domingo, 3 de março de 2024

Análise de Guilty Gear X2 Reload (nunca tinha jogado nada da franquia)

Como fã de jogos de luta, sempre tive o interesse de conhecer a franquia Guilty Gear, principalmente, porque o mesmo apresenta um sistema de luta bem diferente do que estava acostumado, como The King of Fighters ou Street Fighter. O game é mais voltado para o anime, possuindo um modo de jogo semelhante ao que conhecemos, mas voltado mais para Samurai Shodown, do que os jogos de luta que conhecemos.


Os comandos básicos são os seguintes: Soco (conhecido como P - punch), Chute (Kick, abreviado como K), Slash (abreviado como S, que são movimentos de corte com a arma, já que geralmente, cada personagem possui uma arma), e por fim, HS que é conhecido como Hard Slash, uma versão mais forte e lenta do Slash. Assim como já mencionado, o jogo nos apresenta um sistema de jogo que tem seus combos e técnicas, mas que são feitos de forma mais estratégica. Priorizando counterar as ações dos inimigos ou surpreendê-lo.

Inicialmente, ele é fácil de pegar para iniciantes. Contando com diversos personagens, os jogadores passarão horas e mais horas para descobrir as possibilidades de cada um. Apesar dos combatentes usarem armas e priorizar um combate mais estratégico, aqui são implementadas coisas como, pulo duplo e dash no ar, aumentando as possibilidades de surpreender ou... ser surpreendido. O jogo também acompanha um modo história para cada personagem e nos apresenta o que esperamos de um jogo de luta: arcade, treino, mission (que são os desafios de outros jogos), etc. Com certeza, é uma ótima opção para conhecer a franquia.


O traço dos desenhos e as animações dos sprites são bem bonitos, ainda mais para a época. A versão da Steam (aquela que está sendo analisada nesta postagem) aparenta ser um port de uma possível versão de Playstation 2 do jogo. Já que os menus e até os comandos dos botões, demonstram isso! Você pode configurar os botões através de um aplicativo próprio que você escolhe assim que vai entrar no jogo, mas por ser um game velho, ele pode requer que você manualmente, defina um botão para ser o Start. (Sim, comecei a jogar sem start no meu arcade por causa disso - de não ser "mapeado" pelo jogo).

Outro problema (e que até foi engraçado) foi o chefe final do modo arcade. Alguém que considerei o mestre de jogo de luta mais difícil da minha vida, até então. A personagem parecia um "speller" (mandando especiais assim do nada) e aniquilando facilmente meus continues. Da primeira vez que tive esse empasse, fechei o jogo e até o desinstalei - ficando meses sem jogar. Hoje (na data em que escrevo essa postagem), decidi dar uma chance e como conhecia um pouco mais do game, passei mais de uma hora, perdendo e entendendo a mecânica.


Por fim, através de muita insistência (e aos gritos), consegui vencer o chefe na raça. Algo que enquanto jogava, entendia que minha grande dificuldade seria pelo fato, de não conhecer direito os combos e os funcionamentos do jogo. O que me ajudou muito na medida que ia perdendo, na qual, entendia qual botão apertar e como counterar a personagem. Após este episódio, vi uma gameplay desse mesmo jogo e vi como alguém que sabe jogar, sabia outras artimanhas para evitar ser atingido pelos especiais da chefe... além de saber aplicar combos e golpes que são obrigatórios para vencer.

Aqui eu faço uma reflexão: por exemplo, o Rugal. Ele é forte e temido. Apesar de arrancar mais sangue através de seus golpes básicos, na maioria das vezes, Rugal não fica usando especial a toda hora. Ou mesmo, aplicando combos! (pelo menos, não na versão normal do jogo). Eu estava no modo normal e até combo eu tomava da personagem... mas graças a Deus, eu venci na raça.

Aprender a escapar disso que foi o bicho...

Infelizmente, o jogo não possui tradução para o nosso idioma (o que fica difícil de entender a história). Mas de quebra, é uma ótima opção, com personagens carismáticos e bizarros que vão rapidamente, atender o gosto dos seus jogadores. Também, por ser um jogo de 2004, não há um modo online. Deixando a diversão apenas pra você e seus amigos, o que não é de todo ruim. Recomendamos, mas aviso que estudem o chefe antes de enfrentá-la, porque ele é danada.


Compre agora na Steam por R$20.00 através do link abaixo:


https://store.steampowered.com/app/314030/Guilty_Gear_X2_Reload/     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts