domingo, 5 de junho de 2022

Space Invaders, um dos jogos mais épicos da História dos games

Foto: Reprodução

Hoje ele acaba passando desapercebido por conta da grande quantidade de jogos que temos a disposição no mercado e também na internet. Mas o que muitos não sabem é que Space Invaders, um simples "jogo de navinha", é um dos jogos mais importantes da história dos videogames.

Originalmente lançado como uma máquina de arcade, em 1978, o jogo acabou tendo uma versão para o Atari. E vou lhe dizer: joguei muito esta versão do Atari. O sucesso do game foi tanto que ele conseguiu, por assim dizer, alavancar a própria indústria dos games, além de servir para inspirações para que mais e mais pessoas não apenas jogassem mais jogos eletrônicos como também fossem desenvolvedoras dele. Lendas como Shigeru Miyamoto, pai de Super Mario Bros, e Hideo Kojima (criador da série Metal Gear) foram, por assim dizer, influenciados pelo jogo de navinha. A fama de Space Invaders foi tanta que abriu a carreira do mercado de games para o nível global, e não mais regional.

Quais foram as funcionalidades que fizeram Space Invaders ascender o mercado de games?!

Pois bem, antigamente muitos jogos (antes de Space Invaders, claro) exigiam que os jogadores comprassem fichas, mas diferente do que conhecemos, essas fichas dariam mais tempo para o jogador ficar na máquina. Foi em Space Invaders que praticamente surgiu o conceito de VIDAS, e agora dependeria da Habilidade do jogador para ficar mais tempo jogando dentro da Máquina.

O conceito de vidas foi tão bom que é praticamente usado em BOA PARTE dos games lançados até hoje. Além disso, ele foi o primeiro jogo portado para o console Atari, o que aumentou ainda mais a explodir a sua popularidade.



Como funciona Space Invaders?

O jogo não apresenta final, mas existe uma tela única, com aliens que vão descendo sutilmente para baixo. O jogador controla um tanque (nave, sei lá) que dispara tiros para estes aliens, e precisa destruir todos eles antes que eles desçam até você. Os Aliens também disparam tiros que podem te matar. Como em qualquer jogo de Atari (ou arcade da época), o objetivo aqui é somar mais e mais pontos.

O jogador só pode se movimentar para esquerda ou direta, e tem um botão de tiro, que vai para cima. Pode parecer até algo simples de programar hoje em dia, mas na época esse estilo de jogo foi uma revolução. Hoje em dia, praticamente a franquia está esquecida. Por isso, estamos resgatando parte da história dela por aqui.

E aí, nos conte: já jogou Space Invaders na vida?! Não quer tentar?!

Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts