terça-feira, 2 de julho de 2019

Steamworld Dig: Seja um minerador na era do vapor!


Meu desejo por Steamworld Dig veio quando vi num programa de televisão na época do seu lançamento. Mas, felizmente eu pude realizar meu sonho e comprá-lo. Minha análise é baseada na versão da Steam, mas acredito que seja o mesmo jogo independente da plataforma.


Steamworld Dig foi lançado originalmente em 2013. Mas há versões para PC, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Wii U, Nintendo 3DS e outros. Nele, conhecemos Rusty, um robô que veio visitar a mina do seu tio e acabou herdando sua picareta. Com ela, ele se torna um minerador e vai em busca de respostas sobre o que tinha acontecido com seu parente. No jogo, você vai explorando os territórios atrás de diferentes minérios, que são vendidos nas lojas acima da sua cabeça que por consequência, são importantes para melhorar suas ferramentas. (Pois quanto mais para baixo você for, mais força terá que fazer para abrir caminho, exigindo ferramentas melhores).

Com o tempo, Rusty encontrará novas ferramentas e também habilidades e por ser um robô movido a vapor, terá que mergulhar para absorver toda água possível a fim de usá-la para dar um super salvo, usar uma broca, ou um punho que serve para detonar os inimigos. Na história do jogo, encontramos alguns adversários conhecidos como 'bebuns' - que fazem referência a alguma coisa. Como o Smeagol, do Senhor dos Anéis.


O jogador passará um bom tempo explorando as minas do tio Joe, mas a campanha não é tão longa como eu esperava. Eu terminei o jogo em seis horas mais ou menos (o que achei curto, mas não me arrependo, pois pretendo jogar outras vezes!). É claro que sou honesto e não fiz 100%, mas concluí o jogo, o que me dá o direito de escrever esta análise. Talvez, se os criadores aumentassem os mapas e colocassem áreas novas e a possibilidade de dois jogadores explorarem as minas, seria bem mais interessante. O jogo é magnifico, mas pensava que ele fosse mais longo!

Uma continuação veio em 2017, sendo uma continuação direta do primeiro. Ainda não joguei este game, mas quando comprar e zerar - espere uma análise aqui no blog. Mas olhando a página do jogo na Steam, posso confirmar que ele também é single-player, mas espero que o tempo de campanha seja um pouco maior.

Se você está pensando em comprar, vá em frente. Ele o prende do início ao fim! Diferente de outros jogos, a experiência que o faz avançar de nível é justamente o dinheiro que você colhe - tendo que exigir sua própria sabedoria para melhorar suas armas ou o tamanho de sua mochila. Na medida que você explora e encontra alguns secretos, você ganhará habilidades como enxergar os minérios no mapa, dar um salto duplo, ter um amortecedor que impede o dano de queda, etc.


Rusty também pode comprar itens como escadas (para facilitar a subida em alguns pontos), lamparinas (para iluminar, pois com o tempo, você vai precisar voltar para cidade para rever a luz do sol, senão tudo ficará escuro), dinamite (para explodir as coisas e alguns adversários também).

Toda vez que seu personagem morre, ele tem um gasto para ser ressuscitado. Voltando a cidade que fica acima da mina. Se você jogou diablo 1, vai se lembrar da semelhança dos lugares que levam a uma masmorra mais avançada na própria cidade. Além disso, você ainda pode comprar um teleporte para ir direto para a cidade, economizando seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts