segunda-feira, 6 de abril de 2020

Crie seu próprio Castelo e Feudos com Stronghold HD


Stronghold HD é um jogo de estratégia, com proposta parecida de Age of Empires II HD. O jogo é totalmente baseado na Idade Média Medieval, onde você controla um Lord (o Rei, senhor do Feudo) e precisa controlar a economia e recursos do seu feudo. A princípio, o jogo tem uma mecânica totalmente diferente de outros jogos do gênero, mas quando você pega o jeito do game, as coisas mudam muito.

Em comparação com Age of Empires, Stronghold HD tem MUITO MAIS opções para se fazer em seu feudo. Aqui, você não controla os cidadães do seu feudo (eles trabalham sozinho), a não ser a guarda militar, engenheiros e outros personagens especiais. A produção de comida, de recursos, armas, etc são guardadas em lugares próprios, onde você mesmo pode acompanhar. A partir daí, você precisa controlar coisas como impostos, produção militar, etc. Existe basicamente no jogo três pontuações: a primeira, que vai de 0 à 100, é sua popularidade.

A mecânica básica em Stronghold HD

A Popularidade mede a estima do povo do seu feudo para você. Uma das grandes formas de aumentar a popularidade é ter vários tipos de comida, criar tabernas ou não cobrar impostos. Existe também a opção do "bolsa família", onde você pode (ao invés de cobrar) pagar aos moradores uma taxa. Grande popularidade faz o povo vir para seu castelo. Quando a popularidade está baixa, o povo te abandona. Isso é bem ruim, pois a produção de diversos mecanismos do seu feudo deixam de existir. Apenas a força militar não te abandona com baixa popularidade.

Quando a sua popularidade aumenta, o povo vai voltando para o Castelo, mas com um limite. Em Stronghold HD, você deve construir casas para aumentar o número de habitantes do seu feudo, que podem aumentar a força de trabalho. A grande sacada neste jogo é decidir como administrar os recursos de forma que o povo não te abandone. Ás vezes é legal interromper o consumo de comida por um tempo para que o celeiro possa produzir para durar por mais meses, mas pra compensar o Lorde pode dar "Bolsa Família" para não perder popularidade, etc.

O segundo valor numérico de sua ficha é o seu Tesouro. Ele é o dinheiro que deve ser usado para aumentar o poderio militar, ou para comprar comida no Mercado, ou para comprar armas ou outras construções que precisem de ouro para ser construídas (assim como em Age of Empires, a maioria das construções são construídas com madeira!). O Tesouro pode ser aumentado de duas formas básicas: vendendo itens que você produziu (óleos, madeira, pedra, ferro, etc) no Mercado, ou através de impostos, que você pode escolher quando vai cobrar pelo feudo.

O terceiro valor numérico é a Quantidade de Moradores Atuais/Quantidade de Moradores Máximo, que é determinado por sua Popularidade e também pelo número de casas que seu feudo tem. Conforme eu já disse anteriormente, baixa popularidade faz os camponeses abandonarem o feudo, onde você perde impostos e força de trabalho na produção. Alta popularidade faz o pessoal voltar ou vir para o Castelo, mas o número máximo é determinado por quantas casas você construiu no feudo. Assim sendo, se o valor estiver 40/140 isso quer dizer que você tem 40 camponeses, mas pode abrir até 140. Vale lembrar que o seu poder militar NÃO FAZ PARTE dessa conta. As vezes você pode ter MUITO MAIS SOLDADOS que camponeses.

O grande DEFEITO em Stronghold HD

Em Age of Empires, você precisa apenas de recursos para poder aumentar seu poder militar. Em Stronghold, você precisa também ter cidadãos e armas preparadas pelos armeiros para deixá-las no arsenal. A maior escrotice desse jogo é o fato da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ser uma PORCARIA. Tipo, os seus guerreiros assistem por exemplo os inimigos destruirem seu feudo e não atacam.

Mas o principal defeito do jogo é que, assim que você derrota um exército inimigo (após quase perder o feudo) não demora mais cinco minutos e eles vem com novas tropas. Por esse ponto, NÃO RECOMENDO Stronghold. O jogo está em todo português, bem como também está dublado. Se for para usar apenas a campanha econômica (sem combates) é legal brincar de lorde, mas jogando a campanha militar desse jogo (que é horrorosa) não recomendo o game.

Compre na GOG ou na Steam por R$11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts