Foto: Divulgação VALVE |
League of Legends seja talvez o jogo que popularizou, como também inspirou outros jogos parecidos, com as quais deu um novo gênero aos videogames: MOBA, que é uma sigla para "Multiplayer Online Battle Arena", que traduzido, ficaria "Arena de Batalha Multiplayer Online". No entanto, LOL não deu origem ao gênero e foi inspiração direta de DOTA, com a qual vamos falar um pouco abaixo.
DOTA foi o jogo que deu origem as arenas de batalha multiplayer, o jogo que abriu os caminhos para batalhas épicas em campos medievais, com heróis poderosos e exclusivos. No entanto, ele não surgiu do dia para noite. Gostaríamos de resumir aqui um pouco de como foi a origem dessa história.
Tudo começou com "Aeon of Strife"
Starcraft é uma franquia de jogos de estratégia da Blizzard. Uma das grandes sacadas desse jogo é que você pode jogar mapas criado por jogadores, com regras próprias. A história tanto de DOTA 2 como os jogos que vieram depois não seria possível graças a um mapa conhecido como "Aeon of Strife" (Era do Conflito), criado por Aeon64, em 1998.
A ideia inicial do DOTA2 iniciou como um mapa de Starcraf - Foto: Reprodução Internet |
Ao invés de usar tropas, Aeon64 se inspirou em Diablo 2 para criar esse mapa, onde você controla um herói poderoso, contra diversos monstros criados por Inteligência Artificial. O objetivo é simples: destruir o Ancião (Nexus) da equipe adversária. Inicialmente, "Aeon of Strife" começou com oito heróis diferentes, mas todos eles não tinham habilidades ou poderes diferentes, apenas um desenho diferente.
No entanto, quase todos os elementos encontrados em MOBA aparecem aqui, como os minions e você aumentando seu poder. No caso, você coletava minerais (de Starcraft) para poder aumentar seu poder, dando uma leve sensação de progressão.
Embora o mapa não vingasse, a ideia por trás de "Aeon of Strife" foi essencial para ser trabalhada em DOTA 2, e também em todos os jogos do gênero de MOBA. Esse simples mapa foi o pontapé inicial para que o gênero fosse criado, isso em 1998.
A primeira versão de DOTA
"Defense of the Ancients" é a sigla de DOTA. O conceito iniciado com "Aeon of Strife" foi sua base. Esse mapa foi criado no editor de mapas do Warcraft III: Reign of Chaos, lançado pela Blizzard Entertainment em 2002. O nome do criador é Eul, que já tinha, inclusive, criado outros mapas de Warcraft III.
DOTA All Stars usando a base do Warcraft III. Foto: Reprodução Internet |
A primeira versão de DOTA ("Defense of the Ancients") foi criada em 2003. Usando a própria base do Warcraft (em Warcraft III os Personagens avançam de nível como num RPG), tivemos um jogo muito mais imersivo do que foi com "Aeon of Strife", o que foi claramente um sucesso, aproveitando também a hipe do Warcraft na época.
Depois, em 2004, tudo que foi reunido até o momento sobre DOTA, acabou sendo colocado em um projeto conhecido como DOTA Allstars, onde foram reunidos tudo publicado pela comunidade até o momento, além de inúmeros acréscimos. Os projetistas que trabalharam nesse projeto foram Eul, Steve Feak e IceFrog.
Enfim o convite da VALVE para o desenvolvimento de DOTA2
Enquanto a Blizzard fechava os olhos para a comunidade formada pelo DOTA Allstars, a Valve fez um convite ao principal desenvolvedor do jogo, IceFrog. Em 2009, foi firmado um contrato e o começo de um remake do jogo (usando a engine Source) foi dada em andamento. O jogo foi finalizado e postado gratuitamente na Steam em Junho de 2013.
O jogo continua bem ativo, recebendo atualizações recorrentes. Se você quiser saber mais sobre ele (mecânicas, etc) veja nossa resenha sobre o DOTA2.
Enquanto isso, a Blizzard só foi criar seu próprio MOBA em 2015, dois anos depois do lançamento de DOTA2, com o lançamento de Heroes of the Storm, com a qual já fizemos uma resenha completa dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário