quarta-feira, 1 de abril de 2020

Conheça Ação!!!, o RPG moderno totalmente grátis!


Mesmo após quase 30 anos do seu lançamento, Dungeons & Dragons continuou revolucionando o mercado de jogos. Após lançar o RPG em 1974, a nova edição de D&D (esta lançada em 2000, conhecida como a 3ª edição) criou um sistema aberto, onde editoras e autores poderiam GANHAR DINHEIRO publicando livros compatíveis com o sistema de D&D, chamado de Sistema d20.

Com a criação da chamada Licença Aberta d20, autores do mundo inteiro criaram seus livros, modificando até mesmo as regras do sistema original. Como sabem, o sistema de D&D foi comportado para campanhas de fantasia medieval, mas muitos livros modificaram o sistema por completo, para abranger outros gêneros, como o próprio Mutantes & Malfeitores, que já falei aqui no blog. Estratégia semelhante aconteceu com a Daemon Editora, que passou a publicar títulos como Anime RPG, com a qual também já expliquei por aqui.

Mas o que Ação!!! tem haver com o assunto que estou falando?!

Ação!!! é um livro de regras básico, lançado em formato livro pela antiga Revista Dragão Brasil em 2004. O jogo é praticamente uma tradução do livro americano d20 Modern, em versão bem resumida. O d20 Modern era um livro básico com as regras de D&D para cenários futuristas ou em tempos atuais, como os filmes de Hollywood.

Aproveitando da Licença, d20 Modern teve parte do seu conteúdo convertido para o jogo Ação!!!, livro de 128 páginas, com preço bastante acessível na época (R$15). Enquanto em d20 Modern cada personagem poderia seguir uma Classe baseada em um dos seis atributos chaves (Força, Constituição, Destreza, Sabedoria, Inteligência e Carisma), em Ação!!! temos apenas 3 classes, chamadas de Lutador, Sobrevivente e Perito.

O livro possui praticamente todas as regras do sistema d20, voltadas para os tempos modernos. Ele, contudo, não apresenta regras de Magia. Havia até mesmo um suplemento a ser lançado, chamado Magia & Psi!!!, que mostraria regras de Magia para o sistema.


O único livro que publicou magias para este sistema foi o Liber Des Ritae, suplemento de Magia para o RPG Crepúsculo 3ª Edição, que usava regras do Ação!!!! Não pense que o Crepúsculo é um RPG baseado naquela série de filmes, mas sim um RPG parecido com aqueles de horror lançados pela Daemon Editora nos anos 90. Um cenário pré apocalíptico com anjos e demônios.

O livro também apresenta Classes de Prestígio, regras para equipamentos e tudo que você precisa para conduzir aventuras de pura porradaria, como nos filmes de Holywood. A única mecânica nova a ser acrescentada no sistema d20 neste livro foi a a regra de pontos de Ação!!!, que é uma espécie de Pontos de Façanha do livro Reinos de Ferro. Ao gasto de 1 ponto, você pode alterar uma jogada de d20, somar +1d6 ou outro efeito.

O livro não possui fichas de monstros ou inimigos.No fim, há uma tabela para usar o livro sem usar dados especiais (o sistema d20, como D&D, usa os dados d20, d12, d10, d8, d6, d4). Os autores do livro liberaram seus .PDFs para download grátis.

Se você quer jogar um RPG moderno com o sistema d20, clique abaixo e faça donwload grátis do Ação!!!

a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts