segunda-feira, 30 de março de 2020

Mutantes & Malfeitores 3ª Edição, o melhor RPG de super heróis disponível no mercado


Você gosta de RPGs de Super Heróis?! Na década de 2000, tivemos duas edições de RPG sobre Super Heróis para o português, que foram o Supers RPG (da Editora Daemon), e também o suplemento GURPS SUPERS, para o Sistema GURPS. Em 2008, a Editora Jambô trouxe ao Brasil a segunda edição de Mutantes & Malfeitores, um RPG de Super Heróis que usam a licença aberta d20 (licença do Dungeons & Dragons 3.5) para um jogo próprio de Supers.

Quem conhece o sistema original de D&D 3.5, sabe que ele foi primeiramente criado para jogos de fantasia medieval, mas houveram tantas modificações no sistema que Mutantes & Malfeitores se tornou um jogo próprio, apesar de diversas mecânicas parecidas. Aqui no Brasil, a Editora Jambô ainda trouxe diversos suplementos para esse jogo, que se tornou um sucesso de vendas.

A nova edição (3ª Edição) veio com uma roupagem totalmente nova ao Mutantes & Malfeitores que conhecemos, e estaremos resenhando sobre ele aqui. No fim desta matéria, trazemos um link para você comprar no mesmo lugar que compramos (com desconto), no site da Amazon. Se liga então na nossa resenha.

Um dos livros mais bonitos que já adquiri na minha vida...

A terceira edição ao lado da segunda edição

A primeira coisa que chama atenção na 3ª edição de Mutantes & Malfeitores é sua qualidade gráfica. O livro é todo colorido, com um papel de muita qualidade. Para se ter noção, se você pegar as duas edições do jogo (2ª e 3ª), a terceira edição (menor e tamanho de números de páginas do que sua antecessora) é MAIS PESADA que o livro da segunda edição, devido a qualidade do papel. Eu tenho as duas edições e pude reparar nisso. A qualidade do papel é muito boa. Digo sem medo de errar: é um dos livros de RPG mais lindos que já li.


Folheando as páginas, você pode reparar que o livro parece muito uma revista em quadrinhos de alta qualidade, até mesmo  no tamanho do livro, que parece de uma HQ. O livro é todo colorido, com cada capítulo sendo de uma cor diferente. Acho que ele poderia vir em capa dura, mas mesmo assim o livro é muito lindo. Sua qualidade gráfica realmente chama a atenção.

Sistema de regras e iniciados em RPG

O sistema da terceira edição mudou ainda mais as regras originais do sistema d20. Não temos mais os atributos básicos do 3.5 original (Força, Destreza, Constituíção, Sabedoria, Inteligência e Carisma), que deram origem para Força, Agilidade, Vigor, Destreza, Luta, Intelecto, Prontidão e Presença. No jogo também não existem Pontos de Vida, tendo as mesmas regras da edição anterior (rolagens de Resistência), mas com tudo mais simples.

Nesta versão, existe uma Tabela (como em Supers RPG) com as capacidades dos poderes, o que ajuda em muito na campanha. Além disso, diferente da edição antiga, que tinha apenas um atributo de Defesa (igual a CA em D&D), aqui existem diversos tipos de Defesa. Em suma, o sistema de regras está MUITO MAIS simples que a versão antiga. Melhorou e muito.

Os poderes agora estão classificados como Efeitos. Isso quer dizer que eles podem ser combinados, e os jogadores tem mais liberdade para criarem seus poderes da forma que quiser. Já mestrei algumas mesas da 3ª Edição e digo: se for comprar Mutantes & Malfeitores, não comprem mais a edição obsoleta do jogo, comprando apenas essa nova edição que estou resenhando aqui.

2 comentários:

  1. Os suplementos antigos podem ser usados nessa nova edição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Porque é um sistema totalmente diferente! Vale a pena conhecer.

      Excluir

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts