sábado, 18 de abril de 2020

Monstronomicon é "Livro dos Monstros" dos Reinos de Ferro?


Reinos de Ferro é um dos melhores RPGs que já conheci (cujo já falamos dele aqui no blog), caso não conheça esse cenário maravilhoso, leia nossa matéria respeito.

O suplemento foi o segundo a ser traduzido para o português, após o Aventuras Urbanas (que trás regras para aventuras dentro das cidades). Nele, o Mestre tem opção de mais de 40 novos tipos de monstros, com detalhes, habilidades, histórico e ainda modelos (caso seja uma versão mais poderosa da criatura em questão). O livro é totalmente colorido, mas não possui capa dura como o suplemento anterior.

Nele, o mestre possui informações adicionais sobre alguns monstros do bestiário do livro básico, excluindo apenas os Servos, Filhos do Porco e Thrullg's. Além de apresentar diversos tipos de bestas com história e habilidades. Também apresenta as crias dracônicas (monstros criados pelos dragões filhos de Toruk) e regras para desenvolvê-los.



O livro apresenta as informações dos estudos de Vicktor Pendrake, da Universidade de Corvis, em Cygnar. Que descreve as criaturas como se fosse um livro de biologia, começando com um comentário sobre cada monstro antes de vir com sua descrição.

Se uma criatura sabe fazer magia ou habilidades, o livro dedica-se a descrevê-las sem você precisar abrir o livro básico para saber como funciona o mesmo. Há também monstros como Fantasma Pistoleiro e Dilacerado, que não tomam dano normalmente, apenas por armas mágicas (sendo um grande desafio para um grupo que não tenham um sacerdote).

Toda vez que o livro lhe apresentar uma criatura nova, há uma pequena ilustração em preto revelando se aquele monstro em questão, é maior ou menor que um humano - o que ajuda para entender a sua base caso deseje utilizar miniaturas.


Dentre os adversários apresentados, um dos que mais me chamou a atenção foram os Cephalix, uma espécie de "alien dos reinos de ferro" e que raptam pessoas para fazer experiência. Só que vem vez de ter discos voadores, aqui eles saem do submundo - o que dá pra criar vários ganchos para aventuras.

Outro que vale a pena citar são os Gremlins, cujo costumam aparecer em oficinas mecânicas atormentando os donos de Gigantes a Vapor, tendo regras até para os mesmos impedirem do robô funcionar! Na minha campanha, por exemplo, tinha uma oficina desses robôs porque um dos jogadores era Mekânico de campo, mas os gremlins fizeram o alquimista perder 500 CO em materiais devido as suas pegadinhas (quem mandou o jogador tirar falha crítica!) e por serem criaturas incorpóreas, não podem ser feridas por meios normais.


O livro possui capa mole, mas é totalmente colorido e em um papel de alta qualidade.

Se você possui o livro básico dos reinos de Ferro, é um suplemento obrigatório. Não chega a ser um "livro dos monstros" pra este jogo, mas apresenta possibilidades e um desafio a mais ao jogadores - principalmente quando estão fora das cidades.

A Jambô quando lançou o livro em 2016, fez um vídeo apresentando o top 5 dos monstros do livro - confira para ter uma ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts