terça-feira, 16 de agosto de 2022

As vantagens e desvantagens de se jogar games por assinatura


Jogos como Dofus ou World of Warcraft, por exemplo, encontram uma barreira enorme para uma certa gama de jogadores, que se recusam pagar mensalidade para jogar. Eles estão certos? É realmente justo pagar uma mensalidade todo mês sendo que há opções de concorrentes totalmente gratuitas? Nesta postagem, devo falar resumidamente a grande vantagem nesses tipos de jogos, como também, o que é ruim - BASEADO NA MINHA EXPERIÊNCIA.


Para quem não sabe, costumo jogar Dofus de tempos em tempos. As vezes pode levar mais de um ano nesse intervalo para logo bater a saudade e voltar a assinar por um mês, ou mais. Ele não foi o primeiro jogo do tipo que conheci, mas foi o que mais me dediquei (a ponto de pagar até por cosméticos dentro dele). Se você não conhece o que se trata este game, leia a matéria que escrevi explicando o mesmo e todo o universo que o cerca.


Pagar para jogar - palavra até que proibida por 'gamers'. No meu caso, uma mensalidade de Dofus não é nenhum problema, pois não passa da casa dos vinte e poucos reais mensais (tendo opções mais baratas de comprar pacotes com mais meses de assinatura). Mas a coisa pega, por exemplo, como um Warcraft, que passa dos 40 reais mensais (sendo que com dois meses de assinatura, o jogador já poderia comprar o Diablo 3 e jogar online por toda a sua vida sem pagar mais nada!)


O LADO BOM DA ASSINATURA

Além de manter os próprios servidores do jogo, os games por assinatura oferecem um campo justo. Diferente de outros jogos do gênero (no caso, RPG), os jogadores possuem as mesmas ferramentas para irem atrás dos seus recursos - pois nesses jogos, a economia do mundo depende de cada jogador - que constrói itens e os coloca no mercado. Se você está interessado em pagar assinatura num jogo desse naipe, entenda que participará de uma experiência justa e não haverá com o que reclamar.


As pessoas reclamam do game de celular do Diablo Immortal por causa do seu abuso de forçar os jogadores a pagar pra evoluir. Aqui as coisas são diferentes: O MUNDO PRECISA DOS JOGADORES para poder funcionar. Um servidor que não tem jogadores criando itens e indo atrás de tesouros, possuirá uma economia que afetará os demais. Eu mesmo já fui afetado no Dofus quando jogava em um servidor cujo não tinha os equipamentos que eu precisava, me obrigando a aumentar minhas perícias para que eu mesmo crie minhas próprias armas.

A assinatura nesses jogos por mais que obrigatória, permitem que os jogadores possam pagá-la sem gastar dinheiro algum. Ao ficarem poderosos, podem reunir mais facilmente tais recursos e com isso, pagar com dinheiro do jogo sua mensalidade. O que é uma benção, pois ajuda a manter a economia global do servidor, e economizando também. Então, entenda que vale muito a pena assinar um jogo online - pois você não ficará irritado com o coleginha do lado que está poderoso que nem um deus por apenas gastar toda a fatura do cartão de crédito do papai dele em pró de seus poderes.


O LADO RUIM DA ASSINATURA

Você vai se divertir... vai conhecer esse novo mundo e se é iniciante, pode ter até pressa de aprender o jogo todo. Geralmente, no primeiro mês você percebe que o universo do game é muito maior do que você imaginava, uma vez que não dá pra conhecer nem 10% em um mês. A primeira grande desvantagem na maioria do casos, seria o fato do desinteresse dos amigos a sua volta - o forçando você a encontrar amigos dentro do jogo. Afinal, na maioria dos casos - ninguém vai querer pagar assinatura para jogar um game que não tenha conhecido ele mesmo.

Outra desvantagem é simplesmente, a sensação de obrigação de jogar. Se você pagou a mensalidade, obrigatoriamente, você se sentirá obrigado a jogar - mesmo que não queira. Geralmente, jogos online gratuitos a gente apenas joga quando quer, mas quando a coisa tem um limite... haverá situações que você se sentirá intimado a prosseguir no jogo (mesmo que queira jogar outra coisa). É aquele negócio: "se eu paguei, tenho que jogar para não desperdiçar dinheiro".


Jogo online não é serviço de streaming. Você só tem uma opção e jogar! Por isso a "obrigação" de honrar a sua mensalidade.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mesmo assim, a sua conta continuará salva. Eles não apagam seu personagem, principalmente se forem um game com estrada como o Dofus. Sempre podendo voltar a aventurar naquele mundo e ver suas mudanças! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts