quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Resenha sobre RPGMaker 2000 VALUE+ (Steam)


O RPGMaker 2000 foi um dos primeiros programas de criação de games que conheci na minha vida. A primeira vez que eu conheci o RPGMaker foi quando era adolescente, em 2000 ou 2001. Estava na casa da minha tia onde eu vi uma revista que falava a respeito dele. 

Alguns anos depois, com meu primeiro computador, chegamos a aprender a mexer no programa apenas fuxicando. Seja como for, conseguimos aprender boa parte do seu funcionamento, além de começar a criar diversos projetos. Esse projetos me levaram até aparecer na MultiRio (Canal educativo de TV do Rio de Janeiro), além de citação numa revista escolar na época, junto com meu irmão Rodrigo.

Depois de muitos anos, meu irmão me presenteou com uma versão do programa que está na Steam (e estava na minha lista de desejos!). Junto a isso, comprei um curso sobre RPGMaker 2000 para aprender coisas do programa que eu não conheça (embora já conheça pelo menos 80% dos recursos dele).

Houveram MUDANÇAS em relação ao original que eu usava e a versão Steam?!

Sim! Embora o programa seja o MESMO que usava quando adolescente, o programa continua a mesma coisa, com alguns recursos novos de debug interessantes. Agora você não precisa ficar importando os arquivos para a criação do seu jogo. Quando você cria o jogo, você pode ter a opção de IMPORTAR todos os arquivos para a criação do mesmo.

Além disso, os códigos agora ficam coloridos (como no GameMaker e outros programas), para facilitar a programação dos eventos. Vale lembrar que o programa foi repaginado em 2015, o que quer dizer que os jogos produzidos nele possam funcionar sem problemas em qualquer computador. Outra coisa também que notei é que no novo RPGMaker 2000 você agora pode usar acentos e ç nas mensagens dos jogos.

RPGMaker 2000 custa cerca de R$45,99 na Steam, mas o preço pode BAIXAR MUITO com as promoções recorrentes que acontecem por lá. É um clássico e que continuarei usando. Vamos ver se consigo fazer jogos melhores como adulto como aqueles que fazia quando criança. Diferente de outros softwares de criação de jogos, no RPGMaker você pode criá-lo sem problemas e de forma divertida. Você não vai ficar tendo dor de cabeça para corrigir bugs e coisas do tipo.

RPGMaker2000 na Steam por R$45,99 ou preço menor nas promoções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts