Apesar de The King of Fighters apresentar uma lista de lutadores carismáticos e cativantes, em seus torneios transmitidos ao público, vemos os jogadores utilizarem sempre "a mesma meia dúzia". O que é estranho, já que temos dezenas de personagens incríveis, mas ao que parece, não conseguem ser trabalhados o suficiente para que haja um equilíbrio. O que ao meu ver, os personagens que se tornam 'top tier', serão sempre 'top tier' e os demais, serão sempre os demais.
Mesmo que nas gameplays casuais ou nas partidas entre amigos isso não seja notado, é comum você perceber que em torneios de KOF 15, sempre ter Geese, Isla e outros. Algo que eu notei nas últimas EVO Japão que assisti, sendo que parecia muitas vezes, "xerox de trio" - tendo inclusive, lutas contra equipes usando os mesmos lutadores!
Na data que eu escrevo esta postagem, ainda não jogo KOF 15. Só que assistir o competitivo, me passou esta impressão. Eu por exemplo, não me lembro de ver alguém nesse torneio, jogando de Athena ou de Ralf... até mesmo Shun'ei não era escolhido. O que ao observar um torneio de Pocket Bravery, feito pela própria desenvolvedora do jogo (A Statera Studio), ser totalmente diferente. Onde em um jogo com menos de 20 personagens, ter uma variação de lutadores utilizados até maior do que nos campeonato de KOF...
Mas por que isso acontece?
Na minha opinião, os personagens de The King of Fighter's não costumam ser nerfados ou buffados pelo fato da dinâmica do próprio jogo. Em jogos como Street Fighter, por exemplo, a dinâmica de um contra um para dar a vitória a aquele que vencer dois rounds, faz toda a diferença. Já que temos uma luta de dois personagens com o mesmo valor de HP - o que não acontece na dinâmica do KOF. Talvez, esse efeito só ocorre no jogo de luta da SNK apenas no primeiro round da partida e talvez no último (quando dois personagens estiverem com o mesmo valor de vida).
Como a dinâmica é outra, fica fácil perceber que você precisa em um âmbito competitivo, ter os melhores personagens para vencer. Já que o que importa no KOF é a ação da equipe, e não o "um contra um dos seus jogos". O que dificulta encontrar o equilíbrio dos personagens, onde alguns sempre serão top tiers e outros, apenas personagens. Apesar de ser comum personagens mais fortes do que outros naturalmente em jogos de luta, o fato de usá-lo em equipes como KOF, o torna muito mais desiquilibrado.
Por exemplo, Akuma é um personagem muito forte em qualquer SF. Mas, imagine um Street Fighter composto pela mesma mecânica de KOF e como o lutador seria imbatível. O que nos leva a entender, o porque, de fato, temos muitas equipes parecidas em KOF (pelo menos, em KOF XV).
Nenhum comentário:
Postar um comentário