domingo, 18 de julho de 2021

Porque Trine 3 é expetacular e ao mesmo tempo, inferior aos demais

Trine é uma franquia de jogos cujo minha primeira experiência foi com o segundo jogo, cujo já resenhamos aqui no blog. Porém, a continuação do game chegou e surpreendeu os fãs com belos gráficos e uma nova proposta: uma ambientação 100% em 3D.


Quem jogou os anteriores, sabe que o game é feito em 2.5D, onde tudo é em 3D seguindo um gameplay em estilo plataforma em 2D. A grande sacada dele é que você assume o papel de 3 personagens, cada um com um estilo de jogo próprio e que juntos, devem usar seus poderes únicos para resolver puzzles. Trine 3, assim como o anterior, permite que você jogue online com amigos ou desconhecidos e toda a mecânica e interface continuam a mesma.

 

Temos uma continuação direta do Trine 2, apresentando os personagens mais velhos e bem mais trabalhados. A versão da Gog (aquela que estou fazendo esta análise) não está só 100% traduzida, como também, dublada para nosso idioma. O que é um ponto bastante positivo, afinal, a dublagem do nosso país é excelente e as vozes combinaram muito bem com os personagens (tirando Amadeus, o mago - pois eu achei que era a voz de um garoto em vez de um arcano com seus cabelos brancos).

O game apresenta desafios agora que saem do 2.5D e nos apresenta diferentes tipos de puzzles num ambiente todo 3D - o que nos oferece alguns problemas. O primeiro é o fato de por ser dessa forma, você cair no abismo por não acertar a plataforma. No início, você fica maravilhado com o desafio e os gráficos - mas vai passando o tempo, o jogo vai lhe castigando. Pois um desafio dessa forma não chega a ser tão atrativo como o jogo anterior, cujo se você estiver jogando online ou com amigos no mesmo pc - poderia debater e achar uma solução (o que era muito legal).

 

Porém em Trine 3, os puzzles são muito rasos e da forma 3D que as fases são construídas, você simplesmente passa para o próximo estágio e pronto. Outro erro de ter colocado os ambientes dessa forma é que a árvore de habilidade teve que ser alterada - quer dizer, excluída! Assim, os personagens ficam limitados aos seus poderes iniciais e não podem ter evolução (como tinham nos jogos que vieram antes dele). Nada de criar 2 ou 3 caixas para Amadeus ou fazer a Zoya usar flecha de fogo ou de gelo - ou usar o Martelo de Pontius para quebrar uma parede... aqui temos as mesmas habilidades do início ao fim do jogo.

A única coisa que tem que é parecido com o Trine 2 e a coleta de uns triângulos laranjas (que se posicionam como o xp dos jogos anteriores) cuja função aqui é apenas para destravar novas fases - só isso. Enquanto você passava um estágio e ia para o seguinte, em Trine 3 temos um mapa em estilo Super Mario World cujo para acessar as fases precisamos ter um número desses triangulo. Assim, caso a gente não consiga completá-los para acessar uma fase, podemos ir em estágios menores no mapa que são puzzles simples e que nos oferecem "xp". 

 

Removeram uma das coisas mais legais do Trine, que era a evolução. E eu nem sabia disso! 

 

Anos atrás, um amigo meu trouxe o ps4 dele justamente para jogarmos Trine em companhia de mais um amigo (cada um com um personagem) e ao adquirir os três jogos, ele quis que a gente jogasse o terceiro (eu já tinha conhecimento de como era e mesmo tendo jogado o segundo) - exigi que jogássemos o Trine 2, ainda bem. Hoje que eu tenho o jogo original em mãos, pude perceber o quão eu estava certo aquele dia.

Vou te falar a verdade: Trine 3 é um jogo bonito. A história dos personagens continua a partir do jogo interior, mas ele não consegue ser atrativo porque o game não combina com 3D. A magia dos games anteriores foi totalmente perdida e acredito que não tenha a mesma emoção ao jogar com amigos (minha análise é feita de minha experiência jogando solo, mas tanto o 2 quanto o primeiro, é baseada tanto jogando sozinho, quanto cooperativo!).
 

Por isso que minha recomendação é que se quer comprar o game, tente ser por uma promoção. Afinal, mesmo dublado e traduzido para nosso idioma, o game é mais curto que o anterior e não há dlcs. Compre o jogo pela gog abaixo:

 

https://www.gog.com/game/trine_3_the_artifacts_of_power

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts