quinta-feira, 21 de abril de 2022

O divertido e nostálgico Hércules - Action Game

Foto: Capa original - Divulgação Disney

Hércules - Action Game é um jogo de plataforma lançado em 1997 tanto para PC (computadores) quanto no saudoso Playstation 1. Eu conheci esse jogo através de uma live no Facebook e fui procurar mais sobre ele. Para minha surpresa, o jogo está sendo vendido na GOG, onde adquiri minha cópia. Depois de algumas horas de jogatina, consegui chegar no fim do game e aqui estou para fazer uma análise honesta dele.

Mas antes de continuar, peço um favor: se possível, siga nossa página no Facebook. Atualmente temos cerca de 217 seguidores e caso você veio por aqui, dá uma moral para gente. Essa é a forma de conhecermos nosso público e também saber quem está curtindo nossos posts.

Hércules: Um jogo MUITO a frente do seu tempo...

Não sei os jogos de agora, mas os jogos em sua maioria (na década de 90) produzidos pela Disney eram de arrasar! Hércules não foge a regra, com mecânicas bem legais. No jogo, que é baseado em um filme da série, você controla o filho de Zeus por algumas fases. Como em CupHead, os Personagens deste jogo são desenhados a mão, com uma mescla dos cenários 3D dentro do game. Aliás, a mistura de elementos do 3D com um jogo de plataforma 2D caem muito bem por aqui. 

O jogo é dividido em três tipos de fases: chefes, fases de plataforma e fases de corrida. As fases de plataforma, apesar de serem maiores, existem poucas no jogo. Em todos os tipos de fases, você precisa coletar letras (da mesma forma de Donkey Kong) que formam o nome de Hércules, e também vasos gregos, onde cada fase tem quatro. Em caso de você juntar essas letras, você garante 1 continue. Em caso de você conseguir os 4 vasos por fase, você ganha um password.



Sim meus amigos! Passwords! O jogo é de 1997 e a Disney até poderia ter criado um sistema de saves. No entanto, preferiu manter o sistema de passwords. Neste caso, a questão dos passwords faz o jogador jogar com mais cautela as fases, para descobrir todos os seus segredos. Em geral, em Hércules você pode bater nos inimigos com socos, espadas, pular, dá um super soco. No entanto, nas fases de correr, você só pode se desviar dos inimigos.

Nas fases de plataforma existem momentos que você pode escolher por diversos caminhos, o que achei genial. O formato das fases também me agradou. Na primeira fase do jogo (que é de plataforma) você encontra um tutorial com todos comandos que você precisa aprender durante todo o game. Nas fases de plataforma Hércules também pode quebrar o chão para poder encontrar áreas secretas. A única coisa que me confundiu um pouco foi o sistema de usar armas. Nas fases você pode encontrar uma espada de fogo, uma espada de raio e uma espada mágica. Ao invés deles colocarem um botão para usar a arma, você precisa ativar um botão para depois usar o botão que bate com a espada para poder usar esse item. Fiquei um pouco confuso no começo e demorei muito a aprender a usar esse comando.

Visual de Hércules e outras coisinhas...

Como falei acima, o jogo foi desenhado a mão. Por ter sido baseado em um filme, o jogo tem diversas cenas do filme entre as fases do jogo. Isso é legal para caramba. Porém, o jogo é de 1997 e feito para computadores da época: por conta disso, a qualidade do vídeo é RUIM PARA CACETE. Aliás, até mesmo o jogo (visualmente) é muito pixelado, por conta da dificuldade técnica dos PCs na época. Pelo visto, a versão de Playstation 1 é bem mais agradável visualmente.


Na versão da GOG, você pode alternar o jogo em tela cheia (320 x 240) e em outras resoluções menores. Além disso, em caso de GAME OVER, você pode escolher uma fase que já tinha sido aberta na sua campanha. Isso por si só (ao meu ver) já dispensa a questão dos continues, que são herdados da versão de Playstation 1, onde provavelmente o jogo recebeu um port para PCs.

Embora o jogo também tenha uma opção de passwords, você pode zerá-lo desde o começo, sem usar senhas. Quando zerei aqui, demorei pouco mais de uma hora para zerá-lo de uma vez (ou quase duas, sei lá...). Ele tem alguns modos de dificuldade e você também (na versão GOG) pode escolher com quantas vidas você começa. Só achei o mestre final (como todos os chefes) bem fáceis de matar. Ao que parece, o jogo foi feito mais para crianças.

Claro que, como jogo em si, Hércules não é um mamão com açúcar. Você vai demorar um pouquinho para poder entender como se passa das fases. Eu demorei cerca de quase 6h (5h56 min) para poder zerar o jogo, e trazer essa resenha para vocês. Minha opinião sobre o jogo é extremamente positiva: Hércules é um jogo inteiramente divertido, e muito agradável para quem é fã do desenho da Disney.

Meus passwords em Hércules

Eu não consegui todos, mas abaixo segue alguns dos passwords que consegui no jogo.








Considerações finais

Hércules é um jogo divertido, as fases são bem construídas e com toda certeza foi um clássico a frente do seu tempo. Ele está disponível na loja da GOG por um preço bem camarada. Compre agora ou deixe na sua lista de desejos.

ATUALIZAÇÃO: enquanto estava finalizando essa matéria, descobri que existe uma versão do game também disponível na Steam. Então deixo também o link da Steam.

Hércules (na GOG e na Steam por R$12,39)

Editor deste blog faz lives ao vivo jogando games - https://www.twitch.tv/clodo_rei_da_negev

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts