quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Yoshiro RPG - Livro básico

Criado para ser uma história em quadrinhos, Yoshiro foi meu primeiro personagem de mangá quando ainda iniciava a jornada de aprender a desenhar tal estilo. Em um tempo em que também estava aprendendo a jogar um tal de RPG. Por isso, achei louvável desenvolver o enredo e o cenário através dos jogos de interpretação do que apenas desenhando.
 

Durante anos jogando com amigos, os personagens vieram muitas vezes em campanha. E a história se tornou dentre os cenários mais jogados do meu grupo - que após escrever algumas informações básicas em um caderno, um primo meu começou a ter a ideia de compartilhar a história para outras pessoas, que de fato ocorreu com mais força após a iniciativa da Editora Daemon, que permitia a seus leitores criassem livros de RPG usando o sistema de regras dele - assim, peguei o sistema da casa e criei uma versão do Yoshiro atualizada que seria distribuída para pessoas do país todo.

 

O sistema utilizado não combinava com muitos dos conceitos da obra original, por isso, tive que me adaptar. Mas com netbooks disponibilizados na internet e de fácil acesso, Yoshiro começou a ser mais que uma história jogada em um ambiente entre amigos. E as cobranças de sua publicação um dia, aumentaram. Na época, recebi e-mails de várias pessoas (e até gente me pedindo a publicação do mangá) - mas não levaria muito a frente devido as "minhas habilidades" como desenhista. Lembro de uma vez, que um amigo meu chegou a dizer para mim vender os direitos da história para uma editora (devido a sua vontade de vê-lo publicado em algum lugar)...

 

Mas isso teve que esperar...

 

Por anos...

 

Em 2014 comecei o sonho da minha vida, que é ser estudante de desenho para aí sim, virar um desenhista e publicar o Yoshiro. No mesmo modo, comecei a escrever o livro básico e iniciar os testes de um novo sistema de regras, que era bem parecido com a versão anterior a aquela publicada no site da Editora Daemon, em 2006. Foi um período de muito trabalho, porque eu tive que eliminar muitas coisas para resumir a história toda no livro - além disso, como a história original (por mais que esteja grande) foi escrita de modo amadora, teria que revisa-la e torna-la digna de ser chamada de comercial. E além de inúmeras revisões, tive que trabalhar muito para trazer este livro.

 

A começar, a escrever um final. Yoshiro estava completando quase 20 anos e as pessoas que o conheceram na internet em 2006 (e até amigos que jogavam comigo), não sabiam ao certo o que aconteceria com o personagem no final, por isso, dediquei-me a escrever toda a saga de forma bem resumida. Sobre os desenhos, alguns vieram anos antes da publicação do livro, e acredito que são um legado pessoal sobre minha própria evolução.

 

Mas o que se trata?

 

Yoshiro conta a história de personagem de mesmo nome, na qual, descobriu que não era um ser humano. Ele era um kansariano, uma raça de seres poderosos que possuem uma criatura interior chamada Estilo, cujo oferecem poderes aos seus progenitores e com isso, eles podem realizar efeitos milagrosos. Esses kansarianos vivem uma guerra por domínio de mundos (dimensões) e é daí que entram os jogadores.

 

Eles interagem não só com a trama de Yoshiro, mas como diversos outros personagens. Criando seus kansarianos e participando da guerra, ao explorar mundos cada vez mais bizarros (ou não). O diferencial desse RPG é que ele não só aprofunda batalhas e poderes, mas sim, no lado emocional dos personagens. Há inclusive, uma regra chamada Reação, que permite oferecer uma reação própria a um NPC de forma que nem o Mestre tenha total controle. Outra novidade, é o sistema de acertos decisivos: aqui temos três tipos de acerto crítico: o crítico, o extremo e o divino. Cada um aumenta o dano e oferece efeitos extras a ataques dependendo do elemento utilizado.

 

O livro conta com mais de 150 poderes que podem ser combinados, além de vantagens extras conhecidas como Capacidades Especiais. O sistema utiliza 3 dados de seis faces, mas seu sistema de acerto crítico depende da combinação de alguns números! Ainda oferece algumas dicas para mestres novatos e impõe um conceito muito famoso neste rpg: as aventuras de descanso. Que são tramas criadas pelo mestre após três ou quatro aventuras (ou menos) onde a história se focará apenas na vida do personagem, que pode ser alguma interação com alguma garota.

O enredo e o cenário de Yoshiro é mais explorado em seu site oficial, onde conta não só com informações extras de tudo o que é dito no livro,  mas também oferece gratuitamente a leitura online do seu mangá. Acesse agora: 


www.mundokansariano.com.br

 

Você pode comprar a versão física ou .pdf lá ou pelo link abaixo:

 

Clique aqui para comprar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts