sexta-feira, 10 de março de 2023

Samurai Shodown 2 é um dos melhores games de luta, mas o modo arcade...

Na postagem anterior, falei sobre como Fatal Fury Special me apresentou o universo da SNK. Universo na qual, nos anos seguintes seria bem presente na minha vida. Principalmente, ao conhecer o mundo dos fliperamas, já que nos anos 90, era muito comum em muitos estabelecimentos possuírem uma ou mais dessas máquinas e como era bem pequeno, não poderia ir com muita frequência a tais locais. 


Mas, existia um estabelecimento que era dedicado a máquinas de fliperamas no bairro onde morava minhas tias. O engraçado, é que tenho duas tias que moravam na mesma rua (na Pavuna, Rio de Janeiro) e entre as casas de uma tia a outra, possuía o tal estabelecimento com diversas máquinas de fliperama (tinha até sinuca também, acho que era um bar). E por ser na rua de nossas tias, toda vez que a gente iria visitá-las ou passar alguns dias, era comum passar tardes com meu irmão lá (não só jogando, como também, assistindo os outros a jogarem).


Foi lá que conhecemos muitos jogos que nos tornaríamos fãs futuramente. Incluindo nosso primeiro encontro com The King of Fighters 94 e 95 além de outros games (incluindo Samurai Shodown 2).


Minha grande lembrança em relação ao Samurai Shodown 2, foi quando estava indo a algum lugar com meu pai e lá tinha uma máquina. Meu velho pagou uma ficha para mim e ao tentar escolher Haomaru, o jogo cortou o tempo e acabou escolhendo Gen-An para mim. Como criança, achei um desaforo (pois queria ser o "samurai boladão" e estava agora, jogando com um monstro). Porém, ao jogar estrategicamente (usando apenas os socos e chutes, sem golpe especial algum, pois não entendia o conceito de criar uma meia-lua) - passei dois estágios e quase ganhei no terceiro, perdendo por pouco no terceiro round para o velho do Nicotine.


Apesar de ter perdido na terceira fase, eu fiquei muito animado. E Gen-Ai ficou sendo um dos meus personagens preferidos e o que me motivou a comprar uma versão comercial do jogo anos depois (já velho, :D). Porém, a versão vendida na Gog era apenas um pega-trouxa e eu até escrevi uma postagem a respeito disso, leia Kof 2000 e outros títulos da SNK na Gog são de péssima qualidade caso queira saber melhor.

Por sorte, a Epic Games me ofereceu a versão comercial de todos os jogos da série, mas em minha resenha, tive que usar emulador mesmo. O meu pc não aguenta essa versão colection do jogo. Se você tem um pc mais ou menos, leia Está pensando em comprar Samurai Shodown na Epic Games? Veja este aviso para poder não comprar e se arrepender depois.


O MELHOR JOGO DOS SAMURAIS

Com certeza, Samurai Shodown 2 é um dos melhores jogos da franquia. Representa muito bem o clima de um duelo de Samurais. Aqui como qualquer outro jogo da SNK, você possui quatro botões, dois para "soco/espada" e dois para chutes.


A mecânica é bem mais estratégica. Você deve antecipar o seu oponente para acertá-lo com um ataque preciso. Além disso, há ocasiões no jogo onde os lutadores pressionam suas espadas e um deles deixará a sua arma cair. Ficando desarmado e tendo que pegar sua arma para poder lutar "normalmente". Outra coisa interessante, é que algum evento na fase pode fazer cair comida na arena, cujo recupera um pouco do sangue de quem o pegar. E esse é um problema ao jogar no modo arcade.


O PÉSSIMO MODO ARCADE

Enquanto apresenta mecânicas interessantes, o modo arcade consiste em ser pior que o do Mortal Kombat. Para fazer essa resenha, baixei um emulador para poder jogar (uma vez que meu pc não aguenta a versão comercial que tenho) e coloquei meu arcade para ter a mesma experiência de moleque e o que eu tive? Raiva, frustração e muita reclamação enquanto tentava jogar.

Mandei um golpe do Genjuro mas olha a distância que ela me acertou e não tomou dano da minha espada. A mina entrou dentro da minha espada e me matou com uma rasteira sem nenhuma hitbox.

Por que? Porque o jogo possui uma IA que fará de tudo para que você perca. 


Como o jogo é estratégico, entendo que devemos pensar onde bater e entender que é um "duelo", só que a CPU sempre ganha. Uma das fichas que eu perdi, usei um golpe do lutador Jubei que ele fica ficando a espada várias vezes e a Nakoruru pulou em cima e recebeu o dano com um chute, o meu personagem que estava fincando duas espadas deu dano nela, mas ELA DEU MAIS DANO DO QUE EU e perdi!(?)


Sobre o negócio de cair comida na arena... a máquina sempre vai conseguir na maioria das vezes. Ela está na defensiva e do nada, cai a comida em cima dela; Aqui há um sistema que na medida que apanhamos, podemos encher o nosso "POW" e com isso, aparece um comando de um ataque especial. O legal é que se você acertar isso, você quebra a arma do oponente - que deverá jogar desarmado por um tempo até que outra arma para ele caia. Ao jogar contra o Galford com o Gen-An, acertei esse comando nele, e o mesmo perdeu a arma - só que ao terminar de apanhar do meu especial, ainda antes de cair, o jogo deu comida para ele se recuperar.

Além disso, a CPU toda hora te agarra. Só chegar perto e você é agarrado. Desisti de jogar contra Charlotte por causa disso. Teve um round que ela só me venceu dando agarrão. Assim, fica difícil se divertir no modo arcade - e olha que não consegui passar da terceira fase. Mesmo pegando continues, vencia um round e era massacrado no outro ou no terceiro. O que acaba com a experiência do jogo, já que como vou querer evoluir num jogo assim? Em qualquer The King of Fighters eu zero com uma ficha, até no nível 8. No Mortal Kombat, mesmo perdendo fichas, posso chegar no final. Aqui não, é sempre alguma mutreta para poder dar uma vantagem ao personagem da máquina.


Recomendo muito esse jogo para jogar com os amigos, mas o modo arcade... passe longe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts