sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Clash of Clans: o jogo de celular que arrecadou mais de 700 milhões



Eu pessoalmente não tenho assim tanta empolgação com games para celular, mas, mesmo assim, passei alguns anos jogando este que foi o primeiro "grande jogo" que baixei assim que ganhei meu humilde J1 da Sansung. Então, se você gostaria de se divertir de modo gratuito e inclusive, participar de guerras de clãs contra outros jogadores e não tem um celular top de linha, Clash of Clans é uma boa opção para você.

 

Ele faz parte do mesmo sucesso de Clash Royalle, com a diferença de que dependendo o jogador - gastará muito menos seu suado dinheirinho em relação ao seu irmão mais novo. Minha postagem se baseia nos anos em que joguei, mas diferente de muitos jogadores - não cheguei a gastar um centavo e minha conta está atualmente (além de parada) no CV 9 (Centro de Vila). Mas caso você queira conhecer melhor este jogo antes de baixar, leia esta humilde análise.

 

Em Clash of Clans, você administra sua própria vila. Escolhendo melhor aonde irá por suas construções! Cada uma oferece algo novo a você, que pode ser uma tropa, uma mina de ouro para dar dinheiro e laboratórios para fazer pesquisas e aumentar o nível das suas tropas. Todas as vilas são separadas em níveis, como já citei, Centro de Vila. Você inicia no CV1 e a partir da campanha do jogo, aprenderá seu conceitos e "farmará" muito ouro e elixir (que é o combustível para criar tropas). Além disso, o próprio jogo é autoexplicativo e tudo ali é formado por níveis. E como a produtora lucra com eles? Com gemas!

As gemas permitem que pesquisas ou construções sejam feito e muito menos tempo, então, o jogador deverá saber quanto gastá-las. Cada coisa que você for por na sua vila (exceto muros), levará um pouco de tempo para ser concluída. Por isso que muita gente gasta gemas para encurtar tal tempo! No início, as construções não levam mais que algumas horas, mas mais para frente, se não quiser gastar gemas para concluir um trabalho, levará até uma semana - o que não é ruim. Afinal, Clash of Clans é uma vila que não precisa ficar o dia todo observando, sempre sendo acessada a qualquer momento em seu tempo livre. Você pode estar na escola e aproveitar para administrar sua vila na hora do recreio ou no meio de uma aula sem ninguém perceber, por exemplo.

 

Para mudar o seu CV, você precisa construir todas as construções da Vila para poder com um certo custo em ouro e elixir, fazer a transferência. Leva-se dias dependendo da transição de um CV pro outro, que além de destravar novas construções, aumenta os níveis máximos das anteriores (inclusive os muros). Ao chegar no CV 4, você ganha uma nova vila - que na verdade é conhecida com a Vila do Construtor, cujo apresenta um reino totalmente diferente e focado no PVP!

Enquanto você está na vila, pode além da campanha, invadir a vila de outros jogadores com um custo bem agradável em ouro, dando-lhe a chance de saquear as vilas dos outros. O objetivo é ganhar uma das três estrelas para vencer. A primeira é dada quando você destrói 50% da aldeia do adversário. A outra é dada toda vez que o Centro da Vila é destruído e a última, vem quando toda a sociedade do inimigo desaba, chegando ao 100% de vila destruída. Por isso que é importante melhorar o níveis dos muros, das defesas e souber por armadilhas, que são construções escondidas e que podem surpreender os outros jogadores.

 

Ao chegar no CV 7 (ou 8, não me lembro bem), você recebe seu primeiro herói - que é o rei bárbaro. Os heróis são personagens que não são contabilizados como tropas e estarão presentes para defender sua vila quando outro jogador está invadindo-a. As tropas que você cria também podem demorar aparecer, sendo aceleradas com o gasto de gemas. Além disso, você pode gastar seu precioso cash para comprar poções que encurtam o tempo de construção, melhoram por 24 horas a colheita de ouro, elixir e elixir negro (algo que aparece mais para frente) dentre outros buff's. O jogo também oferece a opção de farmar gemas gratuitamente quando aparece uma caixinha de gemas ou uma mina especial para o mesmo que aparece na vila do construtor. E falando nos heróis, a vila do construtor não existe isso, mas sim o próprio construtor usando um traje de batalha, ganhando uma skill quando chega ao nível 5.

Cada tropa possui suas habilidades e por ter tantas, não vou falar sobre elas detalhadamente. Mas temos arqueiros, guerreiros, Gigantes, Magos, dragões, corredores (que são guerreiros montados em porcos e que pulam muros) e uma variedade de combatentes e feiticeiros que deverão enfrentar torres de arqueiros, torres elétricas, bombas voadoras, balistas que atiram flechas muito rapidamente, etc. E o jogo vai se renovando sempre com novas atualizações e um novo CV que aumenta o nível das coisas. Quem pode conferir os jogadores PRO vai ver que é uma comunidade muito forte, mesmo sendo um jogo de celular lançado em 2012.

 

Mesmo resumindo minha experiência nele, não disse o que é mai legal: as guerras de clã.

 

Vejam um exemplo de batalha no jogo. Créditos ao canal Gelli Clash

Aqui você pode fazer parte de um clã e participar de guerras. Doando tropas para seus aliados cujo ao terem sua vila invadida, deverão enfrentá-los além de suas defesas naturais. Por isso que é um jogo muito especial para mim, que mesmo não tendo a mesma paixão por jogos de celular como outros jogos, se manteve muito tempo jogando e atualizando sua vila. São mais de quatro anos para se ter uma ideia e o nível de diversão que me proporcionou foi muito. Tentei o clash royale mas ele exige que você compre gemas para continuar jogando com outros adversários e isso não acontece com o Clash of Clans, cujo tem canais no youtube focados só naquele universo - procure e você verá até lives na twitchTV.

 

 Então, se estar querendo conhecer o jogo - baixe agora na Google Play e divirta-se.

 

Eu recomendo muito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts