quinta-feira, 23 de março de 2023

Enclave é um jogo desafiador de ação e com elementos de RPG (análise)

Um bom jogo de ação que na minha opinião, não é um RPG. (Como vi dizerem por aí). Se trata apenas de um jogo de combate e exploração, com alguns elementos de jogos de estratégia; Lançado em 2002 pela Starbreeze Studios, o game apresenta duas campanhas: A da Luz e das Trevas... trazendo personagens únicos para cada lado. O game consiste em escolher um personagem, equipá-lo com armas e armaduras e desvendar um determinado estágio.


Toda fase possui um número máximo de ouro que é apresentado ao jogador. Cabendo ao mesmo, enfrentar inimigos, realizar pequenos puzzles e por fim, chegar ao final com o maior tesouro possível. As fases podem ser jogadas novamente a qualquer momento, mas só será contabilizado o ouro que não foi coletado na tentativa anterior.


O dinheiro aqui é coletado através de moedas de ouro, joias e demais peças preciosas. Que ficam em locais fixos nas fases, mas algumas vem através de locais secretos ou de certos monstros derrotados. Ao concluir uma fase, você libera algo novo na sua equipe, como um novo personagem ou uma nova arma. Cada personagem tem sua lista de equipamentos e você deve com o seu ouro obtido nas fases, "comprar" os equipamentos que achar melhor.

As armas e armaduras estão disponíveis para todos os personagens (até mesmo a druida ou mago, que são usuários de magia - podem usar armaduras pesadas!) Isso é claro, se tiverem dinheiro. Eu vejo a questão do gold nesse jogo mais como "pontos" do que mesmo dinheiro de verdade. Pois ao escolher a missão e o personagem, você definirá quais as melhores armas para passar a determinada fase. Todos os itens possuem um valor em ouro, que é devolvido quando você não quer mais aquele item. O que significa que se quero abandonar minha armadura pesada pro meu mago de 4000 gold para poder comprar uma um cajado com uma magia melhor de 3000, o dinheiro é devolvido.


Funciona da seguinte forma: as armas de cada personagem tem um preço. Você vai decidindo qual é mais apropriada para aquela missão selecionando a mais cara até a mais barata. Isso também acontece com escudos e armaduras... caso você queira decidir usar uma arma mais fraca para ter uma armadura mais forte, basta reduzir o custo de ouro gasto na arma e aumentar na armadura. O dinheiro aqui nunca é perdido, você o usa para definir se terá a arma mais forte ou não. Caso você queira ir sem armadura por exemplo, o dinheiro que gastaria será devolvido... ou seja, isso não é um RPG de fato, mas sim, um jogo que usou 'pontos' para equilibrar o que você quer para o seu personagem naquele momento.


Há muitos personagens com armas aqui, e a graça é jogar com todos eles para saber qual se adequa mais ao seu estilo de jogo. O valor em gold total é o mesmo para todos os personagens, então, se você gastou tudo no seu guerreiro, não se preocupe, a druida terá o mesmo valor nas armas dela. Mas há outra funcionalidade para o dinheiro além de "escolher equipamentos".


Você pode também comprar poções de cura!. Quanto mais dinheiro você quiser investir, mais poções você terá ao iniciar as fases. Elas são muito importantes para restaurar a vida do seu herói, mas, em combate, o personagem deverá que se desarmar para tomá-las, então tome muito cuidado! E por fim, além de comprar equipamentos e poções, você pode ressuscitar seu personagem em serviço!


Ressuscitar o personagem, como assim? Algumas fases, aquelas mais longas - possuem checkpoints que são plataformas cujo uma vez ativadas, toda vez que seu personagem morrer, aparecerá novinho no ponto marcado - só que para isso, deverá gastar AUTOMATICAMENTE 10 de gold. Isso vai impedir do jogador coletar todo o ouro da fase, mas oferece a chance de passar dela!... Se você não tiver dinheiro e morrer, é game over! (mas não se preocupe, o jogo salva e você pode iniciar a fase novamente).

O combate é bem divertido, onde podemos atacar a longa distância com arco ou besta ou partir para um combate mano a mano com diferentes armas (comuns ou mágicas) que compramos antes de iniciar a missão. Os magos compram cajados, que lançam uma determinada magia (de acordo o mesmo escolhido na loja), que em contrapartida, não usam escudos. Que são excelentes para bloquear ataques corpo a corpo e evitar ser ferido por flechas inimigas.


Não entendo porque o jogo tão divertido desse não teve uma opção multiplayer. Seria muito legal explorar as fases matando diversos tipos de monstros usando os diversos personagens disponíveis. Que massa seria jogar com um mago e o outro como guerreiro e vê-los em ação juntos. Acho que em 2002, algo assim já era capaz com a tecnologia da época. Mas não pense que ele é fácil... cheguei a morrer e passar horas para tentar descobrir quais equipamentos e personagem seriam melhores para tal missão e é isso que acredito aumentar o fator replay aqui: a diversidade de personagens!


Se você procura um jogo retrô divertido e desafiador, este aqui é para você. Recomendo!


Compre na Gog agora por R$10,00:


https://www.gog.com/en/game/enclave

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts