sexta-feira, 26 de junho de 2020

Como montar seu próprio servidor privado de Counter Strike 1.6


Aqui no blog eu já tinha ensinado como você criar seu próprio servidor de Counter Strike sem fazer nenhuma gambiarra (desde que você tivesse a versão original da Steam) e tenho visto que ajudou muitas pessoas. Porém, hoje eu quero falar sobre os custos e como é montar seu próprio servidor!

Aderir a um serviço de host é essencial para um número maior de jogadores. Porque não vai exigir muito da sua internet e todos vão ter uma boa conexão. Aqui em casa, tenho um amigo que a internet dele parece ser da idade da pedra. O mesmo que reclamou que não conseguia se mover e nem jogar no meu servidor dedicado - o que fez desistir várias vezes. Mas, após contratar um serviço de host para criar um servidor, o mesmo jogou conosco sem nenhum problema (e seu ping bizarro lá pelo 100 o tornava jogável para todos!)

Se você tem um amigo que tem uma internet zoada, ele vai conseguir jogar no seu server sem problemas. Antes de mais nada, estou escrevendo esta postagem porque justamente, graça a NET, fui obrigado a pagar por um serviço de host. Teve gente que comentou aqui no blog que já tinha aberto as portas do seu modem, mas mesmo assim, não conseguia fazer seu servidor dedicado aparecer na internet. Eu passei pelo mesmo problema! Aqui em casa, jogava com meu servidor dedicado, ligando-o toda vez que fosse jogar com os amigos - mas quando aumentamos a NET (o que acreditávamos poder criar um servidor dedicado que comportasse todo mundo) fui pego de surpresa com o novo modem que não deixava as portas serem abertas.

Digo modem porque ao procurar este novo modelo, vi nos comentários de um técnico de informática dizendo que aquele modelo tinha uma trava dentro dele que impede do mesmo abrir as portas. Para sanar essa situação, a pessoa deveria ligar para a NET e pagar 90 reais para que um técnico da empresa fosse até a sua casa e a removesse. Por isso que acreditamos que em vez de pagar 90 reais para destravar algo para fazer servidor dedicado, seria mais fácil pegar esse dinheiro e alugar um servidor, que é um terço disso e não vai exigir da minha internet e nem do meu computador.

Fiz meu servidor na https://hostzone.com.br/  

(OBS: a Hostzone não está me pagando nada, eu que estou de livre e espontânea vontade falando sobre ela no blog)

Se você tem uma galera de até 12 pessoas, pode com 30 reais/mensais, montar seu servidor cujo vai pro ar cinco minutos após a compra. Você dá o nome para ele e o mesmo estará no ar! Caso você queira por bots no servidor, recomendo que faça do Counter Strike: Condition Zero!

333 é a senha do meu servidor dedicado que usei para dar exemplo, nunca mostre sua senha de servidor para ninguém
O servidor possui os mesmos arquivos do jogo. No meu caso, veio com todos os mapas que vem no CS Condition Zero. Na real, é a mesma coisa que se você tivesse ligado um servidor dedicado, só que este está na rede. Você vai precisar saber usar o console para configurar dentro do jogo!

A primeira coisa a se fazer, é ir no painel de controle do servidor em sua conta da hostzone e em configurações, copiar a senha de controle do jogo (você também pode definir se assim desejar). Nela, você usa com o código de console: rcon_password SUASENHA 

Eu expliquei isso na postagem Como criar seu servidor de cs 1.6 sem fazer nenhuma gambiarra

Após colocar o código, você precisa fazer alguns ajustes (como colocar bots, por exemplo). O legal é que diferente do servidor dedicado, você faz uma vez e nem precisa mais entrar com senha de rcon, pois vai ficar salvo no servidor.

Ele vem com as seguintes configurações:
  • A cada 20 minutos ele vai trocar de mapa
  • O tempo de congelamento é de 6 segundos no início do round
  • O tempo é de 5 minutos por round
Caso você queira alterar alguma coisa, aqui está os devidos comandos
  • rcon mp_freezetime X (defina o número de segundos em tempo de congelamento)
  • rcon mp_roundtime X (define o número de minutos por round)
  • rcon mp_timelimit X (define o tempo do mapa, ponha 0 se quiser que ele fique direto)
  • rcon mp_winlimit X (quando o time chega no número de vitórias, troca-se o mapa... aqui em casa, geralmente eu uso 10, ou seja, o time que chega a 10 primeiro ganha e vamos para o próximo mapa!)
  • rcon sv_alltalk X (1 permite que todos possam falar por microfone durante a partida; 0 permite que apenas os membros do mesmo time se comuniquem por microfone)
  • rcon sv_restart 2 (reinicia a partida em 2 segundos)
Caso queira por bots (eles só existem no Condition Zero):
  • rcon bot_quota X (define o número de bots que serão divididos entre as equipes)
  • rcon bot_kill (mata todos os bots... caso todo mundo morreu e só tem bot vivo no round)
O servidor é o mesmo se fizesse pela ferramenta de servidor dedicado. Mas, se você quiser por uma senha apenas pros seus amigos jogarem? Para fazer isso, entre na opção gerenciador de arquivos no painel de controle do servidor em sua conta hostzone e na pasta do jogo (cstrike ou czero se for de condition zero) e edite o arquivo server.cfg e em um espaço qualquer, digite
  • sv_password SUASENHA

E depois salve... após isso, todos deverão entrar com a senha que você criou para entrar no servidor. Caso não a queira mais, é só ir no arquivo server.cfg e apagar esse comando e colocar pra salvar novamente.


Como o servidor vem com os mapas originais do jogos, caso você queira por o seu mapa, será preciso enviá-lo. Existe uma opção de enviar arquivos! Mas estes devem estar no mesmo lugar em que seus arquivos sugerem. Por exemplo, instalei o mapa CS Rio no meu servidor. Nele existem quatro pastas! Eu preciso enviar os arquivos para dentro destas pastas e caso dentro dessas existem outras pastas, você deverá criá-las com o mesmo nome. Após colocar tudo certinho, caso você queira mudar de mapa, você precisa colocar o seguinte código:
  • rcon changelevel NOMEDOMAPA
O nome deve ser feito corretamente! Vou deixar a lista dos mapas que já vem no servidor na versão de Counter Strike Condition Zero... mas você com certeza conhece os nomes dos mapas no 1.6. Também vale dizer que existe um arquivo chamado mapcycle.txt no servidor, cujo você edita a ordem dos mapas.
  • de_aztec_cz
  • de_torn_cz
  • cs_italy_cz
  • de_piranesi_cz
  • cs_havana_cz
  • cs_militia_cz
  • cs_office_cz
  • de_airstrip_cz
  • cs_downed_cz
  • cs_assault
  • de_cbble_cz
  • de_chateau_cz
  • de_dust2_cz
  • de_truth_cz
  • de_fastline_cz
  • de_inferno_cz
  • de_prodigy_cz
  • de_stadium_cz
  • de_tides_cz
  • de_torn_cz
  • de_train
  • de_dust_cz
  • de_nuke
Quando alguém vai entrar no jogo e não tem o mapa que você colocou, o mesmo vai baixar o mapa e instala-lo automaticamente e em seguida, vai entrar na partida.

Além disso, você pode instalar puglins e coisas bizarras como paraquedas e até engraçadas como aqueles sons de zoeira que tem em servidores 4fun. O servidor da Hostzone já vem com um puglin pronto para ser instalado (AMX Mod 1.8) que permite a instalação de pugins adicionais, como quake sounds (aqueles sons de zoeira em servidores 4fun) e até o ridículo paraquedas. Porém, percebi que o Condition Zero não aceita essas funções (pelo menos, pelas versões que tentei instalar no servidor).

Cheguei até a conversar por chat com o pessoal de lá e o cidadão chegou a me explicar que era só mandar instalar o puglin que já estava tudo configurado - mas acho que ele não sabia que no Condition Zero, este recurso não funciona (mas não entendo porque em servidores como Shotguns e Sx, rodam perfeitamente!)

A parte boa é que se você tem amigos que não tem a versão original  do 1.6 da Steam, instalando o puglin deles permite que pessoas entrem no seu servidor com o jogo pirata. O mesmo roda perfeitamente na 1.6!

Caso eu migre o nosso servidor para 1.6 e tenha que ajustá-lo, posso fazer uma postagem a respeito. Achava que o AMX era complicado, mas é até fácil!

Se for pra jogar com até 12 pessoas, o preço e 30... porém, caso seu seja um servidor bem maior - que comporta 32 jogadores... o custo vai passar dos cem reais.

Vou deixar o link abaixo para que você confira por si mesmo!

5 comentários:

  1. Neste caso, montando um servidor pela hostzone, amigos com CS 1.6y Pirata, conseguem entrar no servidor para jogar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Mas, pergunte a eles se é possível para não ter dúvidas! Além disso, ele vem configurado com AMX se você quiser pôr em seu servidor.

      Excluir
  2. Você tem algum vídeo no YouTube com esse mesmo tópico?

    ResponderExcluir
  3. Contratar host só serve pra versão original do jogo ou na versão no steam também funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona no CS non-Steam também. Qualquer dúvida, é só comentar. Abraços!

      Excluir

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts