quarta-feira, 18 de março de 2020

Regras oficiais para o Munchkin épico

Aqui no blog já resenhamos por completo o jogo Munchkin, da Steve Jackson Games. Originalmente, o jogo é comportado para partidas que vão do Nível 1 ao Nível 10. A partir de agora, vamos oferecer as regras épicas oficiais da Steve Jackson Games, para partidas além do Nível 10.

Com as regras de Munchkin Épico, vão existir dois tipos de Personagens:
  • Normais: Nível 1 ao Nível 9.
  • Épico: Nível 10 ao Nível 20.
Vence o jogo então quem chegar primeiro ao Nível 20. Quando um Personagem se torna épico, ou seja, chega ao Nível 10, ele precisa jogar as novas regras (apresentadas abaixo). Personagens do Nível 1 ao Nível 9 continuam jogando as mesmas regras do Munchkin tradicional que você já deve conhecer, e estão listadas no Manual de Regras do Jogo.

Detalhe importante: Se por acaso um Jogador chegou ao Nível épico, mas perdeu níveis (chegando ao Nível 9 ou menos) ele se torna um Personagem normal e, portanto, volta a utilizar as regras normais do Munchkin. As novas regras especiais só servem para Personagens do Nível 10 em diante.

Personagens Épicos: Novas Regras e Novas Habilidades

Na fase de Abrir Portas, um Personagem de Nível Épico pega DUAS CARTAS (ao invés de uma): se for dois Monstros, devem combatê-los juntos. Se for um item e um Monstro, o Monstro acaba equipado com este item. Além disso, nos Níveis 19 e 20 só podem ser alcançados MATANDO MONSTROS!

Trecho do Manual Oficial:

Abrindo Portas
Quando um Munchkin Épico abre uma porta, vire duas cartas e aplique-as da seguinte maneira:
1. Maldições (Armadilhas e Desastres) primeiro, na ordem que o jogador escolher.
2. Qualquer coisa, exceto Monstros e Ampliadores de Monstros, na ordem que o
jogador escolher. Sim, se você virar uma Classe, Raça, Mojo ou Poder, você poderá aplicar imediatamente antes do combate.
3. Monstros e bônus de Monstros. Se virar dois Monstros, lute com os dois. Se você virar um Monstro e um bônus de Monstro (isto é, tanto um Ampliador como Em Fúria, que aumenta o Nível do Monstro, quanto uma carta Amiguinho, que duplica o monstro), o bônus é aplicado no Monstro.  (Mas se você virar apenas um bônus e nenhum Monstro, o bônus vai normalmente para sua mão.) 

Assim sendo, as regras para Nível Épico são bem simples: um Personagem, a partir do Nível 10, deve retirar 2 cartas da Pilha de Portas, e enfrentar dois monstros, ou um monstro equipado com um item automaticamente. No Manual oficial não fala nada sobre adquirir uma Maldição e um Monstro ao mesmo tempo. Sobre isso, fica a critério do seu grupo de jogo decidir quanto a isso.

Habilidades de Raça Épicos:

A partir do Nível 10, as Raças ganham Habilidades novas.

Anão - Mão dos Deuses: Você pode ter quantas cartas quiser em sua mão.

Elfo - Flecha Inteligente: Você pode atirar flechas em combates que você não esteja participando, para ajudar ou para atacar outro jogador. Isso funciona como uma horrenda traição: descarte uma carta e dê ao jogador ou Monstro, -2. Contudo, o Elfo Épico só pode atirar duas flechas por turno, para um máximo de -4. Um Elfo Épico sacana pode atirar duas vezes E trair o jogador que ele está ajudando com outra flechada, caso ele tenha três cartas para descartar.
Gnomo - Diabinho Sorrateiro: Caso consiga Fugir em um Combate, o jogador pega DUAS cartas de Tesouro.

Halfling - Vendedor de Garagem: Pode se vender DOIS ITENS (ao invés de um) pelo dobro do preço, ou um ÚNICO ITEM pelo TRIPLO do preço.

Humano - Bichinhos são irados: Em vez de lutar com Monstros de Níveis abaixo de 5, você pode transformá-los em animais de estimação (contanto que você não possua um). Coloque ele na mesa. Você poderá sacrificá-lo posteriormente como bônus de combate, contra algum jogador ou Monstro. Caso use-o para ajudar um jogador, ou até mesmo você, o bônus dele é igual ao Nível do Monstro. Se jogá-lo contra um jogador, ele é tratado como um Monstro Errante: todas as suas habilidades especiais contam, seus ampliadores de Monstros irão funcionar, e caso o jogador alvo não consiga derrotá-lo ele deve tentar Fugir! A qualquer momento em que você perder seu status Épico ou Humano, e seu animal de estimação ainda estiver sendo usado, ele sairá vagando por aí e será perdido para sempre;

Orc - Almoço Munchkin: Quando você virar (ou Procurar Encrenca e encontrar) um Monstro de Nível 1, você simplesmente COME ele. Seus inimigos não poderão jogar cartas para alterar isso... é um monstro Nível 1, você come ele, qualquer bônus é descartado, que delícia, é isso! Você sobe um Nível por uma refeição quentinha, e já que isso é uma morte, você pode ganhar desta maneira. Quando um Orc está em um combate sozinho e derrota um monstro com Nível 10+, ele sobe um Nível extra.

Fonte: Manual de Regras do Munchkin Épico.

OBSERVAÇÃO: As Raças Centauro e Homem Lagarto não receberam (até o momento) regras para Munchkin Épico.

Habilidades de Classe Épicos:

A partir do Nível 10, as Classes também ganham Habilidades novas.

Bardo - Super Sorte Bárdica: Você pode pegar 2 Tesouros a Mais, e descartar também 2 Tesouros com essa Habilidade aprimorada.

Clérigo - Reze por um Milagre: A qualquer momento do jogo o Jogador pode descartar DUAS cartas da sua mão, ou que baixou na mesa, para comprar uma carta da Pilha de Tesouros na sua mão.

Ranger - As melhores montarias são as selvagens!: Você sempre se derreteu por uma carinha peluda. Sempre que um monstro é eliminado, tanto no seu turno quanto no turno de outro jogador, você pode descartar toda sua mão (mínimo de três cartas) e agarrar este monstro para você. Ele é imediatamente domesticado e vira sua nova Montaria. O bônus de combate de sua Montaria é igual ao número de tesouros que você ganharia, caso tivesse derrotado este monstro.

Ladrão - Roubando pelas sombras: Basta descartar uma carta da sua mão para pegar uma, aleatoriamente, de um outro jogador à sua escolha.

Mago - Maldição: Quando você virar uma Maldição, ou uma Maldição for jogada em você, você pode descartar uma carta de sua mão para tentar Fugir desta Maldição. Role os dados normalmente para tentar Fugir. Caso falhe na tentativa de Fugir, descarte outra carta e tente novamente. Até que consiga Fugir você poderá usar todas as suas cartas, ou então desistir.

Fonte: Manual de Regras do Munchkin Épico.


Bem... essas foram as regras básicas para Munchkin Épico. Espero que tenham gostado. Agradecendo também ao pessoal da Galápagos, de onde retiramos algumas partes do manual aqui. Caso você tenha interesse em adquirir uma cópia nova do Munchin, Clique aqui e compre baratinho pela Amazon.

4 comentários:

  1. Qual a habilidades épicas de centauro e homem lagarto da expansão 8?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, na própria postagem eu disse que eles não tinham habilidades épicas. Um abraço...

      Excluir
    2. Centauro (Munchkin 8): Sobre o rebanho. Sempre que outro jogador descarta uma Montaria, você pode descartar duas cartas de sua mão para colocá-lo em sua mão.

      Excluir
  2. Homem-Lagarto (Munchkin 8): Mude de pele. Se você fugir com sucesso de todos os monstros em uma luta com mais de um monstro, você pode jogar outra vez quando seu turno atual terminar. (Você, no entanto, não pode jogar mais de dois turnos consecutivos.)

    ResponderExcluir

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts