Eu amo Half Life e está dentre minhas franquias preferidas. No dia em que foi escrita essa postagem, já tenho resenhado aqui no blog a maioria dos seus jogos, cujo faço questão de comprar! Porém, após alguns anos sem acessar a versão clássica do jogo (aquela lançada em 1998) - percebi que ela havia atualizado em uma tal de Half life 25Th Anniversary, cujo apresentou conteúdos novos e alguns upgrades bem interessantes, voltados mais para computadores modernos.
Como queria aproveitar pra jogar novamente usando um mod de dublagem por IA do game, estranhei a princípio algumas coisas novas. E apesar de já ser experiente no jogo, ter concluído e tudo mais - percebi que (pelo menos para mim), as coisas andavam mais difíceis. Para se ter uma ideia, um Headcrab, que é um monstro mais fraco do jogo - pulava mais alto e parecia ter o dano aumentado. A grande surpresa foi que ele não morria facilmente com tiros ou umas boas pancadas com o pé de cabra... aquele monstrinho já era imbatível e encontrar dois ou três deles, era terrível de se jogar.
Essa versão 25Th Anniversary para mim, foi uma porcaria nesse sentido.
Já que ao olhar a configuração do jogo e compará-la com a programação do Half Life Source, pude perceber a "brincadeira". Imediatamente, instalei a versão Source para aproveitar a dublagem (que também funciona nessa versão) - desistindo da versão clássica... já que com monstros mais resistentes do que nunca e munição escassa... a coisa se torna outra e não Half Life; Sabe aqueles cientistas que são controlados pela Headcrab? Eles aguentam facilmente tiros e mais tiros de escopeta, sendo que ao jogar a versão do Source, eles poderiam morrer com um tiro bem dado na cabeça.
Não vi divulgarem que eles aumentaram a resistência de todos os inimigos, mas isso, me tirou o ânimo de jogar a versão clássica. Vou mostrar apenas um exemplo de um Headcrab em comparação com o mesma do Source (que felizmente, está como o jogo original de 1998). Além disso, no meu pc tive vários bugs estranhos - como na parte onde ligo o ventilador para subir - ele não empurrava o Gordon (me deixando eternamente ali).
25Th Anniversary foi uma péssima experiência para mim, por ter bugs que não me deixam passar pelo próprio jogo e por encontrar monstros fortes demais sem motivo algum. (8 tiros de pistola para matar um HeadCrab... isso não existe!)
Na página de configuração, podemos ver como está a resistência dos monstros e veja:
Eu abri no bloco de notas os arquivos dos dois jogos (Half Life e Half Life:Source), no caso, foram o skill.cfg e skill2.cfg (ja que no half life Source, temos três aquivos para cada dificuldade, sendo que o 2, é o modo normal). E podemos ver que enquanto no Source, um simples Headcrab tem resistência 10, agora no 25Th Anniversary eles tem 100 (imagino que ele utilize o valor número 2, que seria a dificuldade normal). Além disso, veja como também, aumentaram o dano! (10 de dano a mais do que o mesmo monstro no modo normal na versão Source).
Tem sobre os outros monstros e podemos fazer uma comparação. Os valores podem ser alterados, no caso, se eu quisesse jogar o clássico usando os valores da versão Source. O que eu não fiz por já ter esta versão do mesmo jogo. Também não sei se ao fazer isso, poderia levar um VAC Ban da Valve, afinal, estaria mexendo diretamente no jogo deles. Mas eu gostaria de entender o porque fizeram isso... já que para mim, não valia a pena aumentar a dificuldade. (Penso nos novatos que compraram o jogo e vão ter uma experiência ruim por causa desses monstros quase imortais e por escacez severa de munição e recursos.)
O Half Life 25Th Anniversary foi tão ruim para mim, que agora só recomendo a versão Source e também, a Black Mesa - cujo comprei a bastante tempo mas meu pc ainda não roda o jogo como devia (deixando para jogá-lo futuramente). Estou realmente chateado com essa "abombalização" dos inimigos... deixando o jogo ridículo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário