sĂ¡bado, 26 de fevereiro de 2022

Enduro, o pai dos jogos de corrida


Algum tempo atrĂ¡s fizemos uma resenha de Bobby is Going Home, que praticamente inspirou o Super Mario Bros e demais games de plataforma, acho tambĂ©m interessante citar o, que acredito eu, ser o pai dos jogos de corrida.

O Atari teve sua importĂ¢ncia no mercado de jogos eletrĂ´nicos, atĂ© mesmo com seu crash de 1985. Eles iniciaram um mercado que estĂ¡ ativo atĂ© hoje: o de videogames domĂ©sticos. Seja como for, alguns jogos se tornaram realmente lendĂ¡rios para a histĂ³ria dos videogames, e Enduro nĂ£o foge disso.

Talvez ele tenha sido o primeiro jogo de corrida da histĂ³ria dos videogames, ou entĂ£o, trouxe mecĂ¢nicas que sĂ£o usadas atĂ© mesmo nos dias atuais. O jogo consiste em controlar um carro de fĂ³rmula 1, que precisa atravessar vĂ¡rios outros carros. Praticamente vocĂª precisa passar por todo nĂºmero de carros em um limite de tempo e, caso consiga, farĂ¡ uma "bandeirada", onde passarĂ¡ para o prĂ³ximo nĂ­vel.




O jogo ainda contava com efeitos climĂ¡ticos de neve, neblina e tambĂ©m numa cidade a noite. Caso vocĂª batesse em um carro, voltava um pouquinho para trĂ¡s. AlĂ©m disso, o prĂ³prio carro fazia um barulho como se fosse do motor acelerando, o que Ă© usado atĂ© hoje em diversos games.

Joguei muito Enduro no Atari (Dactar) no inĂ­cio dos anos 1990. Hoje Ă© possĂ­vel conhecer o clĂ¡ssico atravĂ©s de alguns emuladores, ou atĂ© mesmo online, gratuitamente.

Estilo de cĂ¢mera, efeitos climĂ¡ticos, som do motor acelerando, etc... todas essas bases encontradas em Enduro foram de vital importĂ¢ncia para a criaĂ§Ă£o dos jogos de corrida que viriam anos depois.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Curta nossa pĂ¡gina no Facebook e deixe um comentĂ¡rios abaixo para saber se gostou desse conteĂºdo!

Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio

Sobre NĂ³s

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games Ă© o Ăºnico blog dedicado a trĂªs tipos de jogos diferentes (eletrĂ´nicos, de tabuleiro e RPGs). Se vocĂª quer conhecer bons jogos para brincar, este Ă© o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

AleatĂ³rio

randomposts