quarta-feira, 8 de março de 2023

Fatal Fury 2 de Mega Drive foi o que mais me dediquei

Nos anos 90, era comum ir junto com o meu irmão a uma locadora que ficava no meu bairro para não só, alugar filmes em fitas cassete, como também, é claro! Jogar videogame. Eram tempos que você pagava para jogar! Foi nessa locadora, que conhecemos praticamente todos os principais títulos de jogos de luta, incluindo Mortal Kombat e Super Street Fighter 2. Além disso, o estabelecimento que íamos com frequência era muito focado em jogos de luta, tanto que quando o tempo acabava, a senhora da locadora dizia: "oh!, é a última luta!".


E dentre os títulos disponíveis no lugar, Fatal Fury Special do Super Nintendo foi a nossa porta de entrada para o universo da SNK. Tanto, que até víamos como rival de Street Fighter (por ser muito parecido) e também, por disponibilizar animações da série (como acontecia com SF naquele tempo). O que explica alugarmos na mesma locadora, a animação dublada do Fatal Fury 1.


Fatal Fury Special tinha nossa atenção dividida com os demais e a gente não teria tanto tempo para desenvolver "nosso gameplay" jogando 20 minutos uma vez ou outra em algum dia da semana. E jogar na casa de um primo que morava na mesma rua da locadora e que tinha um Super Nintendo, também não nos faria compreender melhor 'como se jogava', digamos assim. Só que, anos mais tarde - ao ganharmos nosso primeiro computador (com Win 95, para você ver a época) que começamos a jogar Fatal Fury de verdade!


Os nossos primeiros computadores (sim, ganhamos mais de um na mesma época). Eram bastante antigos, tanto, que apenas funcionava corretamente um emulador de Mega Drive. (O de Super Nintendo era pesado demais para ele); Graças a um cd que meu outro primo ganhou com roms de Sega Genesis, o mesmo levou o drive de CD dele para poder instalar as roms, que não poderiam ser todas - senão nosso poderoso HD de 1GB não iria suportar. Assim, tínhamos que passar poucos jogos e Fatal Fury 2, foi um deles.


O jogo apresenta doze personagens (mas apenas 8 são disponíveis no modo arcade). Com um dos melhores sistemas de jogos de luta que já vi, mas, que exige tempo para entendê-lo. Não era como Mortal Kombat ou Street Fighter. Aqui temos dois pisos na maior parte dos cenários! (onde os lutadores poderiam alternar entre si). Os competidores também podem dar dash para trás ou andar abaixado - além de possuir um Ataque Especial, um poderoso ataque que pode ser executado sem limite quando o lutador está com a vida baixa (bem parecido com os modos dos primeiros KOFs, só que não existia barra de especial).

Além disso, o jogo também apresentava um sistema de counter. Onde indo para trás e apertando o botão de soco, você aplicava um ataque cujo tinha a intenção de contra-atacar (de forma muito mais eficaz que afastar alguém com golpe de corpo enquanto usa defesa no KOF). E entender isso, é grande parte do jogo. Fatal Fury 2 é um jogo de luta estratégico e dinâmico e jogando com meu irmão por muito tempo, cujo foi o único Fatal Fury que realmente tinha tempo e dedicação para o próprio - me proporcionou grandes combates. Principalmente, porque ao jogar com meu irmão, muita das vezes, a gente com energia baixa, procurava "counterar" o adversário... assim, um tentando aplicar contra-ataque no outro.


Isso é uma mecânica que só jogando para entender. Mas, permite você estudar o oponente e esperá-lo fazer um certo movimento, algo que os outros jogos de luta da época não tinham. Não sei se a série Real Bout se aplica a mesma regra, mas vou tentar jogá-la (e conhecê-la) para ver se possui a mesma mecânica, pois, digo com muitas horas de jogo que, Fatal Fury 2, é um dos melhores jogos de luta do meguinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts