sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Como criar servidor de Terraria para jogar com amigos

Na minha postagem Como jogar multiplayer no Terraria sem precisar saber a IP do seu amigo, ensinei a baixar um excelente programa, que simula uma rede via Lan. Assim, só era preciso criar uma conta no site deste software gratuito, logar no programa e a partir dele, iniciar sua jogatina online. Só que na medida do tempo em que ia jogando Terraria, aprendi que o próprio jogo nos oferece uma ferramenta oficial para criar sua partidas multiplayer, e o melhor: sem programas algum.


OBS: você terá que do mesmo jeito, abrir a porta 7777 no seu roteador (abaixo, vou deixar um vídeo explicando como fazer isso de maneira mais prática).

CRIANDO SEU SERVIDOR 

Acesse a pasta do jogo e encontre o programa chamado TerrariaServer.exe. Nele é que faremos nosso servidor. Ao abri-lo, note que se assemelha ao prompt de comando do Windows. Seu uso é bem simples, nele, haverá todas as opções, na qual, você escolherá digitando a letra ou número mostrado. Também será possível criar um novo mundo para jogar com seus amigos. Após definir o número de jogadores, o tamanho do mundo, etc. Não feche o programa. O servidor estará ligado enquanto esta janela do TerrariaServer estiver aberta!


NOTE que quando aparecer a opção Automatically forward port? (y/n). Não digite nem y ou n. Apenas aperte ENTER.


Insira sua senha quando aparecer Server Password. Do contrário, é só digitar ENTER que ele criará o servidor sem senha. (Mas recomendo criar uma!) Quando aparecer a mensagem Server Started, significa que seu servidor já estará no ar.



Mas como eu divulgo pros meus amigos?

Assim que você estiver com seu servidor ligado, entre no jogo e coloque a opção Entrar. Basta escolher o personagem ou criar um, e pronto! Uma vez que você já está com o servidor ligado e configurado, você agora só precisa conectar. Como o mesmo está hospedado no seu computador, automaticamente vai aparecer o IP e o servidor, basta clicar e entrar. 


Caso não apareça, já com a porta aberta do servidor. Você precisa apenas por o endereço de IPv4 que você conectará rapidamente. Para isso, use a pesquisa do windows e aperte cmd. Isso fará você abrir o promt de comando do windows. Nele, digite o código ipconfig e em IPv4, é o endereço do seu computador, é com ele que seus amigos se conectarão para jogar (e também, é o mesmo em que você abriu a porta 7777 no seu roteador).


O mesmo deverá ser usado pelos amigos que irão jogar com você! Você nem precisará estar no Terraria para que os outros joguem no seu servidor. Eu também testei compartilhar o IP de sites como meu ip e meu servidor só foi encontrado com o endereço de IPv4. Então, você decide. Jogar multiplayer por essa ferramenta ou pelo próprio gameranger como já ensinamos aqui no blog.


Finalizando o servidor

Após passar horas em sua aventura com seus camaradas e onde todos já deixaram de estar conectados no seu servidor, não feche o programa do mesmo. Digite exit no TerrariaServer e ele salvará as mudanças no mundo utilizado antes de fechar. Você também pode digitar save para salvar as coisas do servidor em tempo real.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts