domingo, 24 de julho de 2022

Como fazer a câmera seguir o personagem no Game Maker Studio 2

Foto: Divulgação Yoyo Games

O Game Maker Studio 2 é um programa (engine) capaz de criar qualquer tipo de jogo 2D. Inicialmente, cada projeto no Game Maker tem uma tela estática, que não acompanha o jogador. Para fazer a câmera realmente seguir o Personagem do jogador, você precisa seguir um procedimento bem simples.

Embora o programa possa oferecer códigos sobre isso (e vamos oferecer algum básico aqui), é muito simples configurar para a câmera possa acompanhar o jogador durante uma fase, algo que é muito importante, especialmente na produção de jogos de plataforma. Aqui no blog já fizemos também um tutorial de movimentação no GameMaker, e provavelmente poderemos atualizar com mais conteúdo sobre criação de jogos com ele aqui, mas sem enrolação, vamos explicar como fazer a câmera seguir o Personagem.

Antes de tudo, você precisa criar um Objeto do Personagem Jogador

Se você tem um objeto do Personagem jogador e já configurou sua movimentação, então coloque ele na Room (Rooms são os mapas do GameMaker, onde acontecem as coisas).

Nas propriedades da Room (canto esquerdo do GameMaker), clique em viewports and cameras.


Marque a opção ENABLE VIEWPORTS e também em viewport 0, marque a opção Visible. Ao fazer isso, aparecerá uma quadradro branco na room do seu projeto.



Por fim, desça um pouco mais e procure a opção Objetc Following, ali você marca o objeto que a câmera deve seguir. É so procurar o objeto que você usou para ser o Personagem do jogador, e tudo pronto. A câmera já consegue seguir ele normalmente!


Fazendo AJUSTES para melhorar a visão da câmera seguindo o jogador

Só em fazer esse procedimento você conseguirá fazer a câmera seguir o Personagem. No entanto, a câmera ficará um pouco bugada. Para ter uma melhor posição da câmera seguindo seu Personagem, você precisará criar um novo Objeto (chamado Câmera) para poder colocar alguns códigos (veja abaixo) e aí sim, ter uma movimentação de câmera melhor seguindo o jogador. Vamos lá?!

Antes de tudo, crie um objeto (sem sprite) chamado obj_camera.

Ao criá-lo, você fará dois eventos para ele: um CREATE e um STEP.

No CREATE, você coloca o seguinte código:

target_ = NOME DO OBJETO DO PERSONAGEM JOGADOR;
width_ = camera_get_view_width(view_camera[0]);
height_ = camera_get_view_height(view_camera[0]);

No STEP, você coloca o seguinte código;

if not instance_exists(target_) exit;
x = lerp (x, target_ . x, 0.1);
y = lerp (y, target_ . y - height_/4, 0.1);

camera_set_view_pos(view_camera[0],x - width_/2, y-height_/2)

Veja como eu fiz no meu projeto;



Agora, basta colocar o objeto câmera DENTRO da Room do jogo, e pronto. A sua câmera está perfeita! Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts