quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Minhas impressões sobre GTA San Andreas, o MELHOR GTA de TODOS OS TEMPOS!

(Minha campanha) Carl Jhonson depois do final do game.

Aqui no blog Rei dos Games uma análise geralmente acontece quando terminamos um jogo. Bem... passei 72h para poder chegar ao final desse jogaço, e gostaria de dar minha análise sobre ele. Eu já conhecia a série GTA, e num passado muito distante, joguei essa versão por alguma lan-house. O único GTA até aqui que zerei até então foi o ViceCity Stories, do Playsation 2.

Ouvi de lá para cá muitas histórias positivas sobre o game, e comprei uma cópia do mesmo na Steam. Bem... posso dizer que eu não me arrependi, pois gostei de tudo do jogo. Apesar de começo não gostar da história, o enredo foi se desenrolando de modo que até mesmo os NPCs (personagens coadjuvantes que interagem nas missões) ganham alma e personalidade, cada um com seu próprio jeito. Fora isso, o jogo manteve a característica marcante da série: liberdade! Você pode roubar carros, pessoas, matá-las e fazer a zorra que for, mas atos ruins trazem consequências, como a polícia vem para te pegar.

Embora a maioria das pessoas gostam de jogar GTA apenas para zorrar, muitos outros (como eu) gosta de jogar no assim chamado "Modo História". Aqui podemos jogar as histórias da campanha, que relatam a trajetória de Carl Jhonson de um simples membro de gangue para um super criminoso capaz dos trabalhos mais sujos. Outras missões são missões que lhe dão algum benefício ou dinheiro extra no jogo. Até onde joguei (podem existir outras missões) existem missões de Bombeiro, Manobrista, Paramédico, Caminhoneiro, Vigilante, Entregador, Ladrão de casas, etc. As missões de taxista são bem parecidas com o jogo Crazy-Taxi.

Um RPG como quase tendo vida própria

Outro ponto interessante (e único) em GTA San Andreas é que nesta versão o Personagem tem uma ficha semelhante aos tradicionais jogos de RPG. Os atributos mostram coisas como Respeito, Habilidade numa arma específica, Músculos, Gordura, Sex-Appeal, etc. O aumento de atributos vem com ações dentro do próprio jogo: enquanto Respeito você ganha nas Missões ou quando ganha um território tomado por uma gangue rival; os Músculos aumentam quando vai para academia; e Sex-Appeal quando Carl Jhonson se relaciona com garotas. Esses atributos são variáveis, podendo mudar de acordo com suas ações. Assim sendo, quando você come comida (que recupera Pontos de Vida perdido) sua Gordura aumenta (deixando gordo) mas você correndo ou andando de bike, você perde Gordura. Todos os atributos modificam a forma do Jogador transitar na cidade.

Um jogo para adultos. Há muita pitada sexual no enredo do jogo.

O jogo aumentou o nível da palavra LIBERDADE. Além das ações normais do GTA tradicional, em San Andreas você pode arrumar namoradas, ter uma loja de carros e tanta coisa para fazer que sua maior tarefa é administrar seus negócios em vez de seguir a campanha. Boa parte da minha jogatina foi resolvendo territórios de gangues, etc. Assim como atributos, você também aumenta/diminui pontos nos seus relacionamentos (na minha campanha, tive 4 namoradas) e também pode melhorar outras habilidades, como manobra de carros, motos, lanchas, etc.

Um jogo REALMENTE EXCEPCIONAL!

Fora tudo isso que já revelei aqui, o jogo é totalmente excepcional. Fico imaginando como, em idos de 2004-2005, a equipe da RockStar conseguiu criar um ambiente gigantesco assim. Em GTA San Andreas, temos TRÊS CIDADES para transitar, que vão abrindo no decorrer das missões. Inicialmente a nossa campanha começa em Los Santos, mas eventos obrigaram Carl Jhonson a se mudar. Com novos amigos, vamos viver parte da campanha em San Fiero e em Las Venturas para, em seguida, voltar a Los Santos e acabar com nossos maiores problemas.

Como dito antes, a história é muito boa. No começo não gostei, mas depois a medida que os fatos vão aparecendo, isso vai te motivando a jogar. E vou te falar: Carl Jhonson faz qualquer trabalho sujo: no começo, executa alguns inimigos, coloca fogo em casa de gangue rival para depois roubar avião militar bem como entrar na própria Area 51 (aqui chamado de Area 69) para roubar um projeto secreto do governo. Algumas missões são de rachar (como Aprendendo a Voar, risos) ou quando usa helicópteros no jogo (a última missão do ViceCity Stories era assim). Mesmo me dando raiva várias vezes, uma hora você consegue passar.

Você também participar de rachas.

Outra coisa interessante é que muitas partes do jogo nem lembra realmente GTA, mas um jogo de corrida, me lembrando muito outro título da série, o Midnight Club. Ao que parece, apenas na campanha, o jogo tem mais de 100 missões de todos os tipos e tamanhos. As últimas missões são as melhores por serem mais épicas. Depois que você zera, pode continuar sua campanha normalmente, não tendo mais missões de campanha, apenas as missões extras e disputa de territórios.

Acho que esse é o MELHOR GTA de todos os tempos. Compre agora na Steam e conheça essa obra prima. Aproveite e clique aqui para pegar a tradução.

GTA San Andreas (Steam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts