quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

TUTORIAL: Como MUDAR O CURSOR do mouse nos jogos feitos no Game Maker Studio 2

Essa espada é o cursor do mouse que coloquei no meu projeto hehehehe

 Aqui no blog já falamos sobre a engine Game Maker Studio 2

Talvez você procurou algum tutorial na internet sobre colocar uma sprite (desenho) próprio no mouse do seu jogo e não encontrou, fique tranquilo que traremos a solução desse problema. E vou te dizer: é bem até fácil de você fazer isso!

Primeiro passo é ter uma sprite própria do mouse a ser utilizada no seu projeto. Deixe a mesma importada na pasta de sprites do seu projeto. No objeto do player (preferencialmente), vá até o Step (Etapa) e coloque o seguinte código:

cursor_sprite = o nome da sprite do seu mouse;

Esse código vai trocar a sprite do jogo. Inicialmente você não conseguirá apenas com esse código, porque vai aparecer o mouse do windows normal, que vai ficar na frente do desenho do mouse que você colocou no projeto. No entanto, para consertar esse problema, coloque esse código em cima:

window_set_cursor(cr_none)

Essa função chamada window_set_cursor() muda a configuração do desenho do mouse. Para você mudar a sprite do mouse, primeiro precisa "apagar" o mouse do seu computador quando seu jogo estiver aberto. Para isso, coloque essa função e não se esqueça de colocar o campo cr_none junto com essa função. Assim sendo, o código seria isso:

//Mudando o desenho Mouse
window_set_cursor(cr_none)
cursor_sprite = o nome da sprite do seu mouse;;

Igual eu fiz em um dos meus projetos de teste:


Esperamos ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts