada uma sobre as habilidades de cada personagem. Diferente de AD&D First Quest - A Primeira Missão, no Starter Set os jogadores jogam aventuras que o levarão até o 5º Nível, enquanto no FQ os personagens só podem chegar no 3° Nível. A única semelhança entre os dois módulos é que ambos não possuem regras de criação de personagens. Para você ter as regras de criação de personagens (não usar os prontos do Starter Set) será necessário comprar o Livro do Jogador D&D 5.0.



Material do Jogo & Erros de Tradução

A qualidade do papel é excelente, talvez até melhor que a qualidade dos próprios livros D&D 5.0. Acho que a qualidade do papel nos guias do Starter Set possuem a mesma do livro Mutantes & Malfeitores 3ªEdição, um dos RPGs mais bonitos que tenho na minha coleção (graficamente). Naturalmente, existem diversos erros de tradução/digitação no livro, o que mostra um erro grotesco de revisão. Mas falando sobre os dois guias:

Guia 1 - Livro de Regras: Manual colorido de 31 páginas, trazendo as regras principais do D&D 5.0 (mas não fornece regras de criação de personagens), bem como uma lista de equipamentos iniciais para comprar e uma pequena lista de Magias de Mago e de Clérigo (até 3º Círculo).

Guia 2 - A Mina Perdida de Fandelver: Aventura introdutória (mini campanha) que leva os personagens do kit do 1º ao 5° Nível. O livro também apresenta um básico sobre o cenário de campanha de Forgotten Realms (Os Reinos Esquecidos), o maior cenário de RPG medieval do mundo. No momento que escrevo isso, ainda não mestrei essa aventura para meu grupo (ou pessoas que pretendo a ensinar a jogar D&D), mas pelo que li, achei a aventura ótima (atualmente estou lendo).

A Mina Perdida de Fandelver é um manual colorido com 64 páginas, trazendo não apenas detalhes da aventura (bem como conceitos de Forgotten Realms) tão bem como monstros e oponentes (um total de 27 tipos de criaturas diferentes) e itens mágicos. Volto a falar aqui da qualidade do material, que é excelente.


Vale ou não a pena comprar o D&D Starter Set - Kit Introdutório - Edição em Português?!

Acho que vale muito a pena se você é, principalmente, um fã e jogador de D&D. O Starter Set tem a vantagem de trazer tudo pronto para ensinar o hobby a novas pessoas. Além disso, o fator coleção também vale para essa aquisição: diferente dos livros básicos (usados sempre em campanhas), o Starter Set deve ser usado muitas poucas vezes (como um jogo de tabuleiro), e ficará bastante conservado.

Outro fator interessante para quem já é fã de D&D adquirir o produto é que ele possui uma ficha em branco para tirar xerox. Quem não tem impressora vai ajudar muito, pois não precisa levar o livro para tirar novas cópias, preservando assim o mesmo. E se a pessoa não é fã de D&D ou nem conhece RPG, o Starter Set é também recomendado porque ela vai aprender a conhecer o jogo sem precisar ler os 3 módulos (Livro do Jogador, Livro do Mestre e Livro dos Monstros), bem como vai ter em suas mãos nada mais nada menos que o melhor RPG do mundo.

Nos EUA, existem outros kits Starter Set de D&D. Não sei se todos eles serão lançados por aqui. Mesmo assim, gostei muito do produto. Compre agora pelo link abaixo, antes que acabe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts