> Conheça toda a história por trás de Golden Axed: A Cancelled Prototypes (Golden Axe Reborn) - Rei dos Games!

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Conheça toda a história por trás de Golden Axed: A Cancelled Prototypes (Golden Axe Reborn)



Golden Axed: A Cancelled Prototypes, a princípio, foi um título disponibilizado pela SEGA gratuitamente na plataforma Steam por alguns dias, em comemoração aos 60 anos da empresa, assim como foi com Street of Karumocho. É um jogo curto (com apenas um estágio), que visava recriar o Golden Axe clássico do Mega Drive. Pode parecer que não, mas vamos entender aqui todo o contexto que levou esse projeto ser disponibilizado gratuitamente pela SEGA sem ao menos ser terminado e, principalmente, porque o mesmo não foi levado adiante até seu estágio final.

Nossa história começa em 2010. Neste ano, a SEGA revelou que uma subsidiária (SEGA Studios Australia, fundada em 2006) seria responsável pela produção de diversos reboots de jogos clássicos da empresa. Um "reboot" é uma nova versão do mesmo game, com uma nova roupagem. Um grande exemplo de reboot é Tomb Raider (2013), que é um reboot do jogo original Tomb Raider, lançado em 1996. Vale lembrar que esse mesmo estúdio já tinha produzido outros títulos para a SEGA, como o reboot de Castle of Ilusion, entre outros, como London 2012 (sobre as Olimpíadas daquele ano).


A produção do protótipo de Golden Axe Reborn

Antes do processo de cada jogo, é necessário um protótipo. Talvez esse processo não seja determinante na indústria dos games, mas foi exigido pela SEGA na produção desse reboot. Uma pequena equipe então foi contratada para dar início a esse protótipo. A produção de Golden Axe Reborn passaria então pela produção desse protótipo, que seria então avaliado por uma equipe de gerenciamento.

As condições da produção do primeiro protótipo eram claras: prazo de duas semanas e que o jogo tenha um "ambiente sombrio" (dark). Além disso, a equipe de gerenciamento da SEGA deu total liberdade para a equipe desenvolver o projeto, como trazer coisas novas (afinal de contas, é um REBOOT!). O primeiro protótipo foi finalizado em 1 semana e meia, e não agradou a equipe de gerenciamento. O argumento principal dizia que não havia um "fator surpreendente" no protótipo, bem como o jogo não era parecido com God of War (sucesso na época), como eles planejavam, entre outras muitas críticas. Mesmo assim, a equipe continuou trabalhando arduamente no projeto. Para ter noção da coisa, uma das pessoas da equipe estava até com problemas de saúde (lesão por esforço repetitivo no braço), por conta de todo estresse que a equipe estava tendo com o trabalho árduo na produção do game, que continuou mesmo sendo reprovado, a primeira vista, pela equipe de gerenciamento. Tempos depois, a própria equipe de gerenciamento começou a olhar o protótipo com bons olhos.

Como então Golden Axe Reborn chegou ao fim?!

Foi uma decisão interna da própria SEGA, que decidiu fechar o estúdio em 2013. Não foi revelado o motivo do fechamento da SEGA Australia Studios, porém, o que foi noticiado na época é que a empresa anunciaria uma grande reformulação. Com o estúdio prestes a se fechar, Golden Axe Reborn  então não se tornou nada mais que um antigo protótipo, engavetado nos arquivos secretos da SEGA.

Ainda em 2013, o vídeo do jogo acabou sendo divulgado pela SEGA na internet. Confira.



Cerca de sete anos depois, a SEGA (em comemoração do aniversário de 60 anos) tira esse arquivo original da sua gaveta, e coloca a disposição do público (por apenas dois dias) com um novo norme: Golden Axed: A Cancelled Prototypes, o protótipo original de Golden Axe Reborn. Afinal de contas, existem diferenças do protótipo publicado em vídeo pela SEGA em 2013 e o temos a disposição atualmente?! Apenas no nome inicial de Golden Axe para Golden Axed. Em suma, o jogo (protótipo) continua a mesma coisa.


O jogo possui, além dos direcionais, quatro botões (dois para bater com a espada, um para pular, e outro para lançar magia. No entanto, não existe aqui a possibilidade de lançar magia!) Mesmo sendo um reboot, o jogo tinha a tendência de seguir o Golden Axe original. Ele comporta até quatro jogadores simultâneos, que jogarão com o MESMO bárbaro de espada. O estágio pode ser percorrido em menos de dez minutos, e não existe nada além disso.

Mesmo sendo produzido em 2012, os gráficos não deixam a desejar mesmo em 2020. Uma pena a SEGA ter encerrado suas atividades neste estúdio. Se não fosse por isso, teríamos a disposição um novo jogo do clássico Golden Axe, que joguei muito (principalmente no Master System). Vale lembrar que, Golden Axed: A Cancelled Prototypes, não está mais disponível para download grátis na internet, mas acho que pode ser encontrado em outros sites na internet.

Fontes para essa pesquisa: Gamesindustry.biz, eurogamer.pt, TheEnemy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts