sábado, 8 de maio de 2021

Minha análise sobre Hepta Beats


Hepta Beats ("batidas hepta") é um jogo indie de plataforma, lançado na Steam em 2021 por um brasileiro chamado Matheus Bigatão. Foi inclusive, sua primeira produção. Conheci esse jogo pelo autor, no grupo de desenvolvedores de jogos da NoneClass (ainda vou falar sobre esse curso). Ele é um pouco parecido com Ball laB, mas com uma proposta um pouco diferente.

Embora demorei pouco mais de 50 minutos para zerar o jogo, vou dar minhas impressões sobre o mesmo: o jogo é simples, original e muito divertido. Muito provavelmente o autor do jogo deve atualizar o game com novas fases, o que seria de grande valia. Neste jogo, você controla um polígono de sete lados e tem que passar por 9 fases (na versão que eu joguei recém-lançada tinha 9 fases), todas muito criativas.


O conceito do jogo são blocos de liga-desliga, ou seja, eles podem aparecer e desaparecer e, quando desaparecem, eles voltam a surgir em um curto período de tempo. O problema nisso tudo é que você tem grandes chances de cair num buraco quando a plataforma some ou morre quando fica preso dentro de uma plataforma que desapareceu e voltou a aparecer. Então o jogo basicamente se resume a sair de um ponto ao final de cada fase e entender o tempo certo de como pular ou agir naquele momento. Apesar do jogo ser puramente simples, a ideia criada por ele aqui foi única. 

Outro ponto interessante que achei no game é a questão dos checkpoints. Você morre e continua de um lugar muito perto de onde morreu. O jogo é bem caprichado. O desenho das fases também é bem trabalhado, e não é tão difícil a ponto de dar rage no jogador. Esse é aquele tipo de jogo que remonta games dos anos 80-90 no conceito de tentativa-erro: você vai morrer algumas vezes, mas vai aprendendo a passar de um progresso depois de algumas mortes. Não muitas. As fases também não são repetitivas, e o autor teve grande capricho ao tentar sempre inovar desafios novos em cada nível.

Embora o jogo seja uma maravilha (gostei mesmo de verdade), dois defeitos encontro aqui:

1) Poderia fazer o jogo para o Português PT-BR, já que o jogo foi feito por um brasileiro. Embora isso não seja necessário (já que o game é totalmente visual), é de suma importância para que as pessoas saibam o que diz no fim do jogo. Outra também para que as pessoas saibam que o jogo foi criado por um brasileiro.

2) Mais fases. O jogo é curto, mas tente fazer mais fases legais. Se o jogo tivesse pelo menos umas 30 fases eu ficaria feliz.

Quem quiser adquirir o jogo, ele está na Steam por um preço bem acessível e pode diminuir ainda mais com as promoções. Compre agora ou guarde na sua lista de desejos!

Hepta Beats está na Steam por R$6,49

2 comentários:

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts