terça-feira, 7 de abril de 2020

Ravenloft - Cenário de Campanha


Ravenloft é um cenário de campanha de teor sombrio para o RPG Dungeons & Dragons, lançado a partir de uma aventura criada pela Editora TSR, em 1983. É uma dimensão mágica conhecida como "Brumas" ou "Domínios do Medo", onde a noite é eterna em um cenário parecido com o do game Castlevania, com zumbis, vampiros e demônios. 

No Brasil, o jogo foi lançado para o antigo AD&D como o livro Domínios do Medo, pela Devir Livraria. 

Foto: Retirada da Internet - Divulgação
Em 2003, com a recente versão 3.0 de Dungeons & Dragons lançado no mercado (aqui no Brasil, pela própria Devir Livraria), a nova edição de Ravenloft também chegou. Mas um detalhe aqui: na época do seu lançamento, a editora que publica e tem os direitos da marca nos EUA, a Wizard of the Coast, decidiu que trabalharia apenas com os cenários de Greywawk e Forgotten Realms. Assim sendo, outros cenários da editora foram negociados para serem publicados por outras empresas.

A edição da 3ª Edição de Ravenloft foi lançada pela Arthaus, uma editora parceria da White Wolf, editora que publica os livros de Vampiro: A Máscara e seu próprio universo, conhecido como Mundo das Trevas. Mesmo não sendo produzido pelo pessoal direto da Wizard of the Coast, ele tem o selo de produto oficial. Mas vamos ao livro em si.

Resenha do Livro

D&D Ravenloft - Cenário de Campanha é um livro de capa dura, 224 páginas, em preto e branco. Nas suas páginas iniciais, há o mapa dos Domínios do Medo.


O livro lembra muito os livros produzidos pela própria White Wolf, como o Vampiro: A Máscara, em sua diagramação. O livro começa introduzindo o leitor a um panorama geral dos Domínios do Medo, que é um cenário bem parecido com o de Castlevania.

Mas não pense que o livro se concentra em aventureiros que acabaram sendo levados pelas Brumas para os Domínios do Medo. O livro apresenta um capítulo especial para a criação de Personagens, com raças novas: os Calibans (espécie de orcs) e os Meio-Vistanis. Toda raça em Ravenloft (as mesmas encontradas no D&D original) possuem aqui um nível de Grau de Rejeição, que indica a influência negativa de alguém no mundo. Além disso, o Grau de Rejeição dá ao Personagem penalidade nos testes de Blefar, Diplomacia, Obter Informação e Atuação.

As Classes de D&D originais também possuem diversas modificações em Ravenloft, como até as Magias são alteradas aqui. Além disso, o livro apresenta alguns Talentos novos. Assim como na versão para AD&D, o livro apresenta as regras de Horror, Medo e Loucura, pois como Ravenloft é um cenário de horror, os personagens podem ter diversos efeitos negativos ao se depararem com os horrores dos Domínios do Medo. Existem diversas tabelas para os testes, que podem ser afetados por diversas condições.


O livro se encerra trazendo muitas descrições detalhadas dos Domínios do Medo. Não há, no entanto, fichas de Monstros e dos Lordes que dominam cada Domínio. No Brasil, foi lançado um Bestiário (livro de Monstros) para o cenário, chamado de Nativos das Trevas, trazendo novos monstros especiais, aumentando as possibilidades do Livro dos Monstros D&D.

Como é um cenário oficial de D&D (apesar dele não ter sido produzido oficialmente pela Wizard of the Coast) você precisará do Livro do Jogador, Livro do Mestre e Livro dos Monstros para aproveitar as aventuras nos Domínios do Medo. Com o lançamento da 5ª Edição de D&D, é bem possível que possamos ter em bom português uma nova edição do cenário de Ravenloft, que voltou para as mãos da Wizard of the Coast.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts