quinta-feira, 21 de julho de 2022

O Hack 'n Slash de Shinobi no Playstation 2


Desde pequeno, sou fã da Sega. Suas franquias me marcaram até hoje, tanto, que uma hora ou outra, ainda compramos na Steam e outras plataformas, seus jogos. Mas, minha análise de hoje vem de um game que joguei muito tempo atrás na era PS2 e que, era até então, uma novidade: a volta de Shinobi.

Eu já escrevi uma resenha do Shinobi de Master System, que consequentemente, foi minha primeira experiência na franquia. Por isso, era deveras importante para mim, experimentar sua nova roupagem: um título totalmente 3D. O que me deu horas de diversão (e também, algumas dores de cabeça...)

O game foi lançado para Playstation 2 em 2002, com uma experiência hack and slash bem interessante (e cansativa algumas vezes). Lutamos contra vários demônios e tipos de criaturas em um mundo moderno, mas com aquela magia de 'japão feudal'. Temos uma história (que não vou entrar em detalhes) e a cada fase, temos uma cena explicando o que aconteceu. O jogo é bem frenético e no início, você vai matando os inimigos de boa. Mas não passará muito tempo para que você tenha uma 'espada amaldiçoada' - cujo será obrigado a ceifar inimigos todo o tempo para não morrer! 


Isso mesmo, se você não fatiar alguém... você morre.


Na medida que você mata um inimigo, se ele for de um grupo de adversários (não estando solo), seu dano será aumentado até que você complete a sequência e mate a todos (o que é difícil, pois deverá dizimar os inimigos enquanto os mortos, estarão congelados temporariamente). O que é uma boa contra chefes, pois você pode dar muito dano no mesmo ou até matá-lo.


A jogabilidade é boa, você pode andar pelas paredes e dá dash. Pode mirar nos inimigos e atirar kunais. Além de utilizar os jutsus como nos jogos antigos! As fases variam muito. Apesar de ter uma história, não é preciso conhecê-la para poder jogar, pois como um jogo retrô, você vai apenas andando e matando adversários... não existe puzzles ou algo do tipo.


Apesar de jogar muito quando tinha Playstation 2 aqui em casa, eu NUNCA CONSEGUI FECHÁ-LO. Cheguei no último chefe inclusive, mas não tive como passar dele... por que? CANSAÇO!


Como um jogo antigo, não há esquema de salvar. Você precisa passar pela fase e as últimas, além de serem difíceis para caramba, não nos dão checkpoints. Assim, ou você passa pela última fase (que é gigantesca) e vence o ultimo chefe de uma vez, ou abandona o jogo. Caso você queira enfrentar o ultimo chefe, você já estará exausto e ele viverá fugindo... se tivessem deixando um save e uma fase só para o chefe... daria para jogar outro dia, mais disposto.


Alguns chefes também são difíceis não pelo sistema em si, mas pela câmera do jogo - que atrapalha muito (principalmente em ambientes fechados), assim, tem boss que recebe vantagem contra você porque o seu ninja não consegue entendê-lo aonde o inimigo está, por exemplo. E se tratando de um hack and slash, não há upgrades como nos outros jogos e nem armas novas (temos sempre o mesmo e os jutsus, que funcionam como nos games antigos).


É legal? Sim. Mas exige muito do jogador e não há muitas recompensas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts