sábado, 28 de março de 2020

Conheça Guerra dos Tronos RPG, o jogo oficial da série Game of Thrones

Você conhece a série Game of Thrones?! Game of Thrones foi um seriado bem famoso da HBO, que foi inspirado na série de romances de George R.R Martin, chamado A Song of Ice and Fire (As Crônicas de Gelo e Fogo). Antes da série acabar, a editora Jambô lançou uma série de RPG oficial sobre as crônicas em Westeros, chamado de Guerra dos Tronos RPG.

O Guerra dos Tronos RPG usa um sistema novo (chamado nos EUA de Chronicles), onde a editora americana que publicou o jogo, lançou diversos livros e suplementos. Aqui no Brasil, a Jambô trouxe os livros Guerra dos Tronos RPG (o módulo básico, com as regras para começar a jogar, e que falaremos mais a frente neste post), Guia de Campanha (informações sobre todos os personagens da série e descrições mais detalhadas sobre o mundo de Westeros), A Patrulha da Noite (com informações e regras para jogar com aventureiros que queiram passar das muralhas) e Perigo em Porto do Rei (aventura pronta).


Quando comprei o Guerra dos Tronos RPG, eu sequer sabia que ele era baseado em Game of Thrones. Para mim, esse RPG foi a porta de entrada para a série. Falando no Módulo Básico, ele tem um tamanho menor (medida) do que outros livros de RPG tradicionais. O livro tem bastante informação, e é todo em preto e branco.

Sinceramente, quem não conhece o cenário de Game of Thrones, não vai conhecer muita coisa sobre Westeros apenas com o livro básico. As informações sobre o cenário são poucas, já que o livro é totalmente dedicado a ensinar o sistema de regras (Chronicles), que é baseado mais em intrigas do que em combate único. Além disso, o livro tem regras para combate em exércitos.

Coisas novas em Guerra dos Tronos RPG

Para quem está habituado no mundo dos RPGs, o sistema Chronicles tem muita mecânica legal. Primeiro que não temos Atributos básicos: todos os personagens tem 2 pontos em Habilidades, que é uma mecânica parecida com perícias em outros jogos. A ficha é feita dependendo da IDADE do personagem que você vai criar (página 59-60). Além disso, existe os Pontos de Destino, que é uma espécie de "Pontos de Façanha", que é dado aos Personagens com menos idade. Personagens com mais idade, tem menos Pontos de Destino.



Uma das coisas maneiras em Guerra dos Tronos RPG é que os jogadores criaram sua própria Casa (espécie de Feudo), sendo um dos jogadores sendo o Lorde da Casa. Quanto mais jogadores estiverem na campanha, mais pontos (rolagens de dados para determinar pontos) a Casa terá. Essa Casa determinará as riquezas, ordens, poder militar, entre outras coisas. A cada mês é feito um teste de Sorte para aumentar ou diminuir a riqueza da sua Casa. Quanto maior o seu feudo, mais prestígio o Lorde recebe, bem como os jogadores. Aqui também existe a Compostura, espécie de "Classe de Armadura" para argumentos/blefe.

Para quem quer começar a jogar logo, no livro básico também existem fichas prontas para copiar e começar a jogar. Como Game of Thrones não existe Magia como em D&D, não existem regras para magias ou itens mágicos neste sistema. Apesar disso, conforme já falei, o sistema Chronicles tem suplementos com regras de magia (em inglês) disponíveis no site da Efitora Green Ronin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts