quarta-feira, 1 de abril de 2020

Advanced Dungeons & Dragons First Quest - A Primeira Missão



A primeira edição do primeiro e mais famoso RPG do mundo, Dungeons & Dragons, era em caixa, onde os aventureiros lutavam contra os monstros em masmorras, e pegavam seus tesouros. Assim sendo, o jogo passou por muitas evoluções até chegar na segunda edição, conhecida como Advanced Dungeons & Dragons, com um novo e mais detalhado sistema de regras.

Para atrair os iniciantes, a TSR (empresa que publicava o jogo na época) deu origem a produtos para atrair novos consumidores para a linha D&D (como o RPG em geral). Um desses produtos chamou-se First Quest - A Primeira Missão, lançado pela Editora Abril Jovem em 1995, aqui no Brasil. É sobre ele que falaremos um pouco hoje. A Quinta Edição de Dungeons & Dragons também trabalha com produtos parecidos, chamados de "Starter Set", mas vamos focar um pouco o que foi o AD&D - First Quest, a Primeira Missão.

D&D é um jogo com diversos tipos de regras (apesar de simples), que podem confundir os novatos para o hobby. A tentativa de First Quest é trazer um pequeno aperitivo dos mundos de D&D para jogadores iniciantes. O livro vem com todos os dados de RPG tradicionais (d20, d12, d10, d8, d6, d4), um CD com áudio para ser usado (opcional), miniaturas, dois encartes (Magias Arcanas e Magias Divinas), dois mapas, fichas de Personagens prontas e mais três livros (que falaremos logo abaixo).


O Livro de Regras: Um pequeno livreto que ensina as regras gerais do sistema de AD&D. É o menor livro do Kit, com apenas 16 páginas. O livro ensina regras que o Mestre precisará aprender para conduzir suas aventuras prontas (visto no Livro de Aventuras, que veremos a seguir).


O Livro de Monstros e Tesouros: Um pequeno bestiário (conteúdo retirado do Livro dos Monstros AD&D), com muitos monstros totalmente esquecidos até nas edições mais avançadas de D&D, como o Zumbi Vudu, os Vultos, Giff entre outros. Além dos monstros (existem fichas de 48 monstros diferentes), o livro também tem a lista de Itens Mágicos e Tesouros que podem ser coletados em campanha.



O Livro de Aventuras: Este é o livro mais grosso do Kit introdutório. Ele tem a descrição de uma mini campanha, com quatro aventuras prontas (essas aventuras devem ser usadas em conjunto com todo o Kit). As aventuras seriam:

1. A Tumba de Demara: Os jogadores são contratados por um Mago para buscarem seu aprendiz dentro dessas catacumbas.

2. Espírito do Morro do Tormento: Os jogadores ficam presos dentro de uma casa fantasma, e devem procurar uma maneira de sair

3. Atravessando o Espaço Selvagem: Os jogadores são contratados para recuperar uma antiga tripulação espacial.

4. Sob a Montanha do Medo: aventura clássica de exploração de masmorra.

Apesar da qualidade do produto, porque AD&D First Quest - A Primeira Missão, não rendeu?

Na mini campanha, os jogadores poderão alcançar até o 3º Nível. Além do mais, o maior defeito em Firts Quest - A Primeira Missão é não ter regras para a criação de novos personagens. Aqui no Brasil ele também não empolgou, e virou item raro na mesa de muitos RPGistas.

A edição que tenho aqui em casa era de um amigo que deixou comigo. Eu não tenho os dados nem mais as miniaturas ou o CD áudio. Sobrou comigo os livros, os encartes e as fichas. Joguei algumas partidas quando era mais novo com ele, e foi meu primeiro contato com D&D na vida (eu já conhecia o RPG e outros RPGs antes de conhecer este produto). O que eu digo foi: deu para se divertir bastante. Mas as mesmas aventuras, mesmos personagens e mesmos mapas?!

Se for para usar o produto para ensinar novatos ao RPG, aí sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts