quarta-feira, 29 de abril de 2020

O Sangrento Ultimate Doom continua bom da maneira original


Hoje (através da pirataria), qualquer um pode conhecer sem dificuldades um dos jogos maiores jogos de todos os tempos. Aquele em que chegou a ser mais popular que o Windows! Com um homem que vai até o inferno, dar um chute no Satanás e ainda volta para descer o cacete nos monstros que invadiram a Terra.

Como fã de Doom de longa a data, não só passei por boa parte da minha juventude indo ao inferno e trocando tiros com Pain Elemental's, como também, tenho todos os jogos originais da franquia (em formato digital via, Steam, mas tenho). Porque é minha obrigação como fã do jogo e espero ter condições de comprar os mais recentes (Doom 2016 e Doom Eternal, que saiu no ano em que essa postagem foi escrita).

Minha primeira postagem sobre os Doom's clássicos aqui no blog, foi sobre o Final Doom. Dizendo que ele é o melhor jogo da franquia para se comprar. Caso queira entender os motivos, leia minha matéria a respeito.


Mas todo grande herói tem um começo. E Ultimate Doom, é o primeiro grande sucesso! Foi através dele que se tornou a franquia como conhecemos e foi responsável pela popularidade dos jogos no pc. Antigamente, os computadores não eram tão vistos para jogos - ainda mais aqueles que focavam mais para o adultos, como era o próprio Doom.

Unir demônios com aliens, num ambiente de morte e de que fazia o jogador ficar em estado de alerta - foi o que fizeram do personagem e de sua história atingirem o patamar que conquistaram e ser um jogo que é jogado até hoje.

Como eu falei, você pode conseguir o arquivo .wad para jogar uma versão pirata do mesmo em HD sem nenhum problema. Afinal, dá pra jogar online de boas usando esses novos recursos! Principalmente quando se usa mods como Brutal Doom, que deixam as coisas mais interessantes. Porém, o original tem muito o seu charme.


Essa postagem como as demais deste blog, focam nas pessoas terem o desejo de adquirir os games que estamos falando. Pois assim como eu comprei (mesmo já tendo zerado um milhão de vezes quando era mais novo) quero que você experimente. Caso não queira desembolsar 9 reais na Steam pelo jogo - recomendo que espere numa promoção que sairá por menos do que isso. 

Do que se trata o jogo resumidamente: você é um fuzileiro espacial que foi mandado para uma colônia em Marte após atirar em seu superior cujo tinha mandado você fuzilar civis desarmados. Como você é um cara durão, foi todo emburrado para a base e num passe de mágica, acabou se tornando o único sobrevivente de um massacre realizado por demônios que a invadiram.



Sabe, os cientistas daquele lugar estavam trabalhando secretamente com tele-transporte e isso fez com que demônios atravessassem tais portais que vieram a partir desse "acidente". As colônias Phobos e Deimos usavam esse meio para transportar as coisas, até que Deimos desapareceu do mapa. Como você já estava puto, desceu o cacete em todo mundo que estava em Phobos, chegando a matar dois demônios conhecidos como Barões do Inferno e se dirigiu a segunda colônia.

Chegando em Deimos, todo mundo ja estava morto e a história se repetiu. O soldado desceu o cacete em todo mundo e ate em um demônio conhecido como CyberDemon... só que após mandá-lo para o inferno, você descobre que a lua de Marte em que você está, está flutuando no inferno... o que fazer? Não seja maluco ao ponto de des...


Sim, o cara desce. Entra no inferno e enche todo mundo de bala, inclusive uma aranha gigantesca fortemente armada conhecida como Spider Mastermind. Assim, o cara volta para a Terra, vê que a mesma foi dominada pelos mesmos diabos e enche todo mundo de bala até descobrir que o mundo todo foi conquistado pelos demônios (o que nos leva ao Doom 2, cujo vou falar em outra postagem).

Esse sujeito é tão cabeça que nem nome ele tem. É apenas conhecido como Doomguy.

No jogo, você possui 7 armas diferentes (selecionando cada uma apertando um botão no teclado).


O jogo original foi criado para ser jogado no teclado (e como joguei assim na minha juventude!), ma a versão da Steam tem a opção de usar o Mouse, o que foi uma benção!

Caso você tenha o desejo de saber mais sobre o jogo e como ele foi feito, veja esse documentário produzido pelo canal do videogame... eu já vi e revi este vídeo várias vezes, vale muito a pena para você que não conhece ou não sabe como doom foi feito.


A versão original (que é comercializada na Steam e na Gog), é emulada no Dosbox. (Um famoso programa que emula jogos feito em DOS). Basta apenas clicar que o jogo irá abrir que nem na época de seu lançamento. Na versão da Steam, o jogo pode ficar meio esticado em monitores white screen, mas não se preocupe - caso esse seja seu problema, veja este vídeo que eu fiz explicando o problema:


Caso um jogo ou outro fique um "pouco torto pro lado", mude a resolução para hq2x. (Não coloquei esse detalhe no vídeo porque foi algo que aprendi depois). E funciona para todos os jogos do Doom, menos Wolfestein 3d. Mas esse problema não acontece com a versão da Gog, que já vem configurada para monitores modernos!

Com o jogo original, você tem acesso a nuvem. Assim, não vai perder aquele save maroto.

A versão da Gog é bem mais cara, por isso que eu não recomendo. Mas eles afirmam possuir a opção de multi-jogador (o que pode ser em conta, mas 30 reais num jogo de 93 para mim já está bem salgado!) Talvez, se eu tiver disposto (com dinheiro sobrando), faço uma análise dessa versão da Gog, mas enquanto isso, prefiro a versão da Steam mesmo.

Compre o jogo pela Steam:
https://store.steampowered.com/app/2280/Ultimate_Doom/?l=portuguese

Compre o jogo pela Gog:
https://www.gog.com/game/the_ultimate_doom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts