segunda-feira, 23 de março de 2020

Resenha do Livro do Jogador D&D 5ª Edição - Galápagos



Dungeons & Dragons, também conhecido como D&D, é o primeiro RPG do mundo. Ele foi criado originalmente por Gary Gygax e Dave Arneson. Dungeons & Dragons revolucionou a indústria de jogos, implementando conceitos utilizados não apenas no mundo dos RPGs tradicionais (eletrônicos e de mesa) mas para os jogos em gerais.

Atualmente, o jogo está em sua quinta edição. Recentemente (2019) foi lançado pela Galálapos Jogos, em parceria com a GaleForce Nine, a empresa responsável pela distribuição de Dungeons & Dragons para outras línguas além do mercado americano. Diferente das edições antigas que vieram aqui para o Brasil (especialmente a da 3ª edição, 3.5 e 4ª Edição, pela Devir Livraria) os novos livros, originalmente lançados em 2014 nos EUA, não foram impressos no Brasil.

Isso acontece por conta da política dos novos livros de Dungeons & Dragons para o mundo todo. Ao invés dos livros serem traduzidos e impressos no Brasil, eles são traduzidos no e impressos mesmo lugar (pela empresa GaleForce Nine). Para ter noção da coisa, TODOS OS LIVROS de D&D no mundo agora são impressos em um único lugar, numa gráfica da Lituânica, e vindos de navio para cá. Por conta disso, há um ENORME atraso para trazer no mercado os livros. Por conta disso, o livro original vem com o nome de Player's Handbook, outra política da Wizard of the Coast.

Erros de tradução e erros no livro também são corrigidos através de erratas, que são atualizadas no livro automaticamente a cada nova impressão. O primeiro Livro do Jogador 5.0 lançado na metade de 2019, teve inúmeros erros. A versão que eu tenho aqui do Livro do Jogador vem da segunda leva de impressões, publicado originalmente em Outubro de 2019. Para ter noção, essa versão só esteve disponível no mercado em MARÇO de 2020 (quase 5 meses de diferença).

Qualidade do Material



Apesar do livro ser bem salgado (cerca de R$150 por livro), achei a capa linda, de ótima qualidade. Porém, acho que minha reclamação seja na qualidade do papel. A versão 3.5 de D&D (lançada pela Devir) tinha um papel de qualidade melhor. Isso não quer dizer que a qualidade do livro seja ruim, o que não é. Porém, livros com o Módulo Básico do Reinos de Ferro, além de ser mais barato, tem uma qualidade bem melhor que o Livro do Jogador.

Mesmo assim, deixo uma ressalva: o livro não é ruim! A qualidade dele é boa, mas existem outros livros no mercado com uma qualidade melhor. As figuras do livro do Jogador, bem como a diagramação, cumprem muito bem seu papel, além da capa ser linda.

Nova Mecânica em Dungeons & Dragons

Uma coisa que me chamou a atenção na nova edição de D&D é que você precisa de UM ÚNICO livro para começar a jogar. Claro que ter o Livro do Mestre e Livro dos Monstros é essencial para aumentar a possibilidade de aventuras/campanhas, mas diferente das edições anteriores do jogo, você já pode começar a jogar D&D com um único livro.

Capa original do Livro do Jogador D&D 5ª Edição. Foto: Wizard of the Coast - Divulgação
No Livro do Jogador D&D 5.0 temos um tomo completo, trazendo as regras para a criação de Personagens, com 9 Raças (Anões, Elfos, Humanos, Pequeninos, Draconatos, Gnomos, Meio Elfos, Meio Orcs, Tiferinos); 12 Classes (Bárbaro, Bardo, Bruxo, Clérigo, Druida, Feiticeiro, Guardião, Guerreiro, Ladino, Mago, Monge, Paladino), lista de equipamentos, e regras gerais. Porém, o neste livro também estão TODAS as regras para começar a jogar, além de informação sobre os Planos (Roda dos Mundos), incluindo uma pequena lista de MONSTROS!!!! para você começar sua campanha. A lista é pequena (ela já existe no Livro dos Monstros) mas já permite você criar campanhas apenas com um único livro. Por esse fator, já ajuda muito.

Deixo bem claro aqui uma coisinha: você PRECISA do Livro dos Monstros para ter material adicional de campanha, mas apenas com os monstros do Livro do Jogador você já pode começar a jogar apenas com um único livro. Atualmente, já mestrei umas duas mesas com as novas regras de D&D 5.0, e amei! Melhoraram muito o jogo. Tiraram os bônus absurdos pelas regras de Vantagem e Desvantagem, que  lhe dão dados adicionais para lançar, aí você escolhe o melhor resultado deles (se for uma Vantagem) ou o pior (se for uma Desvantagem). As Perícias e Talentos foram bem resumidos aqui. Os atributos você não pode passar de 20. Aumentar a CA como nas antigas edições também não é mais possível, deixando este RPG bem parecido com as edições antigas, como o AD&D.

Além disso, existem novas regras (Inspiração) bem como o Personagem definir melhor sua personalidade além da mecânica de Antecedentes, Traços, Ideais e Fraquezas. Uma coisa legal também foi facilitar em muito a distribuição de XP (Pontos de Experiência). Por exemplo, na 3ª Edição, você precisava de 1.000 XP para avançar para o 2º Nível. Na nova edição, precisa apenas de 300 XP. Mestrando aqui na minha mesa, os jogadores avançaram para o 4º Nível na primeira sessão da mesa. 

Por fim, gostei muito da nova edição de D&D. O jogo está bem prático. Poderia falar até mais coisas do livro, mas vou deixar você comprar e descobrir por si só. Abaixo, deixo o link para comprar com desconto na Amazon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts