quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Os primeiros passos para se tornar um CRIADOR INDIE de jogos

Foto: Pixabay

Você quer se tornar um criador de jogos?!

Como pode reparar, nosso blog está começando a criar posts falando sobre criação de jogos... Embora já tenhamos também publicado alguns livros de RPG, estamos também começando a atuar no processo de criação de jogos para computador e, por quê não, videogames?!

Mas a pergunta que não quer calar é: DO QUE EU REALMENTE PRECISO para começar a desenvolver meus próprios jogos.

A resposta, meu caro, é bastante simples! Você precisará de pelo menos 3 coisas básicas:

1) Uma Engine, ou motor-gráfico.
2) Uma boa idéia.
3) Paciência e perseverança para construir seu projeto.

Como os jogos que você joga são feitos...?

Todo jogo é (pelo menos, os jogos feitos depois da década de 90) são construídos a partir de uma Engine, que é basicamente um programa de computador usado para criação de jogos. Essas engines, por muito tempo, estavam disponíveis apenas pelas produtoras de games, mas tudo isso mudaria com o lançamento do RPGMaker 2000.

Hoje em dia, você consegue adquirir engines no mercado (principalmente Steam) por um preço bem acessível. Acabamos de fazer uma matéria citando algumas engines de produção de jogos que você sequer precisa aprender sobre programação!

Existem diversas engines (motor) que você pode usar para criar jogos comerciais, como Game Maker Studio 2, Unity, Unreal Engine, Godot, etc. É bom você se especializar em uma engine para a produção do seu jogo. Não comece com um projeto grande: uma grande sacada é você criar jogos pequenos, ou clones de jogos antigos, para dominar uma determinada engine. Alguns meses atrás eu mesmo fiz meu primeiro jogo no GameMaker sendo um clone de um jogo de Atari.

Criar jogos curtos darão noção da engine que você aprendendo a mexer. Depois que se sentir pronto, depois de ter dominado a engine para a criação do jogo, passa para o próximo passo.

Uma boa idéia precisa de boa execução...

Você pode ter a melhor idéia do mundo, mas ela não será de útil valia se você não conseguir colocar em prática no papel. Uma dica que eu sempre darei aqui para os leitores do blog é: quando for criar um jogo, não pense nada mirabolante, mas tente sempre pensar na simplicidade! Pense em uma idéia simples, e trabalhe num jogo divertido.

Outro detalhe interessante é que você precisa entender que um jogo não sai do forno do dia pra noite: ele pode demorar meses, e até ANOS para ser concluído. Por esta razão, nunca tenha pressa para construir seu game. É como diz o ditado: a pressa é a inimiga da perfeição!

Outro ponto interessante que coloco aqui é que tenha CARINHO ao criar seus projetos. Não crie as coisas de qualquer jeito. Criar jogo é demorado, mas pense na experiência do jogador. Sempre pense na experiência do usuário que vá jogar seu jogo. Uma grande sacada é sempre criar protótipos para poder levar para seus amigos ou conhecidos para testarem o game.

Hoje em dia qualquer um pode se tornar um criador de jogos, mesmo sem saber programação! Se você quer entrar nesse mundo, vá em frente! Tem nosso total apoio!

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Curta nossa página no Facebook e deixe um comentários abaixo para saber se gostou desse conteúdo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts