domingo, 6 de março de 2022

O primeiro jogo eletrônico de RPG do mundo

Foto: Reprodução

Hoje em dia, principalmente graças ao efeito de Dungeons & Dragons, a fantasia medieval parece ter conquistado seu espaço na cultura e também nos jogos, tanto eletrônicos como board games. Um dos grandes sonhos de Gary Gygax (criador do RPG e do D&D) era poder transformar toda a "magia" das mesas de RPG através dos videogames e jogos de computador, o que hoje em dia acontecem sem problema algum, graças a tecnologia.

Porém, o que é facilmente possível hoje, era impossível em meados dos anos 80. Nessa época, já haviam "protótipos" de jogos de RPG para computadores. No entanto, devido a tecnologia disponível, não se dava para fazer muita coisa, principalmente visualmente. O jeito encontrado foi fazer alguns "livros jogos" (aqueles livros de RPG de aventura-solo) para computadores, onde as pessoas digitavam ou escolhiam opções, e a história mudava de acordo com suas escolhas.

E até mesmo os jogos eletrônicos publicados, não haviam um jogo de "campo aberto", onde o jogador tinha liberdade de ir para onde quisesse. As coisas enfim mudariam...

O nascimento de Adventure...

Foi em 1979 que Adventure chegava ao mercado. Ele foi, praticamente, o primeiro jogo de RPG lançado para um videogame. Embora aqui você não possa ganhar XP ou avançar de nível, o jogo é totalmente baseado em um reino de fantasia medieval, com dragões, armas mágicas, morcegos e dungeons!

Ele foi publicado pelo programador Warren Robinett, que conseguiu fazer uma obra-prima mesmo com todos poucos recursos disponíveis para criar um jogo no Atari. Em primeiro lugar, diferente de outros jogos publicados para Atari (com exceções!), havia diversas telas onde o jogador poderia explorar livremente, algo que é bastante comum nos dias de hoje, mas quase não visto em outros títulos do Atari. Praticamente, em Adventure você precisa recuperar um cálice mágico dos dragões, e precisa pegar armas mágicas e chaves para poder cumprir seu objetivo.

Uma das capas do jogo Adventure. Foto: Reprodução

O jogo tem um total de três masmorras, além de um easter egg. Aliás, esse Easter Egg foi o primeiro encontrado em um jogo eletrônico. Por causa das políticas de direitos autorais para produtores de conteúdo para Atari, o programador Warren Robinett chegou a colocar seu nome no jogo. O segredo ficou escondido por muitos anos, até ser descoberto.

Joguei muito esse jogo na minha infância. Até pensava que os dragões do jogo eram patos. Para mais detalhes, vejam esse vídeo aqui.



Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Curta nossa página no Facebook e deixe um comentários abaixo para saber se gostou desse conteúdo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts