> Conheça War: O Jogo da Estrégia - Rei dos Games!

sábado, 14 de março de 2020

Conheça War: O Jogo da Estrégia



War é a versão brasileira de um jogo antigo de estratégia chamado Risk, que veio de um jogo francês. Esse foi o primeiro jogo lançado pela empresa de jogos Grow. As regras são similares ao Risk na época que foi lançado, com um acréscimo a mais: as cartas de objetivo.

Em War o objetivo não é apenas conquistar todo o território do mapa, mas sim conquistar territórios de acordo com a Carta de Objetivo. No começo do jogo, todos recebem secretamente uma carta de objetivo (o objetivo não pode ser revelado aos demais jogadores) e devem cumpri-lo a risca. Além das cartas de Objetivo, os jogadores também recebem cartas de território assim que conquistam um novo território. Cada carta vem com um valor O, 🔀 ou 🔺, que serão trocadas por novos exércitos. A conquista de algumas regiões também dão bônus para aumentar seus exércitos.

Interior da Caixa.
No começo da partida, depois dos jogadores descobrirem seu objetivo (ou eles podem pegar essas cartas depois), eles devem sacar 1 carta de território por rodada, para saber a posição do seu exército. Depois que todas as cartas de território forem distribuídas (elas mostram a localização do exército), elas são reembaralhadas e colocadas novamente em um montante no tabuleiro. A partir daí, essas cartas de território só valerão pelos sinais O, 🔀 ou 🔺 para serem trocados por exércitos.

No jogo também existem 6 dados (3 vermelhos, 3 amarelos), que são os dados de ataque e dados de defesa. Cada pino que você tem no tabuleiro equivale a 1 tropa (existem os pinos gigantes, que equivalem à 10 tropas). Para atacar um exército você pode usar até 3 pinos pro ataque, mas nunca pode deixar um pino sair de um território que você pertence. Em outras palavras, quando você conquista um território, tem que deixar um pino neste território.

Jogo e Peças Montadas.
As regras de defesa x ataque são simples: rolam se os dados para o número de pinos que estarão atacando x número de pinos que estão defendendo, e comparam-se os valores, divididos em 1°, 2° e 3° lugar. E mais: a defesa tem vantagem no jogo: se houver um empate na rolagem de dados, a defesa sempre leva a melhor. 

É um jogo legal, mas DEMORA MUITO uma partida (pelo menos 2h). O ponto negativo para mim é a rolagem repetitiva de dados, que pode fazer o jogo enjoar depois de algumas partidas. Existem também outras variantes do jogo War (que podemos fazer uma resenha aqui no blog). Existe também uma versão de luxo (um pouco mais cara) do jogo, que possui peças em formato de soldados e tanques, mas as regras são as mesmas.

O War pode ser encontrado pela Amazon (R$88,40)
https://amzn.to/2TSmMNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts